NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

sábado, 17 de julho de 2010

Sebrae e CIN mostram a empresários do Ceará oportunidades em Portugal

O Sebrae Ceará-BRASIL e o Centro Internacional de Negócios do Ceará – CIN/FIEC reuniram no passado dia 08 de Julho um conjunto de empresários para apresentar os resultados de uma viagem de prospecção de mercado realizada este ano a Portugal e Espanha, centrada no segmento de alimentos e bebidas.

A ideia do encontro, segundo informou a delegação cearense da Agência Sebrae de Notícias (ASN), é mostrar aos empresários locais as oportunidades vislumbradas nos países ibéricos e estimular a participação das empresas no mercado externo. A acção faz parte do Programa de Internacionalização das Micro e Pequenas Empresas (MPE) do Ceará.




De acordo com a coordenadora do Programa de Internacionalização das MPE no Ceará, Marta Campelo, o objetivo da viagem de prospecção a Espanha e Portugal foi colectar informações acerca das exigências desses países para o ingresso dos produtos cearenses no mercado europeu e detectar o perfil dos produtos que Portugal e Espanha esperam das empresas fornecedoras.




"Cada país tem as suas especificidades. Nós vamos mostrar aos empreendedores quais são elas e os certificados internacionais e a documentação que eles precisam apresentar, o tipo de embalagem que os seus produtos devem ter para poder entrar no mercado desses países, a logística, entre outros", explicou.




Durante a viagem a Portugal e Espanha no primeiro semestre, foram visitadas grandes empresas, como El Corte Inglés, Alcampo e o grupo português Sonae, além da Câmara de Comércio de Madrid, a Associação Madrilena de Empresários de Alimentos – La Única, o Banco do Brasil em Lisboa, a Associação Industrial de Portugal, a Câmara de Comércio de Lisboa e a Associação Empresarial de Portugal (AEP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!