NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

terça-feira, 20 de julho de 2010

Encontro Luso-Brasileiro de Contabilidade: reunião preparatória em Lisboa

Depois da apresentação realizada em maio, em Florianópolis, a Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas (OTOC), de Portugal, e o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) reuniram-se em Lisboa, no último dia 24 de junho, para convidar os Técnicos Oficiais de Contas portugueses a visitar o Brasil para a primeira edição do Encontro Luso-Brasileiro de Contabilidade, a ser realizado de 20 a 22 de outubro, na capital de Santa Catarina.


Juarez Domingues Carneiro, presidente do CFC, destacou ser esta mais uma etapa na parceria entre a instituição que dirige e a OTOC. A parceria foi iniciada durante a gestão de Maria Clara Bugarim à frente do CFC, com a realização do Prolatino, e seguida do projecto de transferência de conhecimentos contábeis para a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e de um estágio de desenvolvimento.




"Separados pelo Oceano, Unidos pela Contabilidade" é o slogan para esta primeira edição do evento. Durante a apresentação , foi apresentado um filme com as influências arquitectónicas e culturais portuguesas, nomeadamente da Região Autónoma dos Açores, em Florianópolis.




A presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (ABCC), Maria Clara Cavalcante Bugarim, afirmou que a primeria edição do Encontro será feita com "responsabilidade" e com o "maior grau de atractividade possível". Segundo ela, o evento trará "momentos de grandes reflexões", com destaque para o brasileiro Gabriel Chalita, palestrante que abordará os cenários e as tendências no setor educacional brasileiro.




Maria Clara referiu-se ainda à preocupação de colocar um "'acento tónico' na vertente do ensino". Segundo ela, existe um forte desejo de "levar mestrados de Portugal para o Brasil e vice-versa", e este foi precisamente o tema de reunião com Juarez Domingues Carneiro, Maria Clara Bugarim e responsáveis pela Universidade do Minho, em Braga, Portugal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!