NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

quarta-feira, 28 de julho de 2010

RECORDANDO CEARÁ-MIRIM, COM LÚCIA HELENA PEREIRA.



À BRIOSA VILA, CEARÁ-MIRIM, O MEU AMOR E AGRADECIMENTO AO VERDE QUE TANTO ME ENCANTA! VIVAS AOS 152 ANOS DA MINHA TERRA AMADA!.


LÚCIA HELENA PEREIRA



A BRIOSA VILA

Lúcia Helena Pereira (*)

E DEUS DERRAMOU AS ESMERALDAS MAIS PURAS E BRILHANTES, SOBRE O VALE VERDE, ALVISSAREIRO!

EM 30 DE JULHO DE 1858, CEARÁ-MIRIM TEVE SEU NOME OFICIALIZADO COMO MUNICÍPIO DO RIO GRANDE DO NORTE. CENTO E CINQUENTA E DOIS ANOS JÁ SE PASSARAM E A BRIOSA VILA, BOCA DA MATA, OU QUALQUER OUTRO NOME NA TOPONÍMIA CRIADA PELOS HOMENS, CONTINUA COM SEU JEITINHO PROVINCIANO E LÍRICO. É A VELHA E QUERIDA CIDADEZINHA DOS ANTIGOS SOBRADOS, ENGENHOS, OLHEIROS E RIOS; DO MERCADO PÚBLICO, DA GENTE BOA E SIMPLES.
CEARÁ-MIRIM DA VEGETAÇÃO PERFUMADA, DA BRISA AMENA E DO CANAVIAL ONDULANTE REQUEBRANDO-SE AO SOPRO DO VENTO.
 CEARÁ-MIRIM DOS COMPADRES; DOS TOCADORES DE RABECA; DO ANTIGO CIRCO NERINO - COM OS TRAPEZISTAS ROGER E MACOTINHA - CAUSANDO VERDADEIRO REBULIÇO NA CIDADE. CEARÁ-MIRIM DA PRAÇA BARÃO DO CEARÁ-MIRIM, ONDE, AO CAIR DA TARDE, OS PÁSSAROS FAZEM SEUS BAILADOS DIANTE DA MATRIZ IMPONENTE, ANTES DE ARRIBAREM EM VÔOS MAJESTOSOS, ENRE 17 E 17:30.
CEARÁ-MIRIM DE JOSÉ ANTUNES DE OLIVEIRA, MADELANA ANTUNES,  ADELE DE OLIVEIRA, EDGAR BARBOSA, NILO PEREIRA, DR. PERCÍLIO,  JUVENAL ANTUNES, ONOFRE SOARES, DE  ABEL E RUY ANTUNES PEREIRA, HERBERT WASHINGTON DANTAS, RUI PEREIRA JÚNIOR, ETELVINA E EZEQUIEL ANTUNES, 


CLETO BRANDÃO, 



MARIA LÚCIA DE OLIVEIRA BRANDÃO, 


ROBERTO PEREIRA VARELLA, RAIMUNDO PEREIRA PACHECO, AUGUSTO VAZ NETO, RIQUETE E AUGUSTA PEREIRA, LUÍS LOPES VARELLA, ALÉM DA PRESENÇA MARCANTE DO CAICOENSE ABNER DE BRITO.



A BRIOSA VILA COM SUAS NOITES CHEIAS DE ESTRELAS ILUMINANDO A SOLIDÃO DOS CANAVIAIS. É PARA ESSA PAISAGEM QUE SEMPRE ME VOLTO, COMO SE VOLTASSE A UM MUNDO ENCANTADO, À QUIMERA, A POESIA, AO SONHO.



CEARÁ-MIRIM É A MINHA PAISAGEM DE INFÂNCIA. A FONTE ONDE VEJO O MEU ROSTO REFLETIDO NAQUELA ÁGUA PURA, A ÁGUA QUE CORRE NO VALE, ILUMINANDO SUA PAISAGEM IDÍLICA, QUE ME FAZ TÃO RICA, AFINAL, VIVO DESSA HERANÇA MÍTICA E MÍSTICA.
DIA 30 O DOBRE DOS SINOS DA MATRIZ DE N.SRA. DA CONCEIÇÃO ANUNCIARÁ O ANIVERSÁRIO DE 152 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA, COM EXTENSA PROGRAMAÇÃO PELA PREFEITURA MUNICIPAL. AO MESMO TEMPO, A REALIZAÇÃO DA TERCEIRA EDIÇÃO DO EVENTO IDEALIZADO E REALIZADO PELA DRA. ZENEIDE BEZERRA,DIRETORA DO ÓRO DE CEARÁ-MIRIM, COM APOIO DO DR. RAFAEL GODEIRO, PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO RN.


ADMIRÁVEL MULHER DO JUDICIÁRIO, REVOLUCIONANDO A CIDADE, REALIZANDO CASAMENTOS NUM SÓ DIA, BEM COMO, A CONFECÇÃO DE DOCUMENTOS DE IDENTIDADE, CPF E OUTROS. JUSTIÇA NA PRAÇA, SEMPRE COM MUITO SUCESSO, NESTA EDIÇÃO, COM ABERTURA EM 29 DE JULHO, ENTRE OUTROS ENTRETENIMENTOS CULTURAIS, LEVARÁ À "PRAÇA", ESCRITORES QUE SE IMORTALIZARM, ATRAVÉS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES CARACTERIZADOS DOS ESCRITORES, ESCRAVOS, SENHORES DE ENGENHO, SINHÁS MOÇAS, BARÃO E TUDO O MAIS DE IMPORTANTES PÉRÍODOS DA HISTÓRIA DE CEARÁ-MIRIM, DO  RIO GRANDE DO NORTE E DO BRASIL.
AGRADEÇO AO MEU VALE TANTOS NOMES DE EXPRESSÃO: FRANKLIN JORGE ROQUE, GIBSON MACHADO, MARCOS E CEICINHA CÂMARA, WALDECK,
PEDRO SIMÕES NETO, HÉLIO VENÂNCIO E LÊDA, IZABEL MARQUES, EDVALDO MORAIS (MOSSOROENSE ADOTADO PELO VALE), ESTEFERSON SANDIS, MÁRCIA XAVIER, ERIVÂNIA MORAIS, HELICARLA MORAIS, GERINALDO MOURA E MUITOS OUTROS QUE SÓ ENGRANDECEM A MEMÓRIA DO VALE VERDE.
À MINHA BRIOSA VILA DECLARO, COMO SEMPRE O FIZ, O MEU AMOR,
MINHA SAUDADE E A GRANDEZA DE LÁ TER NASCIDO E FINCADO, NOS MASSAPÊS
PERFUMADOS DO VALE, A MARCA DA MINHA HISTÓRIA QUE É FEITA DE POESIA E DE SAUDADE.

1ª dama Ozeny Peixoto, 
prefeito de Ceará-Mirim Antônio Marcos Peixoto
e a poetisa Lúcia Helena Pereira

AGRADECIMENTOS AO EMPENHO DO PREFEITO - ANTÔNIO MARCOS PEIXOTO -
QUE NÃO MEDIU ESFORÇOS PARA ESSES FESTEJOS. À DRA. ZENEIDE BEZERRA O MEU AGRADECIMENTO PELO AMOR QUE DEDICA AO VALE, AO PONTO DE REFERIR- SE A ELE COMO "NOSSA TERRA".
A TODOS QUE FAZEM ESSA FESTA E ESSA HISTÓRIA - OBRIGADA!


(*) Escritora cearamirinense


**************************************************


E ROBERTO PEREIRA
(FILHO DE NILO PEREIRA)
DIZ...

Que bela página você escreveu, Lúcia. Poesia e lirismo sem pieguice. Exaltação e exortação - ufanismos à parte. Texto, à Machado de Assis, escrito com a tinta do coração. Sentimento e razão. Poema e romantismo, saudade de um passado que, para você, não passou. O espiritual tecendo a sua pátria, a infância, um tempo que não se perde na memória dos que sabem ter o seu mundo guardado no altar do coração.
Parabéns, prima! Continue trazendo de volta essas paisagens endêmicas aos que dela participaram em vivências e convivências, mas, também, posicionando, no pretérito, a quem, à semelhança de minha pessoa, retorno sem nunca ter ido nos meus verdes anos, nos idos de antigamente.
Bacana, eis a palavra inerente à juventude. Não se diga: Jovem, jovens fora, nada! Não vale essa tabuada, essa juventude nem sempre é a idade cronológica, é o espírito de cada qual, consoante as raízes que fixam as pessoas no chão pátrio. A Pátria começa na terra onde se nasce, podemos dizer. “Tão breve a vida – e a juventude nela”, repetimos com o poeta excelso Fernando Pessoa.
O ser humano não precisa ter medo de ser humano. A infância e a juventude pavimentam a estrada de quem se prepara para morar no destino de todos nós: no futuro, que será tão mais denso quanto intenso tenha sido esses verdes anos que todos os têm nas preliminares da idade da razão.
Bravo!
Abraços afetuosos
Roberto Pereira



Um comentário:

  1. - interessante, as coisas quando tem de acontecer. Acredito que neste instante fui regido por uma energia, a vir aqui, pois sou natural desta linda cidade, outrora chamada Boca da Mata. Nasci em 1959, ou seja um século e um ano do nascimento da cidade. Agora delicio-me ou seja degusto (como diz Ceicinha Câmara) saber que a cidade continuia linda e formando personalidades, como a autora deste blog. Fiquei muito feliz ao ver este mapeamento cultural. Ceicinha por gentileza faça uma visita a minha página de poemas; acesse: "blogger vocábulos a alma do poeta - Mário Bróis",se possível divulgue para a sociedade saber, que existe poetas cearamiriense. Grato e parabéns,confesso que vou vasculhar sua página. Mário Bróis.

    ResponderExcluir

Seu comentário será bem vindo!