NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

sábado, 31 de julho de 2010

Inauguração do projecto: Fibras de Silêncio (Expo Pintura, Fotografia e Desenho com Performance sonora e poética. Porto - PORTUGAL.

Inauguração do projecto: Fibras de Silêncio

Fibras de Silêncio
Performance musical e poética: Henriques Fernandes e Geert Vermeire (Belgica).
Concepão e apresentação do projecto: Simona Vermeire.
Sábado, dia 31Galerias do piso 2 e Cave, 21h30
Fibras de silêncio é um projecto interdisciplinar internacional que explora os sentidos artísticos do tema proposto em conexão com o espaço onde se manifesta: O Clube Literário do Porto. Exposição de pintura, desenho, fotografia, instalação e performances tornam-se maneiras autênticas de reunir artistas de três países: Portugal, Bélgica e Roménia. Geert  Vermeire (poeta),  Stefaan van Biesen (artista visual, musico), Laurentiu Midvichi (pintor), Simona Vermeire (curadora, crítica de literatura e arte),  Henrique Fernandes (músico), João Mota (fotógrafo) vão experimentar o silêncio como fenómeno da "ressonância" e da criação de 'campos' como espaços de interacção entre o local e os visitantes.
Através de intervenções artísticas manifestadas em todos os andares do edifício, pretendemos criar uma experiência do espaço cultural Clube Literário e tornar acessível o silêncio, percorrendo as suas fibras que propõem não só vários níveis de compreensão, mas também várias camadas de sensorialidade. Portanto, a experiência não se limita à epiderme do silêncio, mas procura penetrar o corpo até tomar consciência das fibras que o constituem. Criar e procurar as fibras de silêncio é um convite também para percepcionar o espaço como uma criação subtil e delicada da unidade, em vez de um acréscimo de objectos de arte. A linha de demarcação entre o desenho, pintura, fotografia, música, literatura será transformada num espaço mental do silêncio. Todas as manifestações do sensível são fibras que constroem o corpo do nosso ser único. O nosso projecto tem a ambição de procurar esse ser único no silêncio criado na harmonia de um autêntico caminho artístico baseado na empatia das nossas fibras ontológicas.
Clube Literário do Porto
Rua Nova da Alfândega, nº 22
4050-430 Porto
Tel. 222 089 228
Fax. 222 089 230

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!