NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

sábado, 10 de julho de 2010

CEICINHA CÂMARA, CONVIDADA POR PEDRO SIMÕES, COMO POSTULANTE À ACLA (ACADEMIA CEARAMIRINENSE DE LETRAS E ARTES).

VI ESSA POSTAGEM NO BLOG DA CONTERRÂNEA "LÚCIA HELENA PEREIRA", GOSTEI E TROUXE PARA DIVIDIR MINHA ALEGRIA CONSIGO, CARO (A) LEITOR (A):

COM NOBRE HONRA DIVULGO O NOME DE CEICINHA CÂMARA, CONVIDADA POR PEDRO SIMÕES, COMO POSTULANTE À ACLA (ACADEMIA CEARAMIRINENSE DE LETRAS E ARTES).
BLOG DE CEICINHA CÂMARA http://www.nlusofonia.blogspot.com/

BRASÃO DA ACADEMIA CEARAMIRINENSE DE DE LETRAS E ARTES
From: psimoes.neto@hotmail.com
To: ceicinha1973@hotmail.com
Subject: Fotos
Date: Sun, 4 Jul 2010 11:50:11 +0000

Ceicinha querida:



Faço remessa de fotos para que você tenha
opções para o seu blog quando necessário.
Ao mesmo tempo, quero a sua autorização
para propor o seu nome como
sócia correspondente da Academia
Cearamirinense de Letras e Artes
aí na terrinha lusitana, já que você não pode
efetivar-se em outra categoria em razão
do domicílio, não podendo comparecer
às nossas reuniões.
Bjs.
Pedro



******************************
Caro amigo, Pedro:


Como fiquei lisonjeada com este nobre convite!
A minha mãe (Marli Câmara da Silva) foi uma mulher muito sábia!
Aprendi muito com ela! Aprendi que devemos ouvir atentamente, pois é a melhor forma de conhecermos e honrarmos, para construirmos uma relação humana mais profunda.
Quando criei este meu blog (não mais humilde... à pedido do amigo! Risos...) , queria transmitir coisas, mesmo que silenciosamente, para
que meus amigos leitores apreciassem atentamente, como se fossem realmente meus ouvintes. E a decisão de fazer este intercâmbio
cultural era o que eu queria, sem pretensão nenhuma, tornar-me um elo de divulgação da cultura cearamirinense.
Estou orgulhosa porque este meu trabalho voluntário está sendo reconhecido internacionalmente e que meus ouvintes-leitores, estão rapidamente a se apaixonar por ele.
Não imaginava que eu, uma pessoa tão comum, mas com capacidades de desenvolver idéias e divulgar a cultura de ambos os países: PORTUGAL X BRASIL, crescesse a uma escala mundial.
Comecei, humildemente esta aventura cultural em meu blog, no início de Janeiro/2010, ao voltar das minhas merecidas férias em Ceará-Mirim, sem imaginar que se tornasse tão significativo à tantas pessoas.
Comecei a divulgá-lo através de e-mails e pedindo aos amigos para repassarem aos seus amigos. E, no restaurante onde trabalho, divulgava aos clientes amigos - na maioria são portugueses - mas, também, espanhóis, alemães e ingleses. Com isso fui recebendo elogios e pensei: "-Isto tá ficando sério, meu Deus!" (Risos).
Minha vida aqui é um pouco monótona, aliás, era monótona. Era casa-trabalho-casa... E meu esposo (Rodolfo Taquelim), português simples, mas de coração enorme, presenteou-me com um computador para que eu pudesse me comunicar com meu filho (que está estudando no CSA em Ceará-Mirim), familiares e amigos, que, graças à Deus, tenho-os!
Desde adolescente costumava escrever em meus diários. Agora retornei a escrever, mas de uma forma mais tecnológica! E neste meu blog, transmito tudo o que vejo, o que sinto... de uma forma simples, como a mim mesma! Estou me tornando em um ser humano feliz!
Passei por muitas lutas, erros por atos impensados. Mas tudo que nos acontece, serve-nos de lição e esses erros jamais cometeria novamente.
Esta vinda para Portugal, fez-me repensar certos aspectos, como
minhas prioridades, os meus valores e a minha filosofia pessoal. Tenho o meu trabalho, minha casa, meu esposo.. Mas o resto do tempinho que me sobra é para refletir, para ter a certeza de que estou a escalar a montanha certa e a viver os meus dias da forma que eles devem ser vividos.
A solidão é minha amiga e ajuda-me a formatar, a otimizar, a simplificar e centrar a minha vida. Comecei a fazer uma limpeza geral e eliminei o que precisava ser apagado, para sentir-me mais leve, mais feliz e a minha mente ficar mais apaziguada.
Apesar de amar muito Ceará-Mirim, infelizmente há muita gente má, com mente mesquinha e muitos partidários. Por isso, o nosso vale continua "MIRIM EM ATITUDES"!
Um bom exemplo, é esta sua nobre luta em criar a ACLA e alguns não estão mostrando interesse! Não é verdade? Tudo por causa do partidarismo! Por isto é que meu blog é totalmente antipartidário.
Mas não estou aqui para falar de política, coisa que move o mundo inteiro!
Estou fazendo a minha parte! Estou divulgando a cultura, o nome "CEARÁ-MIRIM", que para meu orgulho, que já é pronunciado por alguns portugueses amigos! Ou seja, minha corrente cultural está fluindo, Pedro!
Sinto-me abençoada, porque foi uma idéia simples, mas estou vendo
que é poderosa!
Franklim Jorge, Lúcia Helena, Gibson Machado, Bartolomeu Correia de Melo e tantos outros, são grandes lideranças que enaltecem a cultura do nosso "VERDE VALE". Admiro a todos!
E conte com a ajuda do Francisco Martins, um homem valente, que ergue a bandeira da cultura do Rio Grande do Norte.
Portanto, conte comigo nesta luta, mesmo que distante, porque este
seu objetivo mais cedo ou mais tarde, irá concretizar-se! E quando concretizares, meu amigo,verás que o potencial investido valeu à pena!
Então, isto quer dizer que:
-ACEITO SUA PROPOSTA DE ADESÃO PARA SER SÓCIA CORRESPONDENTE DA "ACADEMIA CEARAMIRINENSE DE LETRAS E ARTES" EM TERRAS LUSITANAS.
Este seu objetivo é um ato de heroísmo. Tal como -Mark Twain (escritor norte-americano romancista)- observou: «Se toda a gente estivesse satisfeita consigo mesma, não existiriam heróis.»
Siga em frente com esta arrojada luta para tornar viva a riquíssima cultura cearamirinense.
Aqui termino, enviando-lhe um especial abraço, desta conterrânea lusa, que vê seus dias passarem em terras do Infante D. Henrique (5º filho do Rei D. João I) e gosta de contá-los.

MARIA CONCEIÇÃO CÂMARA DA SILVA
(Ceicinha Câmara)
Vila do Bispo
Região Algarve
PORTUGAL

************

VISITE O BLOG DE LÚCIA HELENA:
http://www.outraseoutras.blogspot.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!