NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

segunda-feira, 26 de julho de 2010

PONTOS HISTÓRICOS E TURÍSTICOS DE CEARÁ-MIRIM



Em novembro de 1999, alunas do Ensino Fundamental  do Colégio Santa Águeda, sob orientação do Professor Severino Martiniano (Bill) visitaram alguns pontos considerados turísticos e históricos  em Ceará-Mirim e produziram o relatório que segue:


 Cruzeiro da Santa Cruz, edificado em 1850 no cruzamento da Avenida Café Filho, como símbolo da crença popular. Atualmente localizado na conhecida  Rua da Cruz.
             Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição. Concluída em 1900,  é a maior do Rio Grande do Norte,  com duas torres góticas de base triangular em agulha, mede aproximadamente 36 metros de altura. Possui dois sinos. A sua pedra fundamental foi colocada em 21 de fevereiro de 1858.
            Ginásio Santa Águeda. Foi construído no século passado. Tem a ver com o primeiro juiz  de Ceará- Mirim, da comarca: Inácio Fernandes Barros. É construído em dois pavimentos.
            Olheiro Imperial D. Pedro II. Era desse olheiro que a população retirava a água quando a cidade ainda não possuía saneamento.
            Engenho Carnaubal, edificado em 1840. É considerado o primeiro engenho da cidade de Ceará-Mirim. Foi fundado pelo português Antônio Bento Viana. Em 1843 foi inaugurada a primeira moenda de ferro, trazida da Inglaterra.
            Engenho Guaporé, estilo francês. Foi onde se hospedou Dom José,  o primeiro bispo a vir ao Rio Grande do Norte. No Guaporé aconteciam reuniões políticas, econômicas e sociais.
Casa Grande do engenho Guaporé, hoje Museu Nilo Pereira. Edificada por  Vicente Inácio Pereira.
Casa Grande do Engenho Umburana, construída  pelo padre Antônio Antunes, aproximadamente em 1866, estilo inglês. Era um refúgio dos padres.
Engenho Verde-Nasce, fundado no final do século passado. No início era movido a vapor, hoje é adaptado a energia elétrica. Tem como atração uma cerca de ferro. Foi fundado por Dr. Victor José Joaquim de Castro Barroca .
Engenho Cruzeiro, edificado em 1904 pelo coronel  Francisco Onofre José Soares. Era construído em um único pavimento e possui grande valor arquitetônico.
Casa Grande do Engenho Cruzeiro foi construída pelo inglês Samuel Bolochaw  aproximadamente em 1899, e se encontra hoje em ruínas.
Ruínas do Engenho Oiteiro, onde nasceu Maria Madalena Antunes Pereira. O Oiteiro foi construído pelo Tenente Coronel da Guarda Nacional José Antunes de Oliveira, em 1889.
Engenho Mucuripe, fundado pelo Coronel Antero Leopoldo Raposo da Câmara. Em 1935 foi adquirido por Ruy Antunes Pereira. Em 1975, Ruy Pereira recebeu o engenho por herança e vem mantendo até hoje. No início era movido a vapor e hoje funciona através da energia elétrica.
Mercado Público, construído em 1881 pelo Coronel  Onofre José Soares, gerou  grande conflito entre a população. Muitos tinham interesse de que a feira livre permanecesse na parte baixa da cidade. O impasse só foi resolvido em 1884, com  a transferência para o mercado atual por imposição de uma lei municipal. Hoje o Mercado Público é tombado pelo patrimônio histórico.
Palácio Antunes, atual sede da Prefeitura Municipal, foi concluído em 1889 e a partir daí seria o local escolhido pelo mundo intelectual da Província para a realização dos seus saraus onde eram discutidos textos literários sob a orientação da escritora e jornalista Madalena Antunes e pelo poeta  Juvenal Antunes. A obra em estilo neoclássico tem um grande valor arquitetônico e faz parte do patrimônio histórico e artístico do Estado, tendo sido tombada em 1988.
Biblioteca Pública Dr. José Pacheco Dantas , criada em 14 de agosto de 1945, recebeu posteriormente o título de “Biblioteca Modelo” do Rio Grande do Norte. Possui um acervo de mais de 15.100 obras e 6.435 sócios.  O local  possui salas de pesquisa, de leitura e um salão nobre para exposições, encontros e eventos.

Raquel Rangel e Alba Sandyra (Novembro/1999)

Engenho Verde Nasce

Igreja Matriz de N.Sra. da Conceição
Escrito por Chaminé
Edvaldo Morais

Um comentário:

  1. chamo me daniele sou apaixonada por pinturas arte, a lindo trabalho e quero disse que parabens alice brandao vç e uma artista e belissimo seu trabalho e de traços delicados e definidos amei mesmo,e muito bom saber que somos tambem conterranias

    ResponderExcluir

Seu comentário será bem vindo!