NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

quinta-feira, 29 de julho de 2010

CEARÁ-MIRIM Um pouco de sua história.






Ceará-Mirim nasceu Boca da Mata, povoado em torno de mata virgem, onde seus primeiros colonos sobreviviam da plantação de subsistência e roçados de algodão. Ali se formou um pequeno núcleo comercial , dando origem as primeiras edificações. No entanto, relatos de pessoas mais idosas, nos faz repensar a história de que tudo tenha começado naquele ponto. Há indícios de que as primeiras edificações surgiram na localidade conhecida como Veríssimo, lá existia uma feira e, no entorno dela, residências, engenho e cadeia. Além disso, havia ali um colégio que era administrado por padres, provavelmente os mesmos que demarcaram Ceará-Mirim com vários Cruzeiros, inclusive o que, hoje, está instalado na Rua da Cruz. Posteriormente essa escola foi administrada por um francês chamado Collerman. No Veríssimo nasceu a poetisa e professora Adelle de Oliveira. De acordo com fontes orais pesquisadas, em dias da feira, no Veríssimo, havia muita confusão com os empregados e escravos de um senhor de engenho conhecido por Dr. Loló. Esses embates eram controlados pela milícia que sempre era chamada para interferir. Assim, a feira foi transferida para a localidade de Boca da Mata e, ali, iniciou o pequeno núcleo de moradores, que se instalaram às margens do rio. Nesse ponto as estradas se cruzavam indo para sul, com destino a localidade conhecida por Jacoca e a outra destinava-se a Vila Nova de Extremoz, então sede dessas povoações.
            O núcleo cresceu e as primeiras edificações foram sendo construídas ao longo das estradas existentes. O solo fértil e bem adaptado para a plantação da cana-de-açúcar, possibilitou a instalaçao de várias engenhocas e banguês ao longo do vale. O surgimento dos pequenos engenhos contribuiu para o desenvolvimento sócio-econômico daquele pequeno povoamento. Os senhores dos engenhos instalados no vale iniciaram uma luta para trazer a estrada de ferro, que era uma maneira de escoar suas produções, e, também, um meio de diminuir a distância da província, que era feita em lombo de animal, troles e carros de boi.
            O primeiro engenho que se tem notícia foi instalado próximo a Boca da Mata - Engenho Carnaubal - e seu fundador foi um protuguês, vindo de São José de Mipibu, chamado Antonio Bento Viana. Uma filha dele, casou com o futuro Barão de Mipibu e tiveram um filho - Miguel Ribeiro Dantas segundo - casou com uma irmã de seu pai - dando origem a familia dos Meiras de Ceará-Mirim - fundadores dos Engenhos Diamante e Jericó. Outra filha do português, casou-se com José Ribeiro Dantas Sobrinho - o Zumba do Timbó - que era conhecido como  "O Major".
Foto e pesquisa: Arquivos do Blog Chaminé
Edvaldo Morais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!