NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

segunda-feira, 5 de julho de 2010

TRÊS GRANDES POETAS DO NOSSO VALE: CEARÁ-MIRIM/RN

PARA CEICINHA,
TRÊS GRANDES POETAS
DO NOSSO VALE: CEARÁ-MIRIM/RN;
BEIJOS... LÚCIA HELENA
NÃO OLHES
Juvenal Antunes
(Rio Branco/Acre - 1939)



Não olhes para os astros do firmamento!
Eu, por olhar o sol e olhar a lua,
Fiquei, depois, fitando a imagem tua
Como escravo humilíssimo contrito!
**************
Não soltei uma queixa, nem um grito,
Nunca! A vagar na vida pela rua,
Ainda hoje o teu sorriso continua
A consolar meu coração aflito!
***************
Só os poetas são donos do universo...
E, num simples soneto, ou num simples verso,
Tudo aquilo que sentem vão mostrando!
****************
Se eu tivesse cem milhões de vidas,
Por milhões e milhões reproduzidas,
Laura, continuarias me matando?



**********************************



ENTERRO DO PECADO
Abner de Brito
Ceará-Mirim /RN - 1928



Baixa essa luz esplêndida e imprudente
Que no papel da alcova nos retrata
Não vês que o candelabro de ouro e prata
Vai nos fitando escandalosamente?
******************
Deixo o teu espaço, alvo e dormente
Tremer de frio, ó gente da mata,
Pois vou fazer dos beijos a sonata
Em que te hás de embeber gostosamente.
******************
Assim, assim despe de teu vestido branco
Põe todo nu teu morno seio franco
Como este leito é branco e perfumado!
******************
Abre teus braços, mata-me desperto
Se tens no corpo um cemitério aberto
Vamos, então, fazer o enterro do pecado!



***********************************



MISÉRIA HUMANA
Adele de Oliveira
Ceará-Mirim/RN - 1933



O que dizer, ó Deus venturoso,
Dessa gente desumana, impiedosa
Cujo veneno das línguas se derramam
E sequer percebem tal pecado?
********************
Miséria humana!
Um coração dilacerado em dores
Padece, e dos seus olhos tristes
Lágrimas vão caindo...caindo!
********************
Já não reclamo a minha desdita:
Ter um amor oculto, imaculado
Quando o delatam e empunham vis punhais
Sem a devida ciência.
*********************
Recebe, amiga, esse desabafo doloroso
Enquanto oro à N.Sra. da Conceição
Pedindo clemência aos insanos
Dessa grande miséria humana.
****************************
(Para minha amiga Áurea Pacheco Pereira (*),
neste alvorecer de 24-09- 1923)
(*) MÃE DE LÚCIA HELENA PEREIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!