NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

terça-feira, 2 de março de 2010

ROTEIRO MEGALÍTICO - PORTUGAL

LEGADO PRÉ-HISTÓRICO
EM VILA DO BISPO
REGIÃO ALGARVE 
 SUL DE PORTUGAL
Uma das mais importantes riquezas do concelho de Vila do Bispo é o seu vasto roteiro megalítico, que inclui algumas dezenas de menires, erigidos entre 4.000 e 3.000 antes de Cristo. São menires talhados em calcário branco, com forma subcilíndrica e troncocónica, que lembram ancestrais cultos pagãos à fertilidade e à vida para além da morte que se refletiam nestas enigmáticas pedras com profundas ligações ao sagrado e às forças vitais da Natureza.São cerca de 267 menires registados no Concelho de Vila do Bispo, supõe-se que grande parte deles terão sido originalmente decorados.

Este é um Menir com inscrição.
É uma pedra escorregadia de forma meia oval,
mas que falta uma parte.

De acordo com estudos arqueológicos realizados, foram encontrados em Vila do Bispo diversos vestígios espalhados de artefatos de pedra polida com materiais arqueológicos, pertencentes aos períodos Neolítico, Romano e Muçulmano.

Destruídos nos primeiros tempos do cristianismo para evitar a propagação de rituais pagãos , mais recentemente terão sido destruídos por trabalhos agrícolas quando das sementeiras de trigo, uma vez que impediam de arar os terrenos a direito.De recordar que Vila do Bispo foi considerada o Celeiro do Algarve. No imaginário popular acreditava-se que as pedras com desenhos (decoradas) possuíam um tesouro no interior o que contribuíu também , em parte, para a destruição de alguns menires.

Este é um Menir decorado.
Os MENIRES são monumentos que se caracterizam
pela sua grandiosidade e
tinham um significado predominantemente
representado por um pênis, ou seja,
tinha uma forte conotação sexual,
certamente associada a cultos de fertilidade
e fecundidade, associados a um
componente mágico-religiosa.
Vestígios de um passado que importa preservar, os Menires do concelho de Vila do Bispo são uma herança cultural da Pré-História.

Originalmente erectos, os arqueólogos hoje em dia dividem-se quanto à sua função. Se há quem defenda que foram objectos de culto ligados a rituais de fertilidade, outros há, que os consideram marcos de posse de um território nas comunidades Neolíticas.

Este é um MENIR cilíndrico, de forma alongada.
Este tipo de monumento sagrado
podia surgir isolado ou em conjunto,
sendo colocados em locais de destaque,
preferencialmente em locais de boa visibilidade
e que se destacassem claramente na paisagem.


Outras funções tais como: - a) sinais de orientação na paisagem (para um grupo de menires que formam um alinhamento); - b) observatórios astrais (para um grupo de menires que formam um cromelech); - c) uma função simbólica "axis mundi" (eixo do mundo) "... centro de referência do espaço habitado...por oposição ao espaço desconhecido..." são também defendidas.
Aqui termino este pequeno relato , com a vista panorâmica de Vila do Bispo, que encontra-se espalhada em uma colina de suave declive, predominantemente ligada a alguns vestígios do seu passado, onde podemos observar antigas fontes, moinhos e sobretudo a Igreja Matriz com estilo Barroco.





Terra que escolhi

para ser a minha morada!







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!