NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

segunda-feira, 29 de março de 2010

DESCOBRINDO A CIDADE DE LAGOS

UMA DAS MAIS LINDAS CIDADES
DA REGIÃO ALGARVE
SUL DE PORTUGAL





Período pré-histórico e romano


Lagos é uma antiga cidade marítima com mais de 2000 anos de história. O nome Lagos é de origem celta e provém do nome primitivoLacobriga. Lagos foi um povoamento dos cartagineses, que contrataram tribos celtas para combater os Romanos (as Guerras Púnicas). Mais tarde foi povoado pelos Romanos, tornando-se a província romana da Lusitânia. Alguns vestígios romanos ainda se encontram em Lagos e nos seus arredores. Quintus Sertorius, um general romano rebelde, com a ajuda dos Lusitanos de Lacobriga, combateu com sucesso o exército de Q.Caecilius Metellus Pius, perto do Monte Molião. Lacobriga já era um porto importante na época.





A actividade principal na região é o turismo, pois Lagos dispõe de maravilhosas praias, extensas e de areia dourada, que são o seu principal atractivo turistico.


A história gloriosa de Lagos esteve sempre ligada ao mar. Foi aqui que, no séc. XV, o Infante D. Henrique, “O Navegador”, equipou as suas caravelas e abriu o caminho para os grandes descobrimentos. Assim, o pequeno porto de Lagos tornou-se numa janela para o mundo e num ponto de encontro das rotas marítimas internacionais, onde os caminhos de muitas culturas cruzavam-se.




Período Mouro


A cidade foi ocupada no século VI pelos Visigodos do Reino de Toledo e mais tarde pelos Bizantinos. Os Mouros vieram no século VIII. Mudaram o nome da cidade para Zawaia (que significa Lago). Fazia parte da região costeira do al-Gharb (de onde provém o nome Algarve). Os Mouros fortaleceram a cidade e estabeleceram ligações comerciais importantes. Em 1174 os locais Wali deram autorização para a construção da Igreja de S.João no exterior das muralhas. Esta é a igreja mais antiga no Algarve.

Mesmo durante a reconquista de Portugal por D.Afonso Henriques, o sul (o Algarve e o Alentejo) permaneceu sob a conquista dos Mouros. Foi reconquistado por D.Afonso III em 1241. Após a conquista do Algarve por completo em 1249 o rei intitulou-se “Rei de Portugal e do Algarve”, que demonstra o facto do Algarve, após o longo reinado pelos Mouros, ser considerado um país estrangeiro que não fazia parte de Portugal.







Época dos descobrimentos Portugueses




Lagos tornou-se numa cidade importante no século XV, a época dos descobrimentos Portugueses. O Infante D.Henrique, o terceiro filho de D.João I viveu a maior parte do tempo em Lagos. Daqui comandou expedições para Marrocos, a costa oeste de África, com caravelas, naus com capacidades marítimas excelentes. Lagos também foi o porto de casa de Gil Eanes, o primeiro explorador a dobrar o Cabo Bojador em 1434, considerado na altura o fim do mundo. Foi um momento marcante para a exploração de África pelos portugueses. Pode-se afirmar que Lagos teve a mesma importância na Era dos Descobrimentos que Cape Canaveral durante os primeiros anos de exploração do espaço. A antiga capital da Nigéria, Lagos, foi assim nomeada em homenagem à cidade portuguesa.





Também foi para Lagos para onde foram trazidos os primeiros escravos na Europa. Existe ainda um edifício do Século XVII no local exacto do mercado de escravos do século XV. Como o maior patrocinador destas expedições, o Infante D.Henrique recebia um quinto do preço de venda dos escravos. Após a sua morte, a cidade deixou de ter tanta importância com o desinteresse da família Real pelo Algarve. As casas de comércio deram início à sua actividade em Lisboa.








Dias de hoje

 

D.Sebastião, com a sua obsessão e planos para uma grande cruzada contra o Reino de Fez, reuniu uma enorme frota em Lagos em 1578. Durante esta tentativa trágica, ele e a maior parte da nobreza portuguesa pereceram na Batalha de Alcácer Quibir em Marrocos. 





A antiga cidade portuguesa era muito bonita, com numerosos monumentos, que foram destruídos no terramoto e tsunami de 1755. Ainda existem algumas muralhas (reconstruídas) do século XVI, o castelo do governador (século XVII) e o local de um antigo mercado de escravos, o primeiro na Europa (abriu em 1444). 


Duas bem conhecidas batalhas navais tiveram lugar na costa de Lagos, reflectindo a sua localização estratégica: Na Batalha de Lagos (1693) um exército francês derrotou um exército Anglo-Holandês e na Batalha de Lagos (1759) um exército Britânico derrotou um francês.




Actualmente, Lagos é a cidade costeira de maior interesse histórico do Algarve. Sua costa também é conhecida como a Costa Dourada pela cor amarela das rochas das suas praias. Nesta cidade o turista poderá desfrutar de um lugar perfeito para a prática de todo o tipo de desportos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!