NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

domingo, 21 de março de 2010

NOTÍCIAS DE ANGOLA . "DUO OURO NEGRO"

Pérolas do Duo Ouro Negro em novo CD, relembram o famoso conjunto musical português

Mais de duas dezenas de temas do conjunto Duo Ouro Negro integram o disco 'Perfil', que resume a carreira do grupo, formado em 1956.


'Perfil' recupera 22 canções do duo formado por Raul Indipwo e Milo MacMahon. Apesar de formado em Angola, foi a partir de Lisboa que o duo Ouro Negro fez carreira, com uma sonoridade ímpar que fundia ritmos africanos, brasileiros e portugueses. O baixista angolano Yami afirmou que o "Duo Ouro Negro" foi pioneiro nesse diálogo África/Brasil/Europa, e até do que hoje chamamos world music.


Em 'Perfil' encontram-se os mais populares temas do duo, casos de 'Eliza' (1967) a 'Muxima' (1960), mas a virtude maior do novo CD reside nos temas menos conhecidos, caso de 'Hava Naguila', de 1964.

FONTE: 
Blog do Dr. Carlos Morais (Professor Universitário -apos.-, Escritor, Poeta, Fotógrafo)
http://culturaseafectoslusofonos.blogspot.com/

CURIOSIDADES SOBRE A DUPLA:
» Começaram por se chamar "Ouro Negro". O nome, sugerido pela locutora Maria Lucília Dias ( Rádio Clube do Congo Português), designava localmente tudo o que fosse excepcional. O projecto centrava-se no folclore angolano de várias etnias e línguas.


» Os dois primeiros discos, gravado em 1959, contaram com a colaboração do brasileiro Sivuca e do seu conjunto. Sivuca morou em Portugal, durante alguns anos, até 1964. Trabalhou com o Duo Ouro Negro no disco "Africaníssimo".


» Começam a sua internacionalização com a actuação em países como a SuíçaFrançaFinlândia,SuéciaDinamarca e Espanha.


» Participam no Grande Prémio TV da Canção de 1967 com "Livro Sem Fim" e "Quando Amanhecer". Participam também, com "Kubatokuê Mulata, no 2º Festival Internacional da Canção do Rio de Janeiro"


» O grupo termina em 1985 com a morte de Milo ocorrida em 20.02.1985.


» Raul Indipwo passa a actuar a solo com o nome de Raul Ouro Negro e edita o álbum "Sô Santo", dedicado ao seu amigo Milo. Posteriormente dedicou-se mais à pintura, tendo ainda gravado um disco em 1991, dedicado às crianças de África. Em 2000 criou a Fundação Ouro Negro, dedicada à cultura e solidariedade, com sede em Portugal e Angola.


» Em 1998, a EMI lançou o duplo CD "Kurikutela - 40 Anos, 40 Êxitos". O cantor comemorou os 50 anos de carreira no dia 23 de Maio de 2005, acompanhado de Bonga, Marisa, Luís Represas e Pedro Jóia.


» Raul faleceu no dia 4 de Junho de 2006.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!