Realizou-se no último dia 09 de Março, no Rio de Janeiro, uma sessão solene para entrega da "Medalha do Desassossego" à professora e escritora especializada em Fernando Pessoa Cleonice Berardinelli e à cantora Maria Bethânia, personalidades brasileiras distinguidas pela Casa Fernando Pessoa, de Lisboa, cuja directora, a escritora portuguesa Inês Pedrosa, se deslocou ao Brasil expressamente para o efeito.
Na ocasiâo, o poeta brasileiro António Cícero fez uma interessante análise da obra de Fernando Pessoa, destacando a portugalidade do seu pensamento filosófico e a originalidade do seu posicionamento estético.
Participaram no evento muitas figuras conhecidas dos meios intelectuais do Rio e de São Paulo, académicos, actores, professores universitários, alunos e ex-alunos da professora Cleonice Berardinelli, que encerrou o evento com uma leitura de poemas dos diversos heterónimos de Pessoa.
Estiveram presentes o Cônsul-Geral de Portugal no Rio de Janeiro,António Almeida Lima, e, em representação da embaixada de Portugal no Brasil, o Conselheiro Cultural, pianista Adriano Jordão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será bem vindo!