NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

domingo, 28 de março de 2010

NOTÍCIAS CULTURAS E AFETOS LUSÓFONOS


» Museu dos Descobrimentos em Portugal recria a chegada de Cabral ao Brasil

O Museu dos Descobrimentos, em Belmonte, na Serra da Estrela, Portugal, recria a saga de Pedro Álvares Cabral, com um espaço reservado para o Brasil e Porto Seguro.
O espaço funciona nas antigas casas da família de Pedro Álvares Cabral, no Solar dos Cabrais, construído no século XVIII depois da destruição por um incêndio da outra residência da família, o Paço do Castelo de Belmonte. Trata-se do primeiro espaço museológico dedicado à interpretação e divulgação dos descobrimentos portugueses.

Os turistas têm a oportunidade de conhecer como foi a preparação do empreendimento, sentir o ambiente ao longo da viagem e reviver os momentos da chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil.

Também são retratados aspectos como o clima tropical, a paisagem, a biodiversidade brasileira – com mais de 2,5 mil frutos - as suas referências musicais e a sua cultura e a consequente miscigenação entre diferentes povos.


» Literatura de Cordel no Brasil - Uma herança portuguesa

O nome "literatura de cordel" vem da forma de comercialização desses folhetos em Portugal, onde eram pendurados em cordões, também chamados cordéis. Inicialmente, continham peças de teatro, como as de Gil Vicente (1465-1536).

Foram os portugueses que trouxeram o cordel para o Brasil, desde o início da colonização. Na segunda metade do século XIX, começaram as impressões de folhetos brasileiros, com características próprias.


Os temas incluem desde factos do quotidiano, episódios históricos, lendas , temas religiosos, entre muitos outros. Não há limite para os temas dos folhetos. Praticamente todo e qualquer assunto pode virar "cordel" nas mãos de um poeta competente.As façanhas do cangaceiro Lampião (Virgulino Ferreira da Silva, 1900-1938) e o suicídio do presidente Getúlio Vargas (1883-1954) foram dois temas que tiveram maior destaque e maiores tiragens no passado, no Brasil.


No Brasil, a literatura de cordel é produção típica do Nordeste, sobretudo nos Estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. Costumava ser vendida em mercados e feiras pelos próprios autores. Hoje, a literatura de cordel também se faz presente noutros Estados, como Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. O cordel hoje é vendido em feiras culturais, casas de cultura, livrarias e nas apresentações dos "cordelistas".


» Historiador ganha prémio com pesquisa sobre açúcar no Brasil colonial
O Prémio Clarival do Prado Valladares anuncia o projecto vencedor da 6ª edição. Com o tema “Açúcar em águas revoltas: o comércio entre Brasil, Portugal e Holanda (1595-1618)”, o economista e historiador Daniel Strum teve seu trabalho seleccionado entre mais de 200 projectos inscritos.
O trabalho de Strum apresenta um panorama da evolução da produção, comercialização e consumo de açúcar desde o início da colonização do Brasil até à invasão holandesa, em 1630.


Com um rico material colhido "in loco" nos arquivos do Porto, Lisboa e Amsterdão, a originalidade do projecto está justamente na integração e no cruzamento de fontes e literatura portuguesa, holandesa e brasileira.
A sexta edição do Prémio Clarival do Prado Valladares registou 218 trabalhos inscritos por pesquisadores de 18 Estados brasileiros. As temáticas versavam sobre as mais diversas áreas – história, arte, arquitectura, antropologia e política.


SÉTIMA EDIÇÃO - Para a 7ª edição (2010), podem inscrever -se no Prémio Clarival do Prado Valladares, até ao dia 30 de Abril, pesquisadores de todo o Brasil, vinculados ou não a instituições académicas, com projectos de pesquisa inéditos nas áreas de história económica, evolução sóciopolítica e criação artística. A Organização Odebrecht é responsável pelos recursos necessários à realização completa dos projectos selecionados, da pesquisa à edição de livro ilustrado.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!