NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

domingo, 7 de março de 2010

HOMENAGEM MÊS DA MULHER



CLEVANE PESSOA DE ARAÚJO LOPES
Nordestina, do Rio grande do Norte, BRASIL, nascida em São José do Mipibu, radicada em Minas Gerais. Nasceu em 16/07/47.






Psicóloga clínica, atua em consultórios, Ongs e Ogs, ministra palestras, conferências. Tem trabalhos publicados em revista especializadas, anais de congressos. Atualmente é Delegada da ALPAS XXI (A Palavra do Século XXI) em Minas Gerais e membro da Academia Dorense de Letras de Boa Esperança, MG. Recentemente, tomou posse na ANELCA (Academia Nevense de Letras, Ciências e Artes), em Neves, MG. Pertence, na Internet, a vários grupos, sendo membro da REBRA (Rede Brasileira de Escritoras), que congrega apenas mulheres.


*E-mail 

OBRAS PUBLICADAS:

PARTES DE MIM
E é em cada rasgo de personalidade que nós nos diferenciamos dos demais para escrever a nossa própria história atracando ou nos afastando de nosso próprio cais... 

Poesia de 

Clevane Pessoa de Araújo Lopes.
PÁSSAROS DE PAPEL EM NUVENS DE ALGODÃO





Os poemínimos do José Geraldo Neres, têm tal força poética que valem como poemas de muitas estrofes. Por isso, aqui estamos: seus “pássaros de papel”e minhas “nuvens de algodão”. Juntando os dois títulos, uma poesia breve. Clevane Pessoa de Araújo Lopes.







PANA-PANÁ - Chuva de Borboletas

Quando eu quero é de verdade
(mas como amar de mentira
se, do olhar a claridade
revela a secreta lira?) 
          (Clevane)








ORVALHO
Clevane Pessoa de Araújo Lopes é Haruko, uma hábil e exímia escritora de haicais, esses poemetos orientais onde a técnica e a sensibilidade são utilizadas com precisão fotográfica, criando imagens e significados de rara beleza.



NAS VELAS DO TEMPO
Reminiscências no 31 de março
"Nas Velas do Tempo - Reminiscências no 31 de Março", de Clevane P. de Araújo Lopes nos lembra um tempo quando tínhamos medo, mas tínhamos audácia.(L P Baçan)


O FENÔMENO LITERÁRIO 
WILMAR SILVA
Ruminar o feno seco e o feno verde da obra de Wilmar Silva, e ainda produzir leite, parece um sacrilégio, de tal forma a densidade do plantel tem nuances tantas e as ondulações de seu ritmo formatos tantos e quantos, que separar o todo em fardos vários, parece temerário. (Clevane P. de Araújo Lopes)


ESTRELÁRIO DE BORBOLETAS

Meu olhar perscrutador 
vê, na estola negra do céu, 
um estrelário de borboletas 
a fremir as asas de luz...                                 
Clevane 


O SONO DAS FADAS
Clevane nos traz magia e encantamento com seu conto "O Sono das Fadas", a partir de uma lenda irlandesa sobre as fadas. L P Baçan



BORBOLETÁRIO DE ESTRELAS

O amor oculto floresce
qual rara flor, num penedo:
perfume que remanesce
das delícias de um segredo...
                        
Clevane


COM OLHOS DE PASSARINHO
"Se há algo que esta autora jamais desperdiça é a oportunidade de provocar a reflexão, seja num conto de fadas, seja num livro de crônicas." L P Baçan






A ESTRIGA
Estriga: do grego (stygia, stryx), o mesmo que estrige, coruja, bruxa, feiticeira, vampiro. A estriga deste poema-estória... É uma vovó que pratica a magia branca, como todas as mulheres quando querem...

SEMENTES DE MARACUJÁ E DE ROMÃ

    "Resta ao leitor de Clevane, o garimpo incansável de buscar em cada linha de Clevane, o brilho da emoção e da reflexão.
" (Plínio Sgarbi)

CAMINHARES DE FRANCESCO

"Em anuência à simplicidade, Francesco despe as vestes do poder, as personas da nobreza, troca o relativo pelo absoluto e sai pelo mundo a colecionar belezas..." Clevane Pessoa de Araújo Lopes.





OS ANJOS DE MILINHA

"Esta história de Clevane, "Os anjos de Milinha", plena de ternura, de alegria, é um verdadeiro presente de natal." (Terezinha Pereira)

A INDIAZINHA E O NATAL

"(dizem que virou um gênio do ar onipresente e brincalhão que só vive a assobiar)..." 
(Clevane)

O ANJINHO DA ÁRVORE

"Neste conto, em particular, Clevane destaca o valor das tradições, dos pequenos rituais que unem a família em torno de um 
fato ou de uma pessoa."
(L P Baçan)

AS PEQUENAS NOTÁVEIS

Memórias de uma trovadora
"Clevane Pessoa fala de tudo isso e muito mais neste precioso e-book, em que chama a trova de 'pequena notável'..." 
(A. A. de Assis)

AMAR E AMAMENTAR, ALEITAR E 

DELEITAR, ALIMENTAR TROVAS
A Trova e o Aleitamento Materno. O que eles têm em comum? Indaga Carmen Pio, do Programa Hora da Trova, de Porto Alegre. Clevane organizou e diversos trovadores responderam à pergunta! Confira!  




"Busco amigos verdadeiros , qual o mergulhador em águas profundas, busca a melhores ostras para achar a pérola.O que resta, pode ser lindo qual o abalon, o nácar,a madrepérola, mas jamais terá o mesmo valor..." Clevane Pessoa

POSTAGEM DO BLOG: 

POSTAGEM INDICADA PELA
FLAUZINEIDE MOURA
DIRETORA DE EVENTOS DA SPVA-RN

2 comentários:

  1. Bem, pelo Pessoa já se vê que tenho ascendência portuguesa.também divulgo o mundo lusófono em meus blogs.meu pai, paraibano, com família radicada no RN.
    Meu avô materno também paraibano (já falecidos todos) , radicado no Rio Grande do Norte.
    Sou potiguar e tenho os sobrenomes Câmara-de minha avó materna e Araújo, de meu avô materno.Fiquei agradavelmente surpreendida com essa homenagem e somente hoje, no Domingo de Páscoa de 2010, quase no final desta noite pascal, chequei aqui, em pesquisa via Google.
    Agradeço sobremaneira à flauzineide Moura e à Ceicinha Câmara por essa homenagem.Espero divulgar vocês também , sempre, em meus blogs e mailings.
    Sucessos e fique bem em terras lusas!
    Clevane Pessoa de Araújo Lopes
    Escrevam para clevanepax@gmail.com.br

    ResponderExcluir
  2. Pelo sobrenome, já se vê minha ascendência portuguesa.meu avô materno e meu pai eram paraibanos, radicados no Rio Grande do Norte.Minha avó materna era Câmara, meu avô Araújo.Peklo lado de papai, Pessoa da Silva.
    Chegio aqui hoje, no finalzinho do domingo pascal , não tinha vito essa homenagem e emociono-me.Agradeço á Flaluzineide pela indicação e à Ceicinha Câmara por postar meus e-books e biografia.
    Poeta quer ser lido...
    Espero retribuir em meus blogs em mailing, tanta delicadeza.E desejo que a Ceicinha fique muito bem , com alegria e em paz em terras lusas.Um de meus sonhos é ir a Portugal.
    Meu e-mail:clevanepax@gmail.com
    Um de meus blogs:http://filtrodesonsesonhos.blogspot.cm
    Grande abraço sincero, penhorado e agradecido :
    Clevane

    ResponderExcluir

Seu comentário será bem vindo!