NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

sexta-feira, 26 de março de 2010

NOTÍCIAS CULTURAS E AFETOS LUSÓFONOS

» Países da CPLP debatem em Brasília o futuro da Língua Portuguesa
Começou ontem (25-03) no Palácio do Itamaraty, em Brasília, a Conferência Internacional sobre o Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial.


Estiveram representados os oito países de língua oficial portuguesa – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. O objectivo é examinar as oportunidades e definir os instrumentos que valorizem cada vez mais o nosso idioma.


Além dos oito países da língua portuguesa, foram convidados o Senegal, a Guiné Equatorial e as Ilhas Maurícias, na qualidade de Estados observadores associados.




A sessão inaugural da Conferência está marcada para hoje, às 9h, no auditório do Palácio. O evento prossegue até quarta-feira da próxima semana (31) com reuniões da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) divididas em duas etapas.
A primeira, de hoje até sábado, constituirá ocasião para debate, intercâmbio de ideias e troca de experiências entre representantes da sociedade civil dos Estados membros da CPLP, com a participação de delegações governamentais dos países da Comunidade.
Já a segunda etapa da conferência, dias 29 e 30 , consistirá de reuniões das delegações governamentais dos países da CPLP. Os Estados membros discutirão propostas passíveis de integrar um programa de acções da Comunidade para cumpriros objectivos traçados pelos Chefes de Estado e de Governo da CPLP na “Declaração sobre a Língua Portuguesa” (VII Cimeira, Lisboa, 25 de Julho de 2008).


Para o último dia, 31 de Março, está marcada uma Reunião Extraordinária do Conselho de Ministros da CPLP, durante a qual serão debatidas estratégias e acções para a projecção da língua portuguesa, com vista à formulação de recomendações à próxima Cimeira da Comunidade, marcada para a capital angolana, Luanda, em 2010, onde os resultados dos trabalhos em Brasília serão analisados pelos Chefes de Estado e do Governoda CPLP.


A Conferência Internacional sobre o Futuro da Língua Portuguesa no sistema Mundial e a Reunião Extraordinária do Conselho de Ministros da CPLP serão co-presididas pelo Brasil, como país-sede, e por Portugal, como actual presidente da Comunidade.


Paralelamente à Conferência Internacional, será organizada uma Semana Cultural da Língua Portuguesa, cuja programação inclui uma exposição intitulada “Língua Viagem – em português todos se encontram”, mostra de cinema, apresentações musicais e encontros de escritores, com participação de todos os Estados membros da CPLP.


A exposição sobre a língua portuguesa estará patente ao público no Palácio Itamaraty e os demais eventos irão decorrer no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!