NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

sábado, 27 de março de 2010

AGENDA CULTURAL - PORTUGAL

» Lagos vira "fashion" para promover comércio


ACRAL promove comércio tradicional de 2 a 4 de abril.

Atrair o maior número de pessoas ao comércio tradicional da cidade de Lagos, Algarve, é o objetivo da campanha que a Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve (ACRAL), realiza entre 02 e 04 de abril, naquela cidade.



Entre as iniciativas agendadas destaca-se o "Stock Out", uma feira que oferece, a preços baixos, entre outros, produtos como vestuário, calçado e artigos de decoração, e o "Lagos Fashion", um desfile de moda para promover os produtos dos comerciantes locais.


Os eventos decorrerão no Pavilhão Municipal de Lagos, entre as 15:00 e as 23:00



» Pintor brasileiro quer entrar para o Guiness em Quarteira



A partir deste sábado, 27 de Março, e até 18 de Abril, vai estar patente ao público na Galeria de Arte da Praça do Mar, em Quarteira, a Exposição de Pintura de Fernando Rocha. 


Uma das curiosidades desta iniciativa é o projecto do artista em entrar para o Guiness.
A ideia deste brasileiro, cujo nome artístico é “La Mancha”, é pintar ao vivo durante a exposição. O artista propõe em 30 dias pintar e expor diariamente cerca de 10 novos quadros o que somará um total de 300 obras. A prova será gravada 24 horas através da internet e transmitida ao vivo.
Os trabalhos serão executados num estúdio de modo a que se possa acondicionar câmaras web, as quais estarão ligadas entre si. Será realizada uma distribuição simultânea de imagem na rede.
Pintura, espatulada, aerografia, serigrafia, xilografia, entre outras, serão as técnicas utilizadas, sendo que todos os processos serão manuais. Quanto aos estilos, “La Mancha” propõe retratos, realismo, impressionismo, expressionismo, abstraccionismo, surrealismo, figurativo, estilo académico, entre outros.
A Câmara Municipal de Loulé apoia esta iniciativa, através da cedência do espaço da Galeria Praça do Mar, em Quarteira, que será o ponto de partida de tentativa do recorde.
O objectivo de Fernando Rocha é, no prazo de dois anos, pintar 13.500, o que significa 13 quadros ou desenhos diários, ultrapassando o recorde obtido pelo pintor espanhol Pablo Ruiz.
Nascido em 3 de Abril de 1959 em Recife Brasil, Fernando Rocha é desenhador, serigrafista, aderista, artista plástico. 
Entre 1984 e 1988, trabalhou na TV Globo - Brasil, como Aderecista e Artista Plástico. Fez Desenho Publicitário para diversas empresas do Recife.
Entre 1990 e 1997, instalou-se em Minorca, Espanha, como serigrafista, onde também trabalhou na Televisão Local, e desenvolveu também trabalho gráfico.
Entre 2002 e 2003, instalou-se em Portugal e participou nos Ateliers de Pintura do CACE – Centro de Arte e Cultura de Estói.
Tem trabalhos vendidos a coleccionadores particulares nos Estados Unidos, Suíça, Holanda e Portugal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!