NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

terça-feira, 16 de março de 2010

OLHAR ATENTO COM A NATUREZA

ESTOU VIVENDO NO CORAÇÃO 
DE UMA DAS ÁREAS MAIS 
RICAS DE PORTUGAL, 
EM TERMOS DE FAUNA E FLORA 
"PARQUE NATURAL 
DO SUDOESTE ALENTEJANO 
E COSTA VICENTINA"

Gosto muito de fazer caminhadas e como boa observadora que sou, aproveito para ficar em alerta com meus sentidos e confesso que já tive belas surpresas, como por exemplo, uma cegonha sobrevoando sobre à casa onde morava naquele momento.


Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina localiza-se no litoral do sudoeste de Portugal Continental, no sul do litoral alentejano e no barlavento algarvio em redor do Cabo de São Vicente.

Mapa do Parque Natural do Sudoeste 
Alentejano e Costa Vicentina

Abrange o litoral à partir da ribeira da Junqueira em São Torpes até praia de Burgau, com uma extensão de 110 km, numa área total de 74 414,89 hectares.
Na área do parque encontram-se diversos tipos de paisagens e habitats naturais e semi-naturais, tais como arribas e falésias abruptas e recortadas, praias, várias ilhotas e recifes (incluindo a ilha do Pessegueiro e um invulgar recife de coral na Carrapateira), o cabo Sardão, o promontório de Sagres e Cabo de São Vicente, sistemas dunarescharnecassapais, estepes salgadas, lagoas temporárias, barrancos (vales encaixados com densa cobertura vegetal), etc.
O clima é mediterrânico, mas com forte influência marítima. Os invernos são pouco frios e os verões são frescos.
O regime de ventos é um importante fator no clima da região. Os ventos dominantes são os de norte e noroeste. Os ventos de sudoeste são significativos em Sagres e Vila do Bispo em Janeiro e Fevereiro. No verão são frequentes ventos fortes carregados de humidade.
O parque é uma área de passagem para aves planadoras e para ospasseriformes migradores transarianos, nas suas deslocações entre as zonas de invernada em África e de nidificação na Europa.
A nidificação em falésias e arribas marítimas é uma característica da área do parque, com destaque para a cegonha-branca.

Cegonha Branca. Nome binomial (Ciconia ciconia)

Portugal é único local do mundo em que as cegonhas nidificam nos rochedos marítimos.
A cegonha adulta pode atingir a altura de tanto quanto 1,2 m, medindo quase 1,2 m de comprimento do corpo, com uma magnífica envergadura das asas, que podem estender-se até 2 m. Seu longo bico vermelho, amplo na base e pontiagudo, é usado pela cegonha para buscar no lodaçal rãspeixes ou pequenos répteis. Além de pequenas criaturas aquáticas, alimenta-se de gafanhotos e locustas, e pode também recorrer a carniça, ou seja, tem uma alimentação bastante variada. Baseia-se especialmente em pequenos animais que são capturados vivos. Inclui insectos, vermes e pequenos vertebrados ( mamíferos, peixes, repteis e anfíbios ). Para além disso, as Cegonhas recorrem também com alguma frequência a desperdícios gerados pelo Homem e que são obtidos em lixeiras.

Localização dos ninhos : As Cegonhas brancas podem instalar os seus ninhos em árvores, falésias e num vasto leque de estruturas artificiais ( telhados, chaminés, postes de electricidade ). Podem criar isoladamente ou formar colónias, por vezes em associação com outras espécies de aves nomeadamente garças.

A época de reprodução estende-se de meados de Março a princípios de Abril. As paradas nupciais são bastante elaboradas. O comportamento mais característico consiste em bater ruidosamente com o bico inclinando a cabeça para trás. Esta acção é efectuada pelos dois sexos e ocorre quando as aves estão pousadas no ninho. Estes são defendidos de forma bastante aguerrida contra potenciais rivais.

O ninho é uma estrutura bastante grande composta por ramos entrelaçados e é utilizado em anos sucessivos. Na sua construção participam ambos os membros do casal. O trabalho é começado pelo primeiro a regressar na primavera, normalmente o macho, podendo ficar pronto em apenas 8 dias.

 A Cegonha branca em Portugal : É sobretudo uma espécie de ocorrência estival no nosso País, passando o Inverno no continente Africano. Apesar disso, muitas delas podem permanecer entre nós ao longo de todo o ano, especialmente no sul. As aves estivais começam a regressar de África em finais de Novembro e começam a partir em meados de Julho. As Cegonhas brancas podem considerar-se relativamente comuns em Portugal. No entanto, nem sempre foi assim. Até meados dos anos 80 a espécie passou por um período durante o qual a sua população diminuiu bastante. Atualmente pode dizer-se que estamos a assistir a uma fase de recuperação. Em 1994, a população Portuguesa foi estimada em 3302 casais, a maior parte dos quais localizados na metade Sul do País. Como já foi referido, um número aparentemente crescente de indivíduos passa o Inverno em Portugal. Para além das aves locais, a população invernante inclui também aves procedentes do resto da Europa.


Acabo este relato, constatando o seguinte:
"VIVO NUM FORMOSO PEDAÇO DE TERRA"
QUE ACOLHEU-ME COM TODO CARINHO!

AMO-TE,  VILA DO BISPO!


Um comentário:

  1. ...fico profundamente emocionado ao ver uma "estrangeira" gostar tanto desta terra como eu. Uma "estrangeira" que ama esta linda terra mais do que muitos dos seus habitantes de sempre. Isto deve-se a esta terra ser mesmo maravilhosa e cativante. Eu sinto-me fascinado por Vila do Bispo e tenho muito orgulho em passar a minha vida toda rodeado desta magia... assim como esta "estrangeira" que não é mais estrangeira mas sim uma cidadã de Vila do Bispo que foi aceite e acolhida, por esta terra, com muito carinho.
    Sinto-me feliz por partilhar esta terra contigo... deviam haver mais pessoas como tu a viver em Vila do Bispo. Beijo para ti Ceicinha

    ResponderExcluir

Seu comentário será bem vindo!