NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

domingo, 7 de março de 2010

HOMENAGEM AO WALTER LUZ

Com muito orgulho,


indicado pelo meu amigo:


Múcio Vicente 


(ator,diretor,dramaturgo e  cearamirinense)


apresento-vos,


meu conterrâneo,


artista plástico:


JOSÉ WALTER BANDEIRA DA LUZ


Natural de Ceará-Mirim, artista plástico a 10 anos, é professor de desenho e pintura em tela no Serviço Social do Comércio - SESC e na CENTRAL DO TRABALHADOR em Natal e integrante da União dos Artistas Plásticos - UNAP em Mossoró.

No blog: http://wwwmuciovicente.blogspot.com/ , Múcio Vicente descreve a casa do Walter com olhar de admiração ao trabalho feito com criatividade e conhecimento de arte deste artista: "...visitei a casa mais interessante de Ceará – Mirim,  falo da casa do artista que mais brilha no Estado do Rio grande do Norte, seu nome já diz tudo - Walter luz." 
complementa: "Luz de: idéia, sabedoria, luminosidade e conhecimento." 

Walter é um artista que cresce a cada dia que passa; Inovador, esbanjador de criatividade, simples, fino e educado é um fenômeno das Plásticas.

Walter Iluminado , foi assim que a Gazeta do Oeste, Tribuna do Norte, Diário de Natal, Litoral e tantos outros meios de comunicações passaram a chamá-lo.

Teve o prazer de receber as lições do artista plástico Mossoroense, Ednaldo Oliveira, a quem ele agradece  a tudo que aprendeu sobre pintura, pois considera-se um autodidata.

Ceará – Mirim está de parabéns porque este artista iluminado, recentemente participou de um concurso de pintura, na Base Naval, em Natal-RN e obteve o  2º lugar.


Tem um estilo de pintura bastante variado: floral, paisagens, mandalas, figurativo, natureza morta e abstrato. Já produziu cerca de 300 obras. Realizou 18 exposições, sendo 08 individuais e 10 coletivas. Em 2007 foi selecionado para o V Salão de Artes durante a Semana da Marinha em Natal. No mesmo ano participou em Mossoró da Semana do Livro, onde ministrou aulas para 50 alunos carentes das Escolas Públicas daquela cidade. Ministra aulas particulares de pintura em tela. 
Nesse trabalho o autor retrata o próprio corpo


Na entrada do Jardim para a casa 
esculturas de Anjos apaixonados (Cupidos) 
que fazem Walter Luz reviver 
maravilhosas lembranças de um passado romântico

Adentrando a sala da casa do Walter, 
damos de cara com uma tela, 
um corpo meio vivo, meio purificado 
em vermelho e dourado

No Jardim, um busto com um pá de asas enormes 
dando liberdade para a imaginação

Na entrada da casa, dois soldados Romanos

como se fossem sentinelas


paisagem realizada pelo artista na lateral de sua casa

" Tenho uma leitura para os meus trabalhos, 
mas  gosto mesmo é de ver o povo fazendo sua própria leitura."
(PALAVRAS DO WALTER)







Residência e Ateliê: Rua Olinto José Meira 878 / Novo Horizonte
Galeria de Arte: Rua Rodolfo Garcia 968

Contatos: (84) 3274-0012 / (84) 9176-9536


"Walter é a luz que reluz a nossa arte."

(MÚCIO VICENTE)





2 comentários:

  1. Parabéns pela homenagem que você fez ao meu sobrinho Walther Luz em seu blog, também meu professor de pintura em tela no SESC. Vi a reportagem que Múcio Vicente fez prá ele em seu blog. Se você permitir gostaria de postar essa matéria no blog de Walther que estou criando.
    Muito Obrigada!
    Abraços transatlânticos!
    Maria Luiza B. da Luz

    ResponderExcluir
  2. Buscava "corpo de luz" no Google quando encontrei essas belas imagens, e fiquei mais uma vez encantada pela riqueza que emana da simplicidade de brasileiros, em especial da região nordeste , pela qual tenho admiração. Beleza Real!

    ResponderExcluir

Seu comentário será bem vindo!