NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

sexta-feira, 26 de março de 2010

NOTÍCIAS DO ALGARVE

» Sagres integra 

"Rota Vicentina" de percursos pedestres

O projecto arranca em Junho deste ano 
e deverá estar concluído em Novembro de 2011.

O município de Vila do Bispo vai integrar o projecto “Rota Vicentina”, que consiste na implementação de uma grande rota de percursos pedestres entre Santiago do Cacém, no litoral alentejano, e Sagres.
O projecto quer desenvolver a região sudoeste como destino turístico de natureza, promovendo a integração da zona no mapa internacional de percursos pedestres, ajudando à recuperação e manutenção dos caminhos e contribuindo para um modelo de turismo sustentável e com valor económico.
A rota vai ter duas componentes: o "traçado histórico", passando pelas principais povoações, e o "caminho dos pescadores", com variantes junto ao litoral.
Repartido pelo Alentejo e pelo Algarve, o projeto é promovido em parceria com as associações Casas Brancas e Almargem, estando previsto ser executado ao longo de 18 meses, entre Junho deste ano e Novembro de 2011.
Entretanto, a Ponta de Sagres é um dos 21 locais de todo o país que está entre os finalistas do concurso “7 Maravilhas Naturais de Portugal”. Segundo defende a autarquia, esta é uma das candidaturas mais fortes entre todos os locais concorrentes de Portugal.

» ARQUIVO MUNICIPAL RECEBE EXPOSIÇÃO DOCUMENTAL “CÓDIGO DE POSTURAS DO CONCELHO DE VILA DO BISPO”

O Arquivo Municipal de Vila do Bispo inaugura a 5 de Abril a exposição documental intitulada "Código de Posturas do Concelho de Vila do Bispo: a disciplina popular na 2ª metade do século XIX”, a qual estará patente até dia 30 de Junho de 2010.Criada através da selecção e estudo de cinco Códigos de Posturas da 2ª metade do século XIX, a exposição traduz parte da realidade social, económica, cultural e política do município, nomeadamente a regulação de aspectos relacionados com a actividade agrícola e comerciale ao mesmo tempo o respeito pelo espaço público-privado.

Organizada pelo Arquivo Municipal, esta exposição pretende mostrar a importância dos Arquivos Municipais, nomeadamente a documentação de natureza histórica, como importantes sistemas de informação, que têm como principal missão preservar e valorizar a memória e identidade das populações. Os Códigos de Posturas traduzem os modos, atitudes e comportamentos da população do Concelho de Vila do Bispo, mostrando igualmente a evolução administrativa e dos agentes e funcionários municipais à época.
A exposição pode ser visitada de Segunda a Sexta-feira, entre as 10h00 às 16h00.



» Mostra de Artistas 

do concelho de Vila do Bispo 

11ª Edição 2010




de 2010-1-23 a 2010-4-18
Sala de Exposição do Centro Cultural de Vila do Bispo
2ª a 6ª-feira: 9h00 às 18h00
Sábado e Domingo: 10h00 às 18h00

Câmara Municipal de Vila do Bispo
  • Artistas de S. Vicente - 23 de Janeiro a 14 de Fevereiro
A exposição mosta um trabalho de cada artista participante no evento.   

  • Pintura - 20 de Fevereiro a 7 de Março 

  • Fotografia, Decoração, Linhas e Pontos Tradicionais - 13 a 28 de Março

  • Pintura e Escultura em Madeira - 3 a 18 de Abril 


» Lançamento do livro 

“Vento Norte ao Sul” 

no Centro Cultural 

de Vila do Bispo

O Centro Cultural de Vila do Bispo recebe, hoje - 26 de Março, pelas 14h30, o lançamento do livro de poesia “Vento Norte ao Sul” de Maria Carolina Arriegas. A apresentação da obra estará a cargo do escritor Manuel Madeira, autor do prefácio.
Trata-se do primeiro livro da escritora que resulta da compilação de poemas que fazem referência ao barlavento algarvio e em especial ao Concelho de Vila do Bispo. De referir, ainda, que a poetisa participou em várias Colectâneas de Poesia de Vila do Bispo, editadas pelo município.
Esta iniciativa surge no âmbito das actividades da Biblioteca Municipal relativamente às Comemorações do Dia Mundial da Poesia e conta com o apoio da Câmara Municipal de Vila do Bispo e da Editora Labirinto.



» Vote na Ponta de Sagres 

para as “7 Maravilhas Naturais de Portugal”!

Ajude-nos a eleger a Ponta de Sagres para 
uma das “7 Maravilhas Naturais de Portugal”, 
cuja votação está decorrer até ao próximo dia 7 de Setembro.

A votação pode ser feita por Internet, (http://www.7maravilhas.sapo.pt/#/pt/votacao) por 
telefone 
através do número (760302714) ou por SMS para o número (68933714). 
A Ponta de Sagres é uma das 21 finalistas à eleição das “7 Maravilhas Naturais de Portugal”, projecto criado pela “New 7 Wonders Portugal” no âmbito do Ano Internacional da Biodeversidade e que tem como objectivo sensibilizar a população em geral para a necessidade de preservar o legado deixada às futuras gerações. Pretende-se assim, eleger os sete monumentos naturais do nosso país, que possuam um ou mais aspectos de raridade ou representativos em termos ecológicos, estéticos, científicos e culturais, sob o mote “Se queremos proteger alguma coisa, em primeiro lugar, temos que saber aprecia-la”. 


Os 21 concorrentes foram escolhidos por 21 profissionais de várias áreas, como o jornalismo, o ambiente e a arte. Recorde-se que no início de Janeiro foram apresentadas 323 candidaturas, tendo, posteriormente, a organização seleccionado 77 candidatos. A lista final de nomeados será elaborada por um painel de especialistas convidados pela “New 7 Wonders Portugal” e o anúncio dos vencedores terá lugar na Lagoa das Sete Cidades, em S. Miguel, nos Açores, a 11 de Setembro de 2010. 










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!