NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

sábado, 20 de março de 2010

REPENTISTAS: CAJÚ E CASTANHA


 Caju e Castanha 

É uma dupla brasileira de embolada, naturais de Recife, estado de Pernambuco.
São considerados, por muitos “a cara do Brasil” pela sua história de vida, honestidade, humildade, simpátia e sobretudo talento.

Essa dupla nordestina composta por tio e sobrinho, começou com os dois irmãos, que após muito suor e luta, conseguiram um lugar ao sol, na cidade de São Paulo, com a ajuda dos radialistas Mano Veio e Mano Novo, e do cantor e compositor Teo Azevedo.
Em 1997, a história da dupla foi contada no documentário "Som da Rua - Caju e Castanha", uma co-produção da TVE Brasil, que estão  mostradas nos vídeos à seguir. 

Ficaram conhecidos além dos limites da música regional através do documentário "Nordeste: Cordel, Repente, Canção", realizado pela cineasta Tânia Quaresma. Eles também ganharam uma citação de Lenine na abertura da canção "A Ponte".

Após se apresentarem no festival "Abril pro Rock", ampliaram seu público, conquistando uma nova geração de fãs.





Foram em 2006 indicados pra o famoso Premio Grammy Latino, com o CD Andando de Coletivo,lançado pela Gravadora Trama.
No ano de 2002, essa dupla participou do documentário " A Saga de Castanha e Caju contra o Encouraçado Titanic ", dirigido por Walter Salles, que concorreu ao Cannes daquele ano. O cineasta tem um enorme carinho pela dupla!


Eles tem muita aceitação na mídia brasileira por causa do carisma e simplicidade, e foi por esse mesmo motivo que resolvi fazer está pequena homenagem e escrever este humilde resumo. Espero que gostem!

Um comentário:

  1. Sou filha de nordestino e fã da dupla Castanha e Caju e que aprendi a gostar e respeita-los pela coragem.

    ResponderExcluir

Seu comentário será bem vindo!