NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

sexta-feira, 12 de março de 2010

Lançamento Livro Maria João Neves


» Maria João Neves apresenta livro sobre raciovitalismo-poético em Faro, Algarve.


O Pátio das Letras, em Faro, acolhe no próximo domingo, 14, pelas 16:30 horas, a apresentação do livro «RVP – Raciovitalismo-Poético Prática Filosófica do Quotidiano», de Maria João Neves. 





A docente do Instituto Superior Dom Afonso III (INUAF), de Loulé, aborda neste volume o método de aconselhamento filosófico criado por si, no qual se destaca a análise fenomenológica de sonhos. 




Maria João dos Santos das Neves nasceu em Moçambique em 1971 e doutorou-se em Filosofia em 2002, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa com uma tese intitulada «Passagens sobre o pensamento da filósofa espanhola contemporânea María Zambrano». 


É professora auxiliar do INUAF desde 1999, onde tem leccionado nas áreas da Ética e Estética, escrevendo com regularidade para revistas científicas nacionais e internacionais. 


A sessão de apresentação do livro vai contar com uma apresentação de Adriana Moreira, um momento musical com Luís Conceição e leituras por Conceição Santos. 

SOBRE O LIVRO:


Livro Método RVP - Prática Filosófica no Quotidiano







"A decisão de procurar uma aplicação prática e quotidiana para a filosofia deveu-se a uma urgência interior. Inspirado na filosofia de María Zambrano, o método de aconselhamento filosófico RVP© (Raciovitalismo Poético), pretende, como o próprio nome indica, colocar a razão ao serviço da vida e proporcionar à pessoa uma visão mais transparente de si própria por forma a permitir encontrar uma solução para os problemas que a atormentam. Os seis fragmentos de espiral do Método RVP© - circunstância; corpo; sensibilidade; entendimento; ser recebido; sonho - procuram dar conta da pessoa na sua complexidade, acolhendo-a de uma forma holística. Deste modo abre-se a possibilidade de harmonizar partes de si que por vezes se vivem de forma desencontrada: o que penso; o que faço; o que sinto. Este desencontro origina desgaste e sofrimento. O método RVP© constitui-se em facilitador do equilíbrio, em catalisador da desejável harmonia entre os fragmentos de espiral que compõem a pessoa. O livro integra ainda a Análise Fenomenológica de Sonhos como um dos aspectos mais eficientes desta prática."



Não esquecer, dia 14 de Março de 2010 - 16:30h, em Faro, na Livraria Pátio de Letras, lançamento oficial do Livro: Método RVP (Raciovitalismo Poético, Prática Filosófica no Quotidiano).






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!