NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

sábado, 2 de outubro de 2010

Vila do Bispo assinala comemorações do Centenário da República

No âmbito das comemorações do primeiro centenário da Implantação da República, que se celebra, no próximo dia 5 de Outubro, a Câmara Municipal de Vila do Bispo preparou algumas iniciativas para celebrar essa efeméride que irão decorrer de 4 a 6 daquele mês.


Assim, para o dia 4, está agendada, para as 14h30, uma Sessão de Esclarecimento, no Auditório da Escola EB 2,3 de São Vicente de Vila do Bispo intitulada “Portugal e a Implantação da República”, destinada aos alunos dos 8.º e 9.º anos. No dia 5 está previsto uma Sessão de Esclarecimento no Auditório do Centro Cultural de Vila do Bispo, intitulada “A Implantação da República: factos e curiosidades”, destinada à população em geral e com início às 15h00 – consistindo numa exposição oral do tema, acompanhada da exibição de diapositivos. No dia 6 irá realizar-se uma visita aos Jardins-de-infância e Escolas do Ensino Básico do 1º Ciclo com elementos da Guarda Nacional Republicana em acção de sensibilização e apresentação de diapositivos sobre o papel e a história da GNR, instituição criada com a implantação do Regime Republicano.
Recorde-se que a Implantação da República Portuguesa foi o resultado de um golpe de estado organizado pelo Partido Republicano Português que, no dia 5 de Outubro de 1910, destituiu a monarquia constitucional e implantou um regime republicano em Portugal.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!