NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

domingo, 10 de outubro de 2010

ELEIÇÕES DO BRASIL EM LISBOA

Eleitores brasileiros enfrentaram longas filas em Portugal.

Foto: Jair Rattner


Os eleitores brasileiros que votaram em Lisboa no domingo (03-10)  enfrentaram longas filas e atrasos na hora da votação.
Muitos eleitores deixaram para pegar o seu título de eleitor novo no mesmo dia da votação, o que provocou atrasos. Além disso, alguns sequer sabiam o local correto onde era feita a votação.
A capital portuguesa é o segundo local no exterior em número de votantes, com 12.348 – fica apenas atrás de Nova York. Cerca de 200 mil pessoas votam no exterior.
Uma fila com cerca de 400 pessoas formou-se para retirada do título de eleitor, na entrada da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, onde ocorreu a votação.
“Eu cheguei aqui às 10h15, já são 10h55 e ainda estou na fila. Eu não esperava por isso. Tenho que trabalhar daqui a pouco. Fui na embaixada hoje e só lá fiquei sabendo que a votação foi transferida para cá”, contou à BBC Brasil o motorista de caminhão Jarbas Oliveira, de Coronel Fabriciano, Minas Gerais, há dez anos em Portugal.A carioca Janete Ribeiro reclamava da confusão.
“Isso é a pior coisa que já vi; um tumulto. Quando chegamos, ainda tivemos que trocar o título de eleitor”, afirmava a empregada doméstica, há 18 anos em Portugal.
Segundo o cônsul do Brasil em Lisboa, Renan Paes Barreto, o motivo dos problemas é que os eleitores não haviam retirado seus títulos antes da votação.
“Houve um grande número de eleitores que transferiu seus títulos para Lisboa, até maio. Os títulos estavam no Consulado para serem retirados desde junho. Só que muitos vieram pegar só hoje”, explica.

Reportagem da BBC

FONTE: LIMIANO41



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!