NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

domingo, 3 de outubro de 2010

MEU AMIGO PORTUGA: SILVINO POTÊNCIO, ENVIA-ME A "ORAÇÃO DO AMIGO E LEITOR"

SILVINO POTÊNCIO
Português Transmontano,
de Mirandela,
radicado em Natal/RN.

Minha Cara Amiga Poetisa da Terra dos Verdes Canaviais Potiguares!
Pela sua ultima mensagem posso ler que, também voismecê está impedida de votar (mera força de circunstâncias) e por isso lhe mando aqui uma "alegoria" de minha autoria que, suponho possa ser divulgada através da sua página!...
Como a minha impressora gastou toda a impressão que eu tinha ... então eu resolvi imprimir estes "santinhos" AQUI PELA INTERNET... pode ser?
Veja o anexo e se não conseguir abrir então leia aqui mesmo.
Muito obrigado e boa peregrinação... melhor dizendo!... BOA E LEIÇÃO
 de cidadania...

CAPELA DE NOSSA SENHORA DO VENCIMENTO!!!
CAMINHOS POR DE TRÁS DOS MONTES
 O NOVO SANTUÁRIO DOS PORTUGUESES NÃO EMIGRANTES


De: Silvino Potêncio,

Hoje recebemos aqui uma mensagem do nosso Amigo e Leitor (não confundir com “e leitor” mesmo sendo hoje dia nacional das eleições) O Ti Zé Maia, que veio mesmo a propósito!... e o assunto ficou à mão de semear! - Falta saber o que é que vamos colher, porque... terra onde não há pão... todo mundo vai comprar fiado!
 O Problema maior virá na data do Vencimento!

Cuidado!... Amigo Ti Zé Maia!... as palavras são instáveis! - Elas são o que são, dizem o que querem e recebem o que não querem. Dão aquilo que podem e tiram tudo o que não podem, veja:
- cada vez que recebemos a factura para pagar, a primeira coisa a verificar é o vencimento! - Cadê o vencimento?!... dizem os Brasileiros que falam Português.
- e aonde eu vou receber o meu vencimento dizem os Portugueses (só os que trabalham!)... como é que vou pagar se ainda não recebi o vencimento!?...carago!... isto tá p’la ora da morte!...
- Por outro lado, e como todos os Portugueses da política já teem o prazo vencido, falta perguntar aos homes do Poleiro qual é a data do vencimento deles?!
Cautela!... Amigo Ti Zé Maia, porque; se voismecê for lá à capela de São Vencimento, que fica ali p'rós lados de São Martinho da Anta, aonde nasceu o aborto da natureza que é especialista em abortar tudo o que seja naturalmente bom para os outros, ELA a sua “cautela do penhor”, ... ela pode já estar vencida!... e aí os juros são bem mais amargos!...
Olhe!... tome cautela porque voismecê corre até o risco de ir lá peregrinar a São Vencimento mas na volta perde a cautela e perde o bem que lá foi penhorar!
Enfim... eu lhe agradeço por me mandar esta fotografia da minha região das sempre queridas e adoradas Terras Altas... porque isso me poupa mil palavras e por isso eu já lhe devo algum vencimento, e... olhe... façamos o seguinte!
 Vamos seguir o exemplo de Santo Expedito e da Santa Rita de Cássia a ela a factura antes de ele chegar ao VENCIMENTO!
É AXIM:
- Voismecê manda imprimir 100.000.000 santinhos (CEM MILHÕES DE SANTINHOS) iguais a este, e depois os distribui de graça pela internet!...
- Ah sim!... Santinhos são aquelas imagens que se imprimem naqueles pequenos papelotes em períodos de eleição, em ambientes de festa, e... sobretudo quando não se tem a banda larga para fazer publicidade.
Os candidatos ao poleiro eles sempre reservam uma quantia extra, que pagam no dia de São Nunca à Tarde, depois das Avé-Marias, para imprimir estes santinhos!...
E... que depois da eleição, ou da peregrinação a determinados locais públicos, ficam todos espalhados pelo chão a emporcalhar a via pública... a mostrar toda a porcaria que se prometeu e não se pagou no devido “vencimento”!
Atenção!... quantos mais “vencimentos” voismecê visitar, mais perdão há-de ter quando chegar ao local designado por “Quinto dos Infernos”!

Ah sim!... e para pagar as promessas, não se devem levar velas de cera, e sim apenas Velas Electrônicas, Velas Digitais, Velas Nanotecnológicas, Velas de Ignição, Velas de Peregrinação Nacional mas... TODAS com um prazo de validade certificado pelo ASAE... (entenda-se: ASSISTENCIA SOCIAL AOS ENDIVIDADOS) feitas na divisa entre A Galicia dos Galegos, e a Galicia dos sem Terra, dos sem VENCIMENTO quais sejam; Transmontanos, Minhotos, Durienses (são aqueles que estão mais duros que um papo-seco depois de três meses exposto ao sol,no deserto de Al Ku Chete) e outros imigrantes que trabalham que nem Galegos para sobreviver nos dias de hoje!

Eis aqui a oração “milagrosa”;  queremos dizer que tanto podem ser impressos milhares de santinhos como em grosas:


- Avé Maria Senhora do Vencimento!!!...

Vós que estais no alto do Monte...
- a olhar esta minha calamidade!
Daí-nos o vosso perdão pela fé da minha tão grande ingenuidade...
Acreditei que a política era uma eterna benesse,
- e estourei tudo em pagodes e farras que o corpo nem merece!
Eu que te prometi o Céu,
- a Lua de Saturno e até Marte,
Eis me aqui p’atamar!!!...
 - E aqui me deito aos teus pés,
 Minha Grande Mãe Filha Da P... átria!!!,
Tu  que me puséstes no mundo da amargura de partir para a emigração eternamente,
 aqui tens o meu vencimento, o meu Holerit, o meu contra-cheque... o meu soldo! Que Deus te pague!
- Que eu estou sem trocado!... à Mãe!!!...
'''''.
Aviso aos peregrinos!!!
-  É obrigatório chegar ao Santuário pela Linha do Tua!... só assim a Tua Graça será concedida de graça.
 - Nunca rezar antes de tirar as “botas” e mergulhar as peúgas na beira do Rio Douro ali na esquina do Peso da Régua com o afluente do Rio Tua.
- Dar uma volta e meia em torno da capela, com os pés dentro das botas com as brochas de ponta virada... p’ra sola dos pés.
-  Depois de molhar as peúgas e lavar os pés,... então pode seguir ladeira acima até chegar ao Alto da Serra do Marão (O MAR ÃO...é um Mar grande que já não tem água, porque ela correu toda para apagar os incêndios que se fizeram nos últimos anos no Mar da Palha)... também com este calorão, não admira nada que os governantes tenham utilizado a política sempre quente de tratar todos os “vencimentos” a Ferro e Fogo!  

Nota do Autor: dedicamos esta “oração” a todos os Vencimentos, melhor dizendo, a todos os Vencidos... vendo bem!...eu  acho que é melhor dedicarmos a “oração” a todos os Funcionários Públicos Honestos que ainda conseguem ter vencimento, no Recto ângulo, depois das últimas medidas de “AUSTERIDADE” decretadas pelo “Bruxo Elas”  porque...lembrem-se!!! -  “ o que não tem remédio... vá Lá ao Santuário da Senhora do Vencimento, e encomenda uma dúzia deles à Senhora dos Remédios, que fica ali perto, do outro lado da margem esquerda do Rio Douro, lá em Lamêgo!

Deixamos um abraço a todos e BOA PEREGRINAÇÃO! 
Silvino Potêncio Emigrante Transmontano - o Home de Caravelas de Mirandela

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!