NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Vila do Bispo apresenta nova Identidade Corporativa

PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL
DE VILA DO BISPO
"ADELINO SOARES"
APRESENTANDO NOVA IDENTIDADE

O Município de Vila do Bispo tem, desde o dia 28 Setembro, uma nova identidade corporativa. A nova imagem substitui assim a antiga e tem como objectivo rejuvenescer, modernizar e acima de tudo inovar, apostando na diferenciação qualitativa.
A nova identidade corporativa, cuja concepção esteve a cargo do designer Samuel Nunes, visa capacitar o município com um projecto de comunicação que possa ser desenvolvido de forma integrada e coerente através de uma imagem colectiva inovadora, com capacidade de transmitir e narrar uma história para o contexto do território.
Outrora conhecido como o celeiro do Algarve e a terra dos cinco moinhos, hoje o concelho é ainda conhecido pela riqueza do seu vasto património ao longo das suas cinco freguesias. Da relação do número 5, também com a bandeira Portuguesa (as cinco Quinas e os sete Castelos - número pelo qual cada elemento é constituído), surge o mote para o desenvolvimento do conjunto e de cada um dos cinco elementos simbólicos e temáticos apresentados a branco.
Individualmente, cada uma destas representações gráficas foi realizada recorrendo ao mesmo conjunto de 7 elementos simbólicos, (7 castelos e 5 quinas). Elementos simbólicos esses, que na sua essência nos remetem para todo um universo natural do cerealífero ao aquático, do florífero ao ambiental.
Os 7 elementos constituem - 5 símbolos que representam - 5 Temáticas principais, 5 Géneros de Património, que importa proteger, preservar e divulgar.
O escudo presente na nova imagem representa essa necessidade, desejo e vontade de proteger um bem precioso de todos e o que de mais valioso o município tem para oferecer, o vasto Património: Histórico, Natural, Tradicional, Ambiental e Religioso, evidenciado pela cor vermelha. Cor efectivamente associada ao dinamismo, à conquista, à força, ao calor, à coragem, à emoção e muito particularmente à paixão.
No conjunto, o logótipo representa a paixão por estes valores, pela vontade de descobrir para proteger e preservar todo o património principalmente o mais emblemático.
Em suma, a nova identidade resulta inovadora, atemporalmente rica e contemporânea, apoiada em consistentes e poderosos traços históricos. Todo o contexto e simbologia surgem ainda reforçados pelo requintado trabalho aplicado à tipografia e pela frase slogan através do potencial de desdobramento desta, “o Centro das Descobertas”.
A partir de hoje, a nova identidade corporativa surgirá de forma progressiva, em todos os suportes comunicacionais do município, quer sejam site, economato, veículos entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!