NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

ESCOLA VOVÓ MULATA, LOCALIZADA EM JOÃO CÂMARA/RN, FEZ VISITA DE ESTUDO NO VALE CEARÁ-MIRIM/RN.

Professor Gibson Machado, 
com os alunos da Vovó Mulata,
em visita, ao que resta
 do Museu Nilo Pereira.

Em 26 de outubro de 2010 a Escola Vovó Mulata, localizada na cidade de João Câmara, visitou Ceará-Mirim com uma turma do 9º ano. Fui solicitado pela coordenadora pedagógica da escola para recepcionar e acompanhar (voluntariamente) a turma durante a visita.
O objetivo da aula de campo era o desenvolvimento da economia canavieira no vale do Ceará-Mirim, que está sendo estudado na escola para a apresentação durante a feira de conhecimentos que se realizará em 12 de novembro próximo.
O percurso da viagem foi iniciado pelo primeiro engenho de Ceará-Mirim, o Carnaúbal, fundado por volta de 1840 pelo português Antonio Bento Viana.
A segunda parada foi nas ruínas da casa grande do Guaporé. Ali os alunos desceram e visitaram o velho casarão. É impressionante como o descaso com aquele solar chama a atenção de todos que o visitam. Os adolescentes ficaram indignados com o cenário tenebroso que viram: sujeira, destruição, indícios de magia negra, um verdadeiro abandono de um patrimônio tão importante para a memória de Ceará-Mirim.
Visitamos outros engenhos como o Verde Nasce e o Mucuripe e, infelizmente, não tivemos acesso às suas dependências.

Visita ao Engenho Verde Nasce

Dentro de nossas limitações fizemos o máximo para proporcionar àqueles jovens um dia onde puderam conhecer novos fragmentos históricos que ajudaram na construção de nosso Estado e, também, de nossas cidades.
É muito triste fazermos uma viagem com estudantes ou visitantes pelos pontos históricos e não termos como recepcioná-los em equipamentos apropriados para isso.

O grande historiador Gibson Machado
dando aula sobre o vale cearamirinense
e os alunos muito atentos!

É difícil contar a história de nossa cidade se o que temos para mostrar como testemunhos, são ruínas, sujeira, abandono, descaso, falta de estruturas, em fim, nada agradável aos olhos de quem nos visita.
Há prova mais concreta do abandono de nossa memória é o painel pintado por José Lemos que se encontra encostado à parede da antiga estação há um ano, exposto a todas as intempéries do tempo e, também, ao vandalismo.
Sei que é muito difícil recursos para esse “fim”, mas, o mínimo que poderíamos fazer, era acondicioná-lo num lugar protegido, na esperança de restaurá-lo no futuro, senão, terminará como o primeiro painel pintado pelo espanhol em 1904, que está “dobrado” e “jogado” ao ar livre, no dique onde lava os carros da igreja. Esse painel tinha sido coberto de jornais e guardado dentro da matriz!!! Esse painel teria 106 anos se tivesse sido conservado.
Meu amigo Waldec, diretor da Fundação Nilo Pereira, é um “exímio” restaurador de importantes obras em igrejas de todo o Nordeste, principalmente, na cidade de Salvador. Sua experiência e profissionalismo nessa área, o autoriza a iniciar uma mobilização para buscarmos meios para as restaurações dos três painéis do teto da igreja. 

Painel do coração de Jesus,
prova do abandono!

Sei que a matriz passa por muitas dificuldades e o novo vigário não tem condições de manter todos os serviços de que o templo necessita (com muita urgência). Então, a sugestão é de que juntemos todos os artistas (que são muitos) e arregacemos as mangas para iniciarmos o processo de restauração daqueles painéis, inclusive, podemos contar, ainda, com o autor das obras, meu velho amigo, José Lemos.

Primeiro painel pintado pelo espanhol em 1904,
completamente destruído.

Nosso grande problema é reclamar do que achamos que está errado, no entanto, ninguém se coloca à disposição para dar o primeiro passo em busca da salvação desses patrimônios culturais, ou sugerir soluções “viáveis” e “possíveis” para resolver a questão. Taí o mote: Quem dá o primeiro passo??? Eu dou: se cada um de nós levarmos o pincel e a tinta, acho que é possível fazer um grande “estrago”... Melhor que deixá-los abandonados no iminente estado de deterioração como estão atualmente.
É importante pensarmos em 2014, ano da Copa do Mundo. Ceará-Mirim é a cidade mais importante da Grande Natal. A única que tem todos os equipamentos turísticos para recepcionar aqueles que visitarão Natal: Litoral belíssimo e atraente pelos seus recursos naturais como olheiros, lagoas, praias, dunas, florestas. Turismo Cultural... somos a única cidade do Estado do RN que têm os quatro mais importantes autos populares: Boi de Reis, Pastoril, Cabobolinhos e Congada, todos fazendo referências à miscigenação pluriculturais de nossas raízes, ora fazendo louvações ao menino Deus (pastoril), ora fazendo bailados, danças e dramatizações referentes as tradições indígenas e encenações de lutas medievais entre mouros e cristãos através da congada do Congo de guerra, dança folclóricas de raízes europeias e africanas, principalmente, africana, quando fazem encenações de guerra entre a rainha jinga (soberana) africana contra seu irmão Henrique Cariongo e, finalmente o turismo histórico através dos casarios e engenhos.
Quando os paineis foram substituídos em 1956 Milton Varella - dono do engenho Igarapé - se ofereceu para trazer e patrocinar (como sempre fazia nas obras da matriz) um amigo do Rio de Janeiro para pintar os novos painéis. O vigário da época,Celso Cicco, valorizando o artista da terra, recusou a oferta e mandou Julio Lemos e seu filho Jose Lemos fazerem o serviço. O amigo de Milton Varella era artista Cândido Portinari!!! Eu pergunto: Se os painés fossem obra de Portinari será que estariam abandonados??? Bom pra refletir. 

(TEXTO e IMAGENS: Gibson Machado).

5 comentários:

  1. Oi Ceicinha, obrigado por ajudar a divulgar nossas lutas e perplexidades... Ceará-Mirim clama por dias melhores... Não percamos as esperanças...bjs.

    ResponderExcluir
  2. colegio bom e assim mesmo

    ResponderExcluir
  3. vou estudar ai comaça dia 04/02/2013

    ResponderExcluir
  4. eu estudo no vovo mulata!

    ResponderExcluir

Seu comentário será bem vindo!