NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Embaixador de Portugal no encerramento da Marejada - maior festa portuguesa e do pescado do Brasil

Marejada - traços culturais portugueses

O Embaixador de Portugal no Brasil, João Salgueiro, participou dia 22 deste mês de Outubro,  em Itajaí, Estado de Santa Catarina, Brasil, nos eventos finais da Marejada, a maior festa portuguesa e do pescado do Brasil, que encerra domingo.

Trata-se de um dos principais eventos de Santa Catarina, primeiro Estado brasileiro de colonização açoriana.

De acordo com o estudo sobre a singularidade da colonização  no Brasil meridional, realizado pelo Doutor em Sociologia, ProfessorNereu do Vale Pereira, da Universidade Federal de Santa Catarina, a colonização açoriana, em Santa Catarina, teve o apoio da Coroa Portuguesa, através do custeio do transporte, alimentação ferramentas e entrega de terras.

Registos da época apontam as condições estabelecidas para estimular colonos interessados em desbravar e disseminar a cultura portuguesa nos novos territórios. O intuito era desenvolver a região pela criação de leis, organização, e investimento em infra-estrutura. Este é o diferencial do Estado Catarinense em relação às demais áreas de expansão e ocupação do território brasileiro pelos Portugueses.

Durante mais de três séculos de colonização, os portugueses deixaram profundas heranças para a cultura do Brasil e também para a etnicidade do povo brasileiro. Hoje, a maioria dos brasileiros tem alguma ancestralidade portuguesa ou conhecimento dos traços dessa cultura, afirma o Professor Nereu Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!