NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Riqueza Natural de Sagres em destaque nos dias 1, 2 e 3 de Outubro

Especialistas em ornitologia, botânica, geologia e biologia marinha revelam alguns dos segredos naturais de Sagres

cartaz_OB_AVES_sagres_2010
A Península de Sagres é um tesouro natural que reúne particularidades ao nível da fauna, flora e geologia. São esses elementos que sustentam os diversos estatutos de protecção, nacionais e internacionais, que classificam este território, nomeadamente como parte da Rede Natura 2000, Parque Natural ou até reserva Biogenética. Durante o Festival de Birdwatching de Sagres, a decorrer nos dias 1, 2 e 3 de Outubro, organizado pelo Município de Vila do Bispo em parceria com a SPEA, Almargem, Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade e o Turismo do Algarve, pretende-se dar a conhecer alguns desses valores, na tentativa de sensibilizar a população local e visitante para a importância dos mesmos e a necessidade de os preservar. Para tal, foram convidados especialistas para apresentarem palestras nas seguintes temáticas: Biologia Marinha, com especial enfoque nos cetáceos de Sagres (golfinhos e baleias), Sara Magalhães (Mar Ilimitado); Geologia, Paulo Fernandes (UAlg); e botânica, Manuel Rosa Pinto (Almargem). O evento, decorre no dia 2, pelas 14h30, é gratuito e aberto a todos os interessados. Para mais informações consultar o website www.birdwatchingsagres.com 


Milhares de aves passam anualmente por Sagres, na sua migração para sul. Aves de rapina, marinhas, aquáticas, passeriformes, entre muitas outras, dão vida às paisagens desta região, uma das mais importantes do país a nível ornitológico, e não só.

Entre Agosto e Novembro, é possível observar mais de 150 espécies, ocorrendo em Outubro um dos principais picos de abundância.

Por isso, junte-se a nós, participe no Festival de Birdwatching de Sagres e venha admirar a natureza alada desta região.

Portanto, a

 partir de hoje até domingo, se vir bandos de pessoas de binóculos na mão a perscrutar os céus de Sagres não se assuste porque se trata apenas da primeira edição do Festival de Observação de Aves.







O objetivo deste Festival de Observação de Aves é chamar a atenção para a imensa riqueza de Sagres, não só em termos naturais, mas também em termos de atração turística. Outubro já é época baixa, no Algarve, e este tipo de iniciativas prova que a Natureza tem um imenso potencial a explorar na região, mesmo no que diz respeito ao Turismo




Aviso: todos os participantes que queiram beneficiar dos descontos nos restaurantes, alojamentos e lojas de Sagres, indicados na secção "O Festival", deverão dirigir-se ao secretariado do evento, situado na antiga escola primária de Sagres, para aí receberem uma pulseira identificativa. A organização agradece.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!