NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

FOTÓGRAFO CANINDÉ SOARES RECEBE O TÍTULO DE CIDADÃO NATALENSE

VEREADOR NEY LOPES JÚNIOR
ENTREGA O TÍTULO
DE CIDADÃO NATALENSE
A CANINDÉ SOARES


Canindé Soares, recebeu o título de cidadão Natalense, quinta- feira passada (19/08). Um Título justíssimo para um homem que dedica sua vida a fazer o bem a nossa população e registrar com suas lentes os eventos que fazem Natal e o Rio Grande do Norte acontecer. CANINDÉ É GENTE QUE FAZ! Ele possui experiência de 30 anos com foto-jornalismo. O fotógrafo já trabalhou nos principais periódicos da cidade e como correspondente de revistas de publicação nacional, além de trabalhos publicados em mídia internacional de países como Inglaterra e Noruega. O profissional está ainda engajado em atividades de responsabilidade social e em defesa de sua classe profissional. Atualmente, o fotógrafo é free lancer, realizando trabalhos para assessorias de imprensa e publicações locais e nacionais. Através da sua agência, a ABF (Agência Brasileira de Fotojornalismo) Canindé Soares fornece registros fotográficos dos principais eventos que potiguares para toda imprensa.

Aqui transcrevo na íntegra 
o discurso que Canindé proferiu durante a solenidade 
na Câmara municipal de Natal. 

"Sou fotógrafo há 30 anos, tenho 50 de idade, mas minha disposição é de uma pessoa com 20 anos. Não sei dizer qual seria a idade certa para o tamanho do entusiasmo que tenho com o prazer de fotografar, tenham certeza que é dos maiores. Mas não poderia ser diferente. A paixão pela fotografia, o prazer de mostrar e compartilhar com as pessoas esse meu trabalho, tem gerado uma reação surpreendente e que jamais imaginei. É incrível e inacreditável como meu trabalho tem agradado de uma forma que é praticamente difícil ter um dia para que eu não receba elogios, seja, via e-mail, twitter, MSN, Orkut e pessoalmente. Esse agradar e o reconhecimento é com certeza é a realização para qualquer pessoa. É o combustível e entusiasmo para qualquer profissional que goste do que faz.
Sou extremamente feliz, pois não tenho a fotografia como um trabalho, ela é um divertimento diário e onde estou fotografando é por divertimento, independente de qualquer coisa. Com certeza esse prazer pela fotografia me deu o luxo de escolher o trabalho que melhor me identifico.
Tenho uma gratidão muito grande por meus amigos jornalistas, são eles o elo para o meu trabalho, são eles os responsáveis por grande parte das minhas conquistas, inclusive esta desse honrado título de Cidadão Natalense. Foi Flávio Rezende que no twitter sugeriu o título, por sua vez, Alexandre Mulatinho e Danny passaram a informação para o vereador Ney Lopes Júnior que também é jornalista e fez a proposição. Para minha surpresa, tive a votação de todos os 21 vereadores, um momento importante e histórico, pois nunca tinha acontecido na no RN, o que me deixou muito mais feliz.
Este título de Cidadão Natalense, a mim concedido é com certeza a maior e mais importante homenagem concedida a um fotógrafo no RN, é um marco importante para a fotografia Potiguar e para todos que com ela estão envolvidos. O vereador Ney Lopes Jr, talvez não tenha a idéia do quanto foi importante esse reconhecimento e as conseqüências positivas que virão para o seguimento fotográfico. Para mim foi extremamente importante, mas para fotografia potiguar, essa importância foi maior ainda, pois, não diferente de todo país a fotografia não é vista com o seu devido valor, talvez por causa da falta de formação acadêmica do profissional fotógrafo e da sua falta de atitude. No momento atual esse conceito com relação a fotografia começa mudar pelo fato do mercado exigir desse profissional uma melhor qualificação, e esse tipo de reconhecimento vem trazer a devida importância da fotografia.
Para terminar, quero agradecer o apoio de todos amigos, a presença sempre de minha família, meus filhos Renato e Thiago, minha esposa Deborah Kaline, minha irmãs Valéria e Marluce, meus pais Valdemar e Terezinha e a Deus que sem ele nada seria possível".

Parabéns para o vereador Ney Lopes Júnior!!!!

FONTE:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!