NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

sábado, 21 de agosto de 2010

Convite P'ra Tomar Chá.De: Silvino Potêncio (escritor e poeta poetuguês, radicado em Natal/RN-BRASIL.


De: Silvino Potêncio...
 
Ola Amiga Poetisa Cearamirinense 
Ceicinha Camara!
 
Como sempre, ao sábado, é dia de arrumar a casa e por vezes encontramos coisas das quais não nos lembramos mais.
Desfolheei o meu livro Electronico que "voismecê" já deve ter lido... e encontrei este texto para diverticulir...ou seja: a gente clica nas páginas e elas se movem pra lermos novos textos diverticulados, que é aquela escrita espalhada por nós nas pa´ginas destes tais E-Books, portuguêsmente falando... agora temos que publicar só "é buques" para divertir!!! 
Deixo-lhe aqui um trecho para os seus leitores do Algarve, do Al Meirim, do Al en Tejo, do Al Kubaça, e das Al Cagoitas... 
 
Al maminha tão senil porque partiste, 
Desta terra que a toda hora é tão caliente...
Se foste embora porque tanto me traíste, 
Volta agora, cá p'ro meio desta gente!   
 --------------
Ai minha Nossa Xeñora do Chá de Ti Lia ... abri o meu Livro "Um Convite P'ra Tomar Chá" e deixo-vos aqui um poema com uma receita de brinde:
 
 
Receita de Chá de Arruda
(Ruta graveolens LRuta montanaRuta sativaRuta hortensisRuta latifolia)
Embora não haja aqui qualquer intenção do autor, em adentrar a área da ciência herbalógica, muito menos aconselhar qualquer leitor a praticar o comércio de “erva”... ou de ervanários, nós pretendemos sim,  prestar toda a ajuda possível aos desvalidos deste tipo de situação, e assim;  achamos por bem, descrever uma receita do chá que funciona muito bem!,  e ...por certo, lhes trará resultados imediatos.
- Quanto mais não seja, para chamar a atenção de possíveis novos incautos que aceitam “convites” sem nem olhar aos olhos dos donos da festa.
   Na roda da  vida “xuxial”, por exemplo, a nossa máxima mais aconselhada aos transeuntes, é baseada nesta frase ideológica;
<<... Sê como o sol ao meio dia, dando luz ao mundo todo. (Sabedoria Oriental)..>>
 ...Como a maioria dos leitores já deve ter percebido, nós jamais repetimos ou sugerimos uma máxima nos nossos "escritos", desde os mais elaborados aos mais simples, conquanto ela se destina a manter como um único objectivo claro,...  bem definido, e propositalmente em busca da paz de espírito de tudo fazermos sem dor de barriga, para casos como o que acabamos de descrever!
E na nossa tentativa de solidariedade colectiva, ás vezes, chegamos ao ponto de pesquisar exaustivamente o que é absolutamente óbvio!,... e que está bem abaixo do nariz do orador-conquistador-de-poleiro à nossa frente!...
 - é só fazê-lo abrir a boca, levantar-lhe a língua e lá está tudo aquilo que a língua dele nos ensina.
--- Esperamos que, com esta pré-análise, e a aplicação de umas boas doses de Chá de Arruda Fedorenta, e com uma explicação cientifica,  que nós já buscávamos há algum tempo,  sem no entanto entender porquê certas situações, certos piropos e cantadas nas posturas corporais de muitos dos nossos conquistadores,  são tão enfadonhas,... são tão cheias de "arrudeios" e comumente enquadradas no jargão popular:  
<<...a conversa dele tem muita parra e pouca uva...>>

- Vai daí que;  pé ante pé,  adentrei no mundo enciclopédico para buscar um lenitivo para a minha curiosidade nesse aspecto social do sujeito orador  e... lá estava!!!!
- Motivo pelo qual o “home” conquistador do poleiro, ele fala, fala, fala!,... depois arrudeia, arrudeia e o “rodeio” que ele faz é tão grande que, quando ele cai do cavalo, ninguém percebe se o defeito foi dele ou da cavalga dura realidade montada na situação de deboche em cima do sexo-oposto ali conquistado!...
 Descobrimos também que a “arruda” é uma planta sui-géneris,... que é denominada como "arruda-fedorenta" e isto para justificar aquele sussurro dos transeuntes, que por ali passam ao “cu xixar”  uns para os outros!... isto até já cheira mal, carago!...é sempre a mesma cantada!
-  Em ambientes fechados, a situação é muito pior!... quem está na cadeira do lado, esteja em pé ou sentado ele... sente-se tocado!, e não replica nada porque; quem abre a boca nessas situações em público, é sempre o assassino!
 - Um autêntico contestatário do movimento do “grin pisse”...  
- Só os cães da grife "fox terry blemente embriagados"  com aguardente de medronhos algarvios, lá da região sul de Faro,   é que não detectaram isso porque, o Faro é nosso e o sol "algarvio" nunca foi do tal inglês  "Brown"!!!!
- Carago, aquilo lá na região é tão iluminado que tem até a freguesia da Luz, que não tem nada de “Brown”, lá é tudo luzes da ribalta!!!... mas voltemos ao nosso chá.      
- Depois da arruda fedorenta, nós temos também a "arruda-doméstica" que se confunde muito com a "arruda-dos-jardins" e a "arruda-de-cheiro-forte" ... que é atualmente muito procurada pelos políticos, de quase todos os paises emergentes,  devido à sua produção fácil em qualquer canto!...
E ...nesta espécie é mais fácil de produzir as aromáticas folhas de arruda para dispersar a multidão de ouvintes, espectadores “arrudeados” de seguranças à paisana,... expectorantes do gargarejo entalado no gógó do orador... temos até um outro slogan publicitário que diz o seguinte:
O galanteador pigarreou, arruda tomou... e o cheiro se soltou!... pum!
E assim!... acabou-se a ó posição dificil de explicar,  esta da receita de chá de arruda!!!...
- Aonde todos reclamam, e ninguém dá uma dieta alternativa para o nosso “Don Juan” sair-se de uma forma bem airada. 
É então ... quando ele volta ao tão querido e saudoso "jardim de arruda à beira-mar plantado"... para, ali, às escondidas dos jardineiros de plantão, ele apanhar flores nas madrugadas da prima vera e do primo verão, como ele aprendeu na sua ida à mais de “cantada” a linda  Riviera Francesa, para se entender, o porquê deste inflamado tomador de tão arrudas atitudes!
- Sem sombra de dúvida, o chá mais recomendado é este!, porque: 
      As flores de arruda são pequenas e amarelas, parece que estão sempre com ictericia,  e não se misturam com o vermelho sangue dos cravos de simbolismo violento de paixões dramatológicas... e elas, justamente por isso, elas não servem para perfumar o ambiente do discurso ambiental.
-  Deixemo-las de fora...
- Já em termos económicos, como diria o matemático herbanário lá da minha santa terrinha; os vapores de conquistas mal recebidas se concentram na dicotomia: << aqui pagas e aqui deves!...>>,  aatão para quê haveremos de economizar hoje, para gastar todo este paleio, logo amanhã!!???... gasta-se logo tudo duma vez hoje, e pronto!... a missão está comprida.
(ei,... psiu!... voismecê se enganou-se home... a sua missão não é comprida, é cumprida!... ora, ora... aatão voismecê num já “biu” que, no novo acordo ortográfico da língua luso-brasileira, os ditongos agora são escritos da mesma maneira que se falam!?... e se eu digo que a minha língua é mais comprida do que a sua, é porque a minha missão aqui no paleio desta guerra “séc-su-al” vai durar até ao final dos tempos, e prontos!... tenho dito) 
- Além do mais, eu... na minha condição de pastor do rebanho, aquele que conduz as “u velhas e novas”  que vivem dentro e fora do bardo, eu tenho a alta responsabilidade de tudo fazer para evitar a perda de sangue, seja de quem for e por isso, no meu discurso de m’acho!... eu m’acho melhor dizendo; somos todos dependentes do inimigo(a) e até já descobrimos  a melhor maneira de repor o sangue perdido, na batalha, pelas nossas cidadãs combatentes (este é um termo unisex que se aplica modernamente para chamar carinhosamente todos - homes, mulheres, e os intermediários!!!... – não importa qual seja a luta!
O melhor negócio antes de tomar chá, é partir as fuças ao primeiro que baixar o pau, e não importa qual seja, ... a bem ou a mal, o importante é gritar >>> s'imbora lá?... cê qui sabe!... aqui quem manda somos nós!,...
 --- Aos outros,... bem os outros que arrudeiam, eles que usem a arruda na forma de pó que serve para matar "piolhos, pulgas e lendeas"!... carago, isto é que é cultura...hein???
Ah... sim!, a receita...
- Basta botar a arruda para secar, no verão nem é preciso sol, basta deixar o fogo arder nas matas e nos pinheiros de ambos os lutadores!...depois faz-se um chá com pó da folha de arruda (20 gramas de pó dá um litro de chá...)
Resultado imediato! - não tem piolho, pulga, lendea que “auguente”, carago.
-  Isto para não falar na falta de menstruação!... basta tomar uma ou duas púcaras (1) de chá de arruda, e o efeito dela expulsa de imediato o efeito emenagogo que é um efeito da menopausa antes do tempo!...  para evitar isso a que se costuma convencionar de descuido de guerra!
(1)       púcara, no linguajar do nordeste transmontano, é o substitutivo de “chá vena”, que... por sua vez, se conhece no Brasil pelo nome de “ Xiiii cara”!... ú qué qué Ké púcaro d’alumino!!!!??????...
Notas do autor/editor:

1 -  as minhas peças de teatro em três actos sempre acabam no quarto... tomem um bom chá e tenham bons sonhos! 

E.T. para baixar o livro me visitem neste site:
 
Silvino Potêncio
DELEGADO CEN/Natal-Brasil – Setembro/2007
Autor de: "Catramonzeladas Literárias", " Os Nïzcaros" e "Os Gambuzinos"... Tal & Cual...
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!