NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

domingo, 22 de agosto de 2010

SERMÃO de DOMINGO (pelo português: José Verdasca - Mestre em Lusofonia).


je - Retrato de 
H. Mourato
 
Bem-vindo à  Varanda das Estrelícias
Uma Ponte sobre os Oceanos
SERMÃO de DOMINGO   
A  EDUCAÇÃO,  a  CULTURA  e  a  INSTRUÇÃO (I)
    ("Para ensinar, há uma formalidade a cumprir: SABER", Eça de Queiroz).  -  ("Instruir é construir",Pe. A. Vieira)
 
EDUCAR (da raiz latina dux, ducis=guia, chefe; deducere=conduzir, comandar; de educare=criar, formar, instruir) consiste - primordialmente - em criar, ou seja, a priori, CRIAR homens e ou animais, no sentido de lhes propiciar a possibilidade de crescimento, a continuidade da vida, abrindo-lhes o acesso a uma fase de independência e auto-sustentação. Etimologicamente -e no que à criança concerne - EDUCAR consistirá em fazer evoluir o SER da fase primitiva inicial e ou puramente animal (+ ou - 12 meses), para a fase já RACIONAL da infância-adolescência, o que a língua alemã expressa perfeitamente com erziehen (deziehen=puxar). E esta nobilíssima tarefa (autêntico sacerdócio), desde sempre coube à MÃE, coadjuvada pelo pai, avós, irmãos e até outros parentes, QUANDO A VERDADEIRA FAMÍLIA DESEMPENHA  -  NO LAR  -  A FUNÇÃO MAIOR DO SER HUMANO À FACE DA TERRA, QUE É A MANUTENÇÃO, APERFEIÇOAMENTO E PERPETUAÇÃO DA ESPÉCIE. Dito isto, poderíamos afirmar que a CRISE de VALORES hoje vivida e sentida pela espécie humana, se deve  -  essencialmente  -  à atual irresponsabilidade de muitas mães e pais, que abdicaram de seus DEVERES MAIORES, deixando suas filhas e seus filhos nas garras do DESTINO, o que nem os irracionais se permitem fazer. Quem duvidar, dê-se ao trabalho de assistir os muitos filmes que nos mostram as leõas   -  e outras MÃES que a selva habitam  -  cuidar das crias, guiá-las nos primeiros passos e acompanhá-las nasprimeiras aventuras (BALADAS), defendê-las dos perigos e até ensinando-as a caçar !!!!!
 
Se EDUCAR tem conotação mental, intelectual, espiritual, até mesmo social, CRIAR se reporta mais ao lado físico do ser, ao seu aspecto biológico. Segundo L.Lavelle (Cond. à L´ Égard  des Autres, 67, A.Michel, 1957): "Éducar uma criança é EDUCAR-SE A SI PRÓPRIO". Verdade universal e intemporal, esta afirmação insere-se no princípio geral de que ESTAMOS SEMPRE APRENDENDO, a corroborar o filósofo quando diz "saber que nada sabe",talvez concordando que sempre nos falta aprender muito mais do que aquilo que (julgamos) saber. Certo  -  mesmo  -  é que a EDUCAÇÃO tem que vir antes da INSTRUÇÃO, como o alicerce terá que preceder o baldrame e a estrutura a cobertura, sem o que a "construção" acabará RUINDO por falta de base, por não ter sustentação, por ausência de apoio. EXEMPLO MAIOR E ATUAL DE FALTA DE "CONSISTÊNCIA" É O QUASE SOÇOBRO DA UNIÃO EUROPEIA, "criada", implantada e dirigida por iniciados e iniciantes, na maior parte dos casos fracassados em seus próprios países, mais interessados em si próprios do que nas nações que se dizem representar e defender, ao contrário do IMPÉRIO ROMANO que lhe serviu de projeto, que levou instrução aos povos bárbaros, aos quais propiciou uma CULTURA SUPERIOR e uma técnica até então por eles ignorada, o que  -  após a vitória das armas  -  se impôs pela INSTRUÇÃO, pela CULTURA, pela CIVILIZAÇÃO. Afinal, EDUCAR não é apenas missão de PAI e MÃE, por competir ainda À SOCIEDADE, às NAÇÕES,  aos   G O V E R NH O S,  o que eles só poderão fazer no caso de  -  como dizia Eça de Queiroz  -  eles tiverem SABER, o que vale dizer MORAL (de mores=costumes), CULTURA, INSTRUÇÃO séria e honesta, com frequência de aulas e lições de MESTRES !!!.
 
CULTURA (do latim cultus, de colere=cultivar a terra), significou trabalhar a terra até que Cícero (De L`Orateur, II, XX,131) assim se pronunciou: "O que peço é um natural que a cultura tenha tornado flexível, como um campo sobre o qual a charrua tenha passado mais do que uma vez, que tenha volvido e revolvido, para o fazer uma colheita melhor e mais perfeita. ORA A CULTURA É DADA PELA PRÁTICA DO FÓRUM, PELO HÁBITO DE ESCUTAR, PELA LEITURA, PELA COMPOSIÇÃO ESCRITA".  Entretanto, o vocábulo só se generalizou no Ocidente, com o seu significado ou conceito que hoje tem(conhecimento, hábitos, costumes) a partir da palavraKULTUR  que do alemão recebemos. Em boa verdade, é próprio e característico do SER HUMANO, que o acesso completo, verdadeiro e pleno à HUMANIDADE se verifique através da  C U L T U R A, consistindo esta em cultivar os bens, os dons, os princípios e os VALORES da mãe  N A T U R E Z A.  Assim sendo, oconceito que nos é transmitido  pelo  vocábulo  C U L T U R A  será  -  ou deverá ser  -  muito abrangente,   ENGLOBANDO   TUDO  QUANTO   FACILITA   e  ou  PROPICIA   AO HOMEM APERFEIÇOAR ,  LAPIDAR   e  ou  DESENVOLVER  AS   SUAS   VARIADAS   E   MÚLTIPLAS   CAPACIDADES   E  OU  POTENCIALIDADES   -  FÍSICAS  E  OU  MENTAIS/ESPIRITUAIS  -  no sentido de promover o progresso INDIVIDUAL E COLETIVO,   DAS  COMUNIDADES  E  da humanidade, o bem estar  DE  TODOS, a  humanização  das  sociedades,  A   ELEVAÇÃO   E   APERFEIÇOAMENTO   DE   TODOS  OS   HOMENS.
 
INSTRUÇÃO (do latim in+struere, struere, in=sobre,acumular, empilhar, também construir, instruir, equipar), no fundo ensinar alguma coisa a alguém, no sentido de transmitir conhecimentos com o fim de FORMAR o ESPÍRITO.  Se entrar em pormenores e minudências pode parecer exagerado, não esqueçamos que, se há países onde os departamentos que dirigem o ENSINO se designam Ministérios da Instrução, outros chamam a estes Ministérios da Educação, a provar a CONFUSÃO que reina mesmo entre as(os) "responsáveis" pela (BOA) formação dos jovens cidadãos, dos quais mais tarde dependerá o progresso (por vezes o regresso ou regressão) de povos e nações da Terra, neste Mundo Global, onde cada vez mais SE CULTIVA a ignorância, a falácia, a licenciosidade,  enfim,   A  FALTA  de  E D U C A Ç Ã O,    a   A U S Ê N C I A   de    C U L T U R A     e  o   A B A N D O N O    DA   I N S T R U Ç Ã O!!!   Assim caminha a HUMANIDADE 
Cordialmente, JVerdasca 

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