O Brasil descobre Lisboa
No ano passado, 585 mil turistas brasileiros desembarcaram em Portugal, a maioria para conhecer Lisboa. O número deve aumentar em 2010.
A Associação dos Consumidores Europeus, entidade independente com sede em Bruxelas, na Bélgica, elegeu Lisboa, entre dez cidades da Europa indicadas como o melhor destino turístico do continente em 2010.
Os brasileiros parecem já ter descoberto isso. No ranking dos países que mais mandam turistas para Portugal, o Brasil está em segundo lugar, ficando atrás apenas da vizinha ibérica Espanha.
Para se ter uma ideia, em maio deste ano de 2010 os gastos de turistas brasileiros em território português aumentaram 83,6% em relação a maio de 2009. É o Brasil fazendo as malas para descobrir Portugal. Lisboa em particular, já que entre os brasileiros que atravessam o Atlântico para passear nesta pontinha da Europa – foram 585 mil em 2009 – 60% rumam para a capital portuguesa, que é também a capital do fado, dos doces e da história que temos em comum.
Para se ter uma ideia, em maio deste ano de 2010 os gastos de turistas brasileiros em território português aumentaram 83,6% em relação a maio de 2009. É o Brasil fazendo as malas para descobrir Portugal. Lisboa em particular, já que entre os brasileiros que atravessam o Atlântico para passear nesta pontinha da Europa – foram 585 mil em 2009 – 60% rumam para a capital portuguesa, que é também a capital do fado, dos doces e da história que temos em comum.
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Provas de vinhos portugueses no Brasil
Até dia 2 de Setembro, a ViniPortugal promove uma série de provas dos melhores vinhos portugueses nas cidades de Rio de Janeiro, Salvador, Curitiba, Florianópolis, Recife e Belo Horizonte.
O objectivo é mostrar no Brasil a diversidade e alta qualidade dos produtos vínicos portugueses, dando a conhecer as castas nacionais, as diferentes regiões vinícolas portuguesas e o investimento em tecnologia enológica feito nos últimos anos pelos produtores.
O objectivo é mostrar no Brasil a diversidade e alta qualidade dos produtos vínicos portugueses, dando a conhecer as castas nacionais, as diferentes regiões vinícolas portuguesas e o investimento em tecnologia enológica feito nos últimos anos pelos produtores.
As provas são compostas por jantares harmonizados, antecedidos por palestras dirigidas por especialistas em vinhos e destinam-se a sommeliers, líderes de opinião, donos de restaurantes e lojas especializadas.
“As exportações dos vinhos portugueses para o mercado Brasileiro cresceram no último ano 12%, acreditamos que com este tipo de acções conseguiremos ir mais longe. ” refereSónia Fernandes, manager da ViniPortugal para o mercado brasileiro.
As provas ou City Tastings vão reunir os melhores produtores lusos das regiões da Madeira, Vinhos Verdes, Douro, Dão, Beiras, Bairrada, Tejo, Lisboa, Península de Setúbal e Alentejo.
“As exportações dos vinhos portugueses para o mercado Brasileiro cresceram no último ano 12%, acreditamos que com este tipo de acções conseguiremos ir mais longe. ” refereSónia Fernandes, manager da ViniPortugal para o mercado brasileiro.
As provas ou City Tastings vão reunir os melhores produtores lusos das regiões da Madeira, Vinhos Verdes, Douro, Dão, Beiras, Bairrada, Tejo, Lisboa, Península de Setúbal e Alentejo.
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3ª Missão e Encontro de Negócios Brasil-Portugal
A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e o Centro Internacional de Negócios do Ceará (CIN-CE) levarão a Portugal, entre dias 11 e 17 de setembro, a 3a. Missão e Encontro de Negócios Brasil-Portugal. Os encontros terão lugar em Lisboa e Aveiro.
A iniciativa conta com a parceria do Conselho das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil (CCPCB), as Câmaras Brasil-Portugal no Ceará (SBP/CE) e Brasil-Angola no Ceará (ABA/CE).
As duas primeiras missões foram realizadas em 2004 e 2007.
As duas primeiras missões foram realizadas em 2004 e 2007.
O encontro pretende reunir empresários e instituições de fomento de ambos os países, tendo como prioritários os seguintes sectores: metalomecânico, químico, plásticos, mobiliário, cerâmica, madeira, alimentos e têxtil.
De acordo com o CIN/CE, o estreitamento das relações económicas do Ceará com Portugal já vem evoluindo há mais de dez anos com grande êxito, sendo hoje o Ceará o segundo alvo de investimentos portugueses no Brasil, atrás apenas do Estado de São Paulo.
Detalhe importante, estsa não é apenas mais uma missão cearense, mas uma missão brasileira, uma vez que engloba representantes de vários estados. Todas as 13 câmaras luso-brasileiras que integram a CCPCB já demonstraram interesse em aderir à iniciativa.
De acordo com o CIN/CE, o estreitamento das relações económicas do Ceará com Portugal já vem evoluindo há mais de dez anos com grande êxito, sendo hoje o Ceará o segundo alvo de investimentos portugueses no Brasil, atrás apenas do Estado de São Paulo.
Detalhe importante, estsa não é apenas mais uma missão cearense, mas uma missão brasileira, uma vez que engloba representantes de vários estados. Todas as 13 câmaras luso-brasileiras que integram a CCPCB já demonstraram interesse em aderir à iniciativa.
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Produtos e estilo brasileiros em Portugal
Os portugueses mantêm uma relação privilegiada com o Brasil. O país irmão é, há anos, um dos destinos favoritos dos turistas nacionais e alguns produtos e hábitos brasileiros começam também a criar raízes no gosto dos portugueses. A caipirinha é apenas um deles.
Nas praias é onde algumas dessas influências mais se notam: os biquínis, as sandálias, os chinelos de praia, são cada vez mais de marcas e ao estilo brasileiro. Os produtos de beleza atravessaram o Atlântico e enchem as prateleiras das lojas, dos vernizes aos cremes hidratantes e aos perfumes. Mas não é só. A música brasileira é cada vez mais ouvida por portugueses, em especial bossa nova, e os restaurantes brasileiros, onde se serve a famosa picanha, proliferam.
Nas saídas nocturnas, muitos trocam a habitual cerveja pela caipirinha, uma bebida que junta a cachaça brasileira à lima e ao açúcar amarelo, e que é servida com gelo picado. Com o passar do tempo, a caipirinha foi adaptada aos diferentes gostos e hoje é frequente encontrar bares e discotecas que servem caipirinhas de morango e outros frutos ou, para os que não apreciam o sabor da cachaça, bebidas que imitam o conceito mas que trocam a aguardente por outras bebidas, como a vodka ou o licor beirão (conhecidas como caipiroska e caipirão).
Mais de 4 milhões de caipirinhas vendidas este ano.
Um dado ilustrativo desta realidade é a venda de cachaça nos supermercados portugueses. A Cachaça 51, apenas um exemplo entre as marcas vendidas em Portugal, vendeu 4,06 milhões de caipirinhas nos primeiros sete meses deste ano. Entre 2005 e 2010, o crescimento da Cachaça 51 foi de cerca de 7%. O Algarve, no sul de Portugal, é o melhor cliente da marca.
Nas praias é onde algumas dessas influências mais se notam: os biquínis, as sandálias, os chinelos de praia, são cada vez mais de marcas e ao estilo brasileiro. Os produtos de beleza atravessaram o Atlântico e enchem as prateleiras das lojas, dos vernizes aos cremes hidratantes e aos perfumes. Mas não é só. A música brasileira é cada vez mais ouvida por portugueses, em especial bossa nova, e os restaurantes brasileiros, onde se serve a famosa picanha, proliferam.
Nas saídas nocturnas, muitos trocam a habitual cerveja pela caipirinha, uma bebida que junta a cachaça brasileira à lima e ao açúcar amarelo, e que é servida com gelo picado. Com o passar do tempo, a caipirinha foi adaptada aos diferentes gostos e hoje é frequente encontrar bares e discotecas que servem caipirinhas de morango e outros frutos ou, para os que não apreciam o sabor da cachaça, bebidas que imitam o conceito mas que trocam a aguardente por outras bebidas, como a vodka ou o licor beirão (conhecidas como caipiroska e caipirão).
Mais de 4 milhões de caipirinhas vendidas este ano.
Um dado ilustrativo desta realidade é a venda de cachaça nos supermercados portugueses. A Cachaça 51, apenas um exemplo entre as marcas vendidas em Portugal, vendeu 4,06 milhões de caipirinhas nos primeiros sete meses deste ano. Entre 2005 e 2010, o crescimento da Cachaça 51 foi de cerca de 7%. O Algarve, no sul de Portugal, é o melhor cliente da marca.
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