NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

JANSEN LEIROS EM PROL DA ACADEMIA MACAIBENSE DE LETRAS.

JANSEN LEIROS - ADVOGADO E ESCRITOR MACAIBENSE, TRABALHANDO EM PROL DA FUNDAÇÃO DA ACADEMIA MACAIBENSE DE LETRAS E ARTES.



JANSEN LEIROS
Jansen Leiros é macaibense. Nasceu a 15 de março e é apaixonado por sua terra. Seu pai é proveniente do Vale do Ceará-Mirim. Sua família materna tem raízes na província de Leirias, em Portugal. É musicista nato. Na juventude, estudou piano. Barítono, adora cantar. Fez teatro universitário e ingressou muito cedo na literatura. Iniciou escrevendo o resultado de pesquisas, envolvendo tipos populares de Macaíba,. Depois, escreveu contos e apólogos, ingressando no romance com “Itinerário de um Sertanejo”.
Até agora, editou treze livros. Tem no prelo, “Aquarela do Sol Nascente”, para o início de 2.011. Pensa na reedição de algumas de suas obras, em formato de “e-boock”. Militou na advocacia durante quarenta e cinco anos; exerceu a função de Juiz Eleitoral, no TRE do RN e Juiz de Ética e Disciplina da OAB-RN. Aposentado como Assessor Jurídico do Estado, hoje exerce consultoria e escreve sobre Gestão Empresarial, em alguns periódicos. Um de seus “hobes” é viajar. No momento, com alguns amigos, trabalha a instalação da Academia Macaibense de Letras e Artes – AMALA.



PAISAGENS DE UM SONHO
* Jansen (dos) Leiros

Certa vez, num mundo onírico, um tríplice sol pintava de dourado a paisagem irradiante de beleza cósmica. Uma relva, de matiz verde cintilante, atapetava o chão, coberto de orvalho prateado. Uma árvore de proporções gigantes, dava um ar de realeza ao ambiente e, de uma de suas ramificações, uma ave multicolorida, de calda longa que lembrava os pavões da terra, pousava majestosa no seu trono patriarcal. Era uma visão divinizante! Extasiante! Era um quadro que dispensava molduras, de tão majestoso seu contexto.
No horizonte das amplidões celestes, uma prateada e gigantesca nave espacial, de aparência vítrea, fizera um vôo estático e um objeto menor saíra de seu interior, na direção do sonho. Como uma DEUSA, de beleza infinita, surgiu a silhueta de uma mulher a exsudar perfume inebriante, inundando o ar um sorriso doce, sereno, envolvente, penetrante e mil outros gerúndios imagináveis. As nuvens, de um branco alvíssimo, pareciam emoldurar aquela imagem santa, Agigantando-se na visão do expectante, aquele ser divino abriu seus braços para o infinito e, de forma dulcíssima verbalizou, como se fora porções de néctar:

OH DEUS DA VIDA!

Este é meu preito de GRATIDÃO!
GRATIDÃO por existir, por viver em teu seio divino.
GRATIDÃO por fazer parte de TI!
GRATIÃO por enxergar, por poder sentir e me envolver na própria natureza. Mergulhar no mar de tua plenitude e estar aqui, no céu de tua intimidade.
GRATIDÃO por poder dormir na amplitude de teu seio e acordar sem quaisquer anseios, porque SOU em TI.
GRATIDÃO por poder servir, amparar, espalhar amor, aplacar a dor, onde quer que vá.
GRATIDÃO por ter nascido e me expandido em TUA própria essência, ser uníssono à TUA consciência, na universalidade holística do ETERNO.
GRATIDÃO pelas coisas mais simples do existir,
GRATIDÃO pela eternidade do porvir
GRATIDÃO pelo MICRO e pelo MACRO,
Pelo profano e pelo sacro
GRATIDÃO pelos espaços
GRATIÃO por teu abraço!
GRATIDÃO, pois sou em TI
O DEUS do infinito SOU

MATÉRIA TRANSCRITA DO BLOG 
DE LÚCIA HELENA PEREIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!