NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

domingo, 2 de maio de 2010

ESCRITORA ITALIANA: Sveva Casati Modignani, ESTÁ EM LISBOA.


A ESCRITORA ITALIANA"Sveva Casati Modignani"ESTEVE PRESENTE NA FEIRA DO LIVRO DE LISBOANESTA TARDE  Sveva Casati Modignani está na Feira do Livro de Lisboa esta tarde  Sveva Casati Modignani 
'Roberta’ é casada e com filhos e um dia parte em busca das suas raízes e da mãe, uma feminista activa no Maio de 68. ‘Giulia’ vive uma paixão não concretizada na juventude e vinte anos depois reencontra o homem que nunca esqueceu. Quando começa a escrever a sua história de amor, a vida prega-lhe uma partida.
'Roberta'  e ‘Giulia’ são duas das várias personagens intensas que desfilam nos mais de duas dezenas de romances da escritora italiana Sveva Casati Modignani, que só em Portugal ultrapassaram a barreira do meio milhão de vendas.
'As mulheres que recrio são baseadas em pessoas que conheci ao longo da vida', confessa ao CM a escritora. Nas suas histórias recua décadas e conduz as protagonistas ao passado. 'É uma forma de lembrar as estradas que as mulheres percorreram ', avança.
O próximo romance, ainda a ser cozinhado, centra-se, pela primeira vez, num homem: 'Conheci-o há 40 anos. Fiquei impressionada pela sua biografia.' Em 2000, e aos 85 anos, o homem suicidou-se. 'Vou narrar a sua história.'
Modignani começou a juntar palavras aos quatro anos: 'O meu pai ajudou-me a descobrir o prazer da escrita.' E brinca: 'Não gosto de trabalhar e nunca fiz mais nada na vida a não ser escrever.' O primeiro romance, ‘Anna Dagli Occhi Verdi’ (sem tradução portuguesa), data de 1981: 'Foi uma surpresa porque atingiu um sucesso inexplicável', recorda. Seguiram-se outros títulos, alguns dos quais adaptados à televisão e ao cinema.
A escritora – que acredita ter leitores entre os 12 e os 90 anos – ouve com atenção as críticas, em especial as do único filho: 'Ele compara aquilo que eu e outros escritores escrevemos', diz. Avó de duas crianças, sente que um dia os netos vão querer conhecer a sua obra.

AUTÓGRAFOS
A escritora italiana esteve nesta tarde, dando autógrafos no stand da Porto Editora na Feira do Livro de Lisboa, localizada no Parque Eduardo VII.
LIVROS TRADUZIDOS
Em Portugal existem 11 títulos de Sveva Casati Modignani. O último livro, publicado em Setembro de 2009, é ‘O Jogo da Verdade’.
VENDAS
Os romances da escritora venderam mais de 10 milhões de exemplares nos 17 países onde estão traduzidos.
DONA DE BEST-SELLER
Em Itália, Sveva Casati Modignani é conhecida como a ‘signora do best-seller’.


FONTE: Sofia Rato - Jornal Correio da Manhã

Um comentário:

  1. Querida poeta Ceicinha Câmara, para mim é um imenso prazer que copies qualquer matéria do blog www.janiasouzaspvarncultural.blogspot.com
    Essa é a nossa intenção, divulgar sempre e em todas as mídias. Só demorei a responder porque estava sem visualizar meu blog. Gosto imensamente do seu trabalho literário e o de caráter divulgativo. Parabéns! Sempre para ti, meu carinho e admiração.

    ResponderExcluir

Seu comentário será bem vindo!