NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

domingo, 30 de maio de 2010

I CONCURSO DE FOTOGRAFIA DR. JULIO SENNA, EM CEARÁ-MIRIM/RN



No Brasil estamos vivendo um período em que a supervalorização de culturas importadas pela globalização da informação, sobrepõe-se às nossas tradições, entrando em um processo gradativo de desvalorização da cultura genuinamente brasileira.
O patrimônio histórico e cultural de Ceará-Mirim tem sofrido intenso processo de deterioração, principalmente os patrimônios arquitetônicos, através de seus casarios e dos velhos engenhos construídos no período da aristocracia canavieira. Embora não podemos esquecer os patrimônios imateriais que já estão em avançado processo de extinção.
O Centro Esportivo e Cultural, juntamente com a família do cearamirinense Júlio Gomes de Senna, engenheiro agrônomo que tanto contribuiu para o registro da história do município, quando publicou os livros Ceará-Mirim Exemplo Nacional volumes I e II e, também, registrou através de fotografias o cotidiano da cidade nas décadas de 1930 a 1970, estão promovendo o “I Concurso de Fotografias Dr. Julio Gomes de Senna”, com o objetivo de divulgar e valorizar o patrimônio histórico, artístico e cultural de Ceará-Mirim, através das escolas publica e privada.
O concurso levará os alunos do município a pesquisar, conhecer e divulgar o patrimônio histórico e cultural do município através da “I Exposição Olhares sobre o patrimônio histórico e cultural de Ceará-Mirim” que será realizada pelo Centro Esportivo e Cultural nos dias 05 e 06 de Agosto de 2010.
As pesquisas realizadas pelos estudantes de Ceará-Mirim proporcionará o acesso ao conhecimento da história e da formação sócio-econômica e cultural de nosso povo. Dessa forma esperamos acender a chama do "patriotismo" local de modo que nossas tradições sejam revigoradas e valorizadas por esta geração "cibernética".
O olhar através da fotografia possibilitará o aluno a ver o patrimônio de Ceará-Mirim com mais sensibilidade o que tornará possível uma visão crítica sobre a importância da preservação e da manuntenção da memória baquipiana.
O Centro Esportivo e Cultural através da Diretoria de Cultura tem buscado contribuir para o desenvolvimento cultural de Ceará-Mirim, no entanto, a instituição não tem condições de manter projetos culturais permanente, por isso, espera o apoio cultural do comércio local, dos amigos do Centro e dos amantes de Ceará-Mirim.
Informações com Gibson Machado: 9104-9145



JULIO GOMES DE SENNA

Para homenagear Julio Senna o Centro Esportivo e Cultural, através da diretoria de cultura, realizará o I concurso fotográfico Dr. Julio Gomes de Senna com o tema: “Olhares sobre o patrimônio histórico e cultural de Ceará-Mirim”. O objetivo do concurso é proporcionar aos alunos das escolas publica e privada, a pesquisa e o conhecimento da história do município através de seu patrimônio histórico e cultural e, também, incentivar a fotografia como meio de contar história e fazer arte.
As inscrições serão feitas nas escolas parceiras e terá premiações para duas categorias: 6º ao 9º ano (1º lugar: 200,00, 2º lugar: 100,00 e 3º lugar: 50,00) e Ensino Médio (1º lugar: 300,00, 2º lugar: 200,00 e 3º lugar: 100,00).
A culminância do concurso será nos dias 5 e 6 de agosto de 2010 com a I exposição “Olhares sobre o patrimônio histórico e cultural de Ceará-Mirim”. A premiação será divulgada no dia 06/08 e terá uma premiação surpresa através de eleição feita pelo publico.

FONTE: Blog do Gibson


2 comentários:

  1. Querida Ceicinha
    obrigado por publicar nossos textos. Fico muito feliz em poder contar com sua atenção. Isso somente fortalece o time de bastiões da cultura de Ceará-Mirim. bjs.

    ResponderExcluir
  2. Ceicinha Julio Senna foi um dos mais inteligentes filhos de Ceará-Mirim. Seus estudos sobre o vale do Ceará-Mirim é de fundamental importância para todos que pretenderem fazer qualquer trabalho sobre Ceará-Mirim, Suas pesquisas e publicações são geografia, sociologia, antropologia, economia, é uma verdadeira fonte de pesquisa.

    ResponderExcluir

Seu comentário será bem vindo!