NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

domingo, 23 de maio de 2010

POEMA DE CLEVANE, POTIGUAR RADICADA EM MINAS GERAIS

Reflexão sobre uma foto de Lu Peçanha (*), que ilustra um dos poemas de Clevane Pessoa, potiguar radicada em Minas Gerais.


UM DOS POEMAS MAIS LINDOS QUE JÁ LI - DE CLEVANE PESSOA

Minha grande amiga CLEVANE PESSOA e também poeta, escritora, jornalista, psicóloga, artista, e mais umas coisas que sua alma nos presenteia sempre, escreveu este lindo poema. E como benção, recebi um e-mail hoje da minha amiga com este poema. Rapidamente surgiu em minha mente a idéia de ilustrar este poema. Entretanto, teria que ser uma fotografia que fizesse juz a este maravilhoso poema. Uma fotografia que tocasse, como me tocou este poema. Não sei se cheguei perto do poema de minha amiga, mas ofereço esta fotografia de minha autoria, para compartilhar com este lindo poema.
Esta menina é uma criança colombiana que em um momento do Encontro de Poetas Del Mundo acontecido em Medellin, onde visitamos uma escola, estávamos eu e a poeta Del Mundo Angela Penagos, fazendo uma mentalização pela Paz, pelo Amor. Não pude deixar de capturar este rostinho tão concentrado e doce.
A você minha grande amiga Clevane, uma fotografia que espero compartilhar um poco de seu maravilhoso poema.
(*)Lu Peçanha

Poeta del Mundo, 
Embaixadora Universal da Paz (CUAP), 
 Membro do Green Peace, 
Psicóloga, Poeta visual e fotógrafa.
Paraense radicada em Minas Gerais.
POEMA...
A menina que falou com Deus.

A mãe fechou os olhos para partir
e a menininha a soluçar
sem conseguir consertar o coraçãozinho partido,
pegou o celular e chamou:
Deus, por favor, acorda minha mãe antes que ela se vá para sempre.
Ouviu então, tatalarde asas,murmúrios de mar,
sininhos de vento a tintilar.
Rosas se abriram e ela captou seu harpejo.
Anjos passaram e a criança ouviuuma flauta a soluçar.
Um ovo se abriu
e um movimento breve sob a casca que se partia,
pôde apreender.
As lágrimas caíam.
Porque Deus não lhe respondia?
A mãe então , abriu os olhos e sorriu-lhe.
Mais tarde, um dia, com a filha ao colo, explicou -lhe
que Deus fala através de suas criaturas...
E que enquanto ela rogava, Ele agia.


Texto por: Lu Peçanha
Poema por: Clevane Pessoa
Fotografia por: Lu Peçanha




--
"Busco amigos verdadeiros , qual o mergulhador em águas profundas, busca a melhores ostras para achar a pérola.O que resta, pode ser lindo qual o abalon, o nácar,a madrepérola, mas jamais terá o mesmo valor..." Clevane Pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!