NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

segunda-feira, 3 de maio de 2010

NOTÍCIAS DE PORTUGAL


Cinemateca recebe espólio russo


Cinemateca recebe espólio russo

Cinemateca recebe 400 filmes russos

A embaixada da Rússia em Portugal doou à Cinemateca Portuguesa cerca de 400 filmes russos, que permitirão perceber o que foi a produção cinematográfica no fim da União Soviética, avançou a agência Lusa.

As películas remontam aos anos 70 e 80 do século XX e são obra de realizadores pouco conhecidos em Portugal.



----------------------




Portimão: Várias actividades 

a partir de hoje e até sábado

Mercado municipal 

dá destaque ao porco





Relembrar a tradição e os sabores saudáveis associados à carne de porco e aos costumes da cozinha algarvia é o objectivo da Festa do Porco, que hoje se inicia, prolongando-se até ao próximo sábado. Tal como as anteriores, esta 3ª edição terá como palco o Mercado Municipal de Portimão. 







Durante uma semana, a feira levará a cabo promoções diárias de carne de porco, demonstrações culinárias, degustações e ainda workshops de cozinha.
A confecção dos diversos pratos, que apresenta o porco como produto eleito, está a cargo dos alunos do curso de cozinha do pólo de Portimão da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, que voltam a colaborar com esta iniciativa.
Lombo de porco, entrecosto, pá de porco, entremeada, costeletas mistas, febras, entre outras iguarias, serão alguns dos produtos em destaque, diariamente, na feira, e que poderão ser apreciados pelos visitantes.
Uma megafeijoada de porco será confeccionada no próximo sábado, encerrando com chave de ouro este certame, dinamizado pela Comissão do Sector dos Talhos do Mercado Municipal, e que conta com o apoio do Sector das Padarias e Sector das Hortifrutícolas do Mercado Municipal de Portimão e ainda de várias empresas da região.












FONTE: Teixeira Marques (Correio da Manhã)

------------------------------------




Faro, Região Algarve: 

Especial incidência 

da programação na literatura

‘Retratos à la minuta’ 

e mais livros na biblioteca

A ESCRITORA ALGARVIA: LINA VEDES







A apresentação do segundo livro da autora Lina Vedes marca o ciclo de literatura da Biblioteca Municipal de Faro, previsto para o mês de Maio. Após o sucesso da primeira obra, a autora farense continua o seu legado de memórias com a apresentação de um novo livro.




‘Pedaços d’ ontem na cidade de Faro’ é a denominação do primeiro livro, que deixou a sua marca através de crónicas na primeira pessoa. As memórias e vivências da autora são o ponto fulcral, que Lina Vedes quis deixar por escrito para partilhar as suas experiências, assim como a realidade social das ‘gentes’ da época, "para que os farenses de hoje não julguem a cidade e o tempo anterior pela sua própria vivência", conforme revela Joaquim Romero Magalhães, na introdução do livro.
O segundo livro tem por título ‘Faro, Retratos à la minuta’, e é, segundo a própria autora, "uma continuação da partilha de memórias que aconteceu no primeiro livro". A apresentação acontece no dia 8 de Maio, pelas 16h00.
Também outros livros serão apresentados durante a programação da biblioteca de Faro. ‘Ventos do Sul’ é uma obra de Inocêncio da Costa, apresentada às 17h30 do dia 14 de Maio. Ofir Chagas, autor de ‘Algarve e Algarvios’, verá o lançamento do livro ser feito no dia 25 de Maio, às 17h30.









FONTE: João Marujo (Correio da Manhã)

----------------------

NO DIA 03 DE MAIO DE 2007
DESAPARECE DA PRAIA DA LUZ,
AQUI BEM PRÓXIMO DE ONDE MORO,
A MENINA INGLESA
"Madeleine McCann"

VEJAM IMAGENS INÉDITAS:



O objectivo da divulgação de novas imagens de Maddie, que hoje teria sete anos, é um sinal que a porta-voz da família McCann, Clarence Mitchell, definiu como uma lembrança de que “a investigação para encontrar Madeleine continua”.

ESTA FOTO FOI TIRADA NA PRAIA DA LUZ

Na Praia da Luz, onde vive uma grande comunidade de britânicos, apenas um cartaz visível no placard da igreja, recorda o desaparecimento, a 3 de Maio de 2007, da menina inglesa.

Madeleine McCann desapareceu a 3 de maio de 2007 do quarto onde dormia juntamente com os dois irmãos gémeos, mais novos, num apartamento de um  aldeamento turístico na Praia da Luz. Os pais jantavam nessa altura com um grupo de amigos ingleses num restaurante  a cerca de 50 metros do apartamento.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!