NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

segunda-feira, 10 de maio de 2010

NOTÍCIAS CULTURAS E AFETOS LUSÓFONOS


Festival de Poetas da Língua Portuguesa -Tordesilhas — terminou com êxito, dia 7 de Maio, na Casa Fernando Pessoa, em Lisboa

Terminou sexta-feira, dia 7 de Maio, na Casa Fernando Pessoa, em Lisboa, o Festival Tordesilhas - Encontro de poetas de Angola, Brasil, Moçambique e Portugal, encontro que teve o apoio da Embaixada do Brasil em Portugal e da Casa Fernando Pessoa, em Lisboa, com a Curadoria dos poetas brasileiros Virna Teixira e Cláudio Daniel. 

Este "Festival - Encontro de poetas lusófonos", que haviamos já aqui divulgado em postagem de 21 de Abril, encerrou com pleno êxito, ocupando durante os três dias bastantes participantes ligados à cultura em geral e à poesia dos vários países lusófonos presentes, obviamente com uma maior participação de portugueses. 

Foram muito animados os vários momentos da programação - palestras, debates, recitais, apresentações de livros. O encontro foi inaugurado pela escritora portuguesa Inês Pedrosa, em nome da Casa anfiriâ - Casa Fernando Pessoa - de que é presidente, explicando os objectivos do evento e saudando os participantes, os Curadores e o  apoio  da Embaixada do Brasil em Portugal.

O êxito alcançado por mais esta edição do "Tordesilhas", faz crer que a próxima realização já mostrará a consolidação deste projecto ao qual, em boa hora, os curadores se dedicaram. Não conhecemos qual o critério de seleção dos poetas convidados a apresentarem intervenções e recitais, mas gostariamos que, numa próxima realização, esses critérios fossem tornados públicos, para assim percebermos as  opções de representatividade dos poetas convidados dos vários países.

Foram os seguintes poetas os convidados para as principais apresentações de palestras e recitais:

Angola: Jorge Arrimar
Brail: Cláudio Daniel, Eduardo Jorge, Horácio Costa, Simone Homem de Melo, Virna Teixeira.
Moçambique: Delmar Maia Gonçalves, Jorge Viegas.
Portugal: Aurelino Costa, Casimiro de Brito, Catarina Nunes de Almeida, João Miguel Henriques, Jorge Melícias, Jorge Velhote, Nuno Júdice, Ruy Ventura.

Apresentamos a seguir algumas fotografias dos vários momentos deste encontro de poetas lusófonos -  Tordesilhas 2010":



































Professor Horácio Costa, da USP
- Universidade de S.Paulo-Brasil,
escritor, ensaísta, tradutor, poeta 
























Professora Doutora 
Maria Fernanda de Abreu
F.C.S-H/I.E.I.A - da U.N.L.  




O Professor de Literatura portuguesa e literaturas Hispano Americanas da USP - Universidade de São Paulo, o escritor, ensaísta, tradutor e poetaHorácio Costa, foi ainda convidado do Instituto de Estudos Ibéricos e Ibero-Americanos da UNL - Universidade Nova de Lisboa para apresentar um aula-palestra no curso de Mestrado em Literatura Hispano Americana, por intermédio da responsável  pelo curso, Professora Doutora Maria Fernanda de Abreu, tendo na ocasião apresentado e explicado o seu famoso poema longo "O Menino e o travesseiro  prefaciado pelo escritor portuês, José Saramago, prémio Nobel de Literatura. 

Tivemos ocasião de assistir a esta aula-palestra que constituiu um êxito com grande impacto nos muitos alunos mestrandos presententes, que aplaudiram entusiasticamente a intervenção do poeta.

.......................................

Países de língua portuguesa vão criar centro de investigação do clima

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) está a preparar a criação de um centro internacional de investigação climática com sede em Cabo Verde e aberto a todos os Estados africanos.
Vai chamar-se Centro Internacional de Investigação Climática e Aplicações para os Países de Língua Portuguesa e África (CIICLAA) "e poderá ter uma importância estratégica para o estudo do clima nas regiões dos oceanos Atlântico e Índico", explica Sérgio Ferreira, um dos dinamizadores do projecto.
O consultor e antigo director do Instituto Nacional de Meteorologia de Moçambique sublinha que "o CIICLAA vai lançar um desafio sério à actividade económica, porque quer que a investigação desenvolvida beneficie as empresas".

FONTE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!