NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

quarta-feira, 5 de maio de 2010

IMAGENS DA HOMENAGEM A CLEVANE PESSOA EM SÃO JOSÉ DO MIPIBÚ/RN.


CLEVANE PESSOA RECEBE HOMENAGEM NA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU


Transcorreu durante toda a terça-feira, 4 de maio, a recepção oferecida pela Câmara Municipal e Prefeitura de São José de Mipibu à escritora mipibuense Clevane Pessoa de Araújo Lopes.

A programação começou com uma sessão solene realizada na Câmara de Vereadores, dentro do projeto Câmara Cultural. Autoridades municipais, agentes culturais e demais convidados participaram da sessão.

Representando a prefeita Norma Ferreira, que estava numa reunião no Tribunal Regional do Trabalho em Natal, no mesmo horário, o vice-prefeito José Arizio Fernandes falou durante a sessão da alegria dos mipibuense em travarem contato com uma filha da terra tão ilustre. “Esta é uma feliz oportunidade de todos nós, mipibuenses, conhecermos o trabalho, a trajetória e o valor literário de uma filha da terra que muito nos enobrece”, disse Arízio.
Por sua vez, o presidente da Câmara, vereador Kéricles Alves Ribeiro-Kerinho, afirmou que a Câmara Cultural vem cumprindo com o papel de divulgar, incentivar e valorizar os agentes culturais do município. Ele pediu que Clevane, hoje residente em Minas Gerais, não deixe mais de manter contatos com sua terra. “Você é um exemplo para as atuais e novas gerações. Eu gosto muito de literatura, até vinha escrevendo alguns, mas a atividade política me desviou de foco”, disse Kerinho, revelando que pretende ainda escrever três livros, um deles sobre a trajetória do líder político Vivaldo Costa, outro sobre a sua infância em São José do Seridó e um outro sobre desenvolvimento municipal. “Estaremos ainda este ano promovendo mais eventos para incrementar a cultura de nossa cidade”, concluiu Kerinho, agradecendo o apoio e a parceria dos seus colegas vereadores e da população em geral.
Fazendo a saudação a Clevane, em nome dos vereadores, a vereadora Socorro Morais enalteceu o fato da escritora disponibilizar seus livros gratuitamente na internet. “Quem faz isso é porque se preocupa com as novas gerações. Seja uma embaixadora na defesa de sua terra, trabalhando junto conosco pelo desenvolvimento de nossa cidade”, conclamou Socorro Morais.
Clevane Pessoa se emocionou muito durante toda a sessão Solene. “Estou feliz por retornar à minha terra”, afirmou, traçando um pouco de sua trajetória, com passagens por diversos Estados do Brasil. Ela fez questão de doar vários livros de sua autoria para a Biblioteca Pública Câmara Cascudo.
Clevane trouxe uma comitiva em sua companhia. Entre os presentes estava a escritora presidente da Academia Feminina de Letras do Rio Grande do Norte, Zelma Furtado, a escritora de São Tomé e Príncipe, radicada em Portugual, Inocência Mata, a cônsul poeta Del mundo no RN, Deth Haak, a poeta del mundo Vivi Viana, os trovadores Pedro Grilo Neto e Ademar Macedo e o vereador natalense Aquino Neto. Familiares da escritora residentes em Natal, também estiveram presentes.
Poetas locais fizeram questão de recitar poesias em homenagem à Clevane. Maria Wedna de Carvalho, Neli Andrade e Arlindo Izaías de Macedo apresentaram composições poéticas de sua autoria.
A estudante Aldenora Silva, da Escola Municipal Júlio Ferreira da Silva, em Laranjeiras dos Cosmes emocionou a todos pela sua tenra idade, apresentando interpretações do hino de São José de Mipibu e uma canção em que invocou a paz no mundo.
VISITAS
Logo após a sessão solene foi oferecido um almoço pela pela Prefeita Norma Ferreira na fazenda Lagoa do Fumo de propriedade do casal Janilza e Manuel. Clevane e comitiva estiveram visitando a Igreja Matriz e as Escolas: Municipal Júlio Ferreira da Silva, em Laranjeiras dos Cosmes e Estadual Barão de Mipibu, onde recebeu presentes e alunos fizeram apresentações culturais em sua homenagem. Ela esteve ainda na Associação Cultural Cajupiranga, presidida por Amauri Freire e na Biblioteca Pública Câmara Cascudo.
A vereadora Socorro Morais, o chefe de gabinete da prefeitura, João Maria Freire (representando a prefeita Norma Ferreira) e a assessora de Comunicação da Câmara Francineide Dias, representando o presidente Kériclis Alves, acompanharam a escritora durante toda a sua estada em São José de Mipibu. (Reportagem: João Maria Freire)


AS EMOÇÕES DA ESCRITORA CLEVANE EM VISITA A SUA TERRA NATAL SÃO JOSÉ DE MIPIBU

O primeiro local que Clevane visitou foi a a Igreja Matriz,
onde sentou-se em frente ao altar e agradeceu a Deus pela
Vida. Aqui rezaram as amigas de sua mãe para que Clevane viesse ao mundo
já que o parto estava sendo demorado. Clevane nasceu em são José de Mipibu e daqui partiu
e foi brilhar no Mundo. Amém!
 

A Comitiva que acompanhou Clevane Pessoa
a São José de Mipibu

Clevane recebeu presentes das autoridades de São José de Mipibu


Clevane emocionada exibe a bandeira de sua terra amada
São José de Mipibu

FONTE: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!