NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

sábado, 29 de maio de 2010

POETA MINEIRO Jurandir Barbosa NO PAINEL JUCA SILVA NETO‏

A irreverência poética numa textura musical e romântica junto à ironia fina nada discreta do poeta Jurandir Barbosa, estará em exposição entre os dias 31 de Maio e 29 de Junho no Painel Juca Silva Neto.





Uma pequena prévia do próximo livro do poeta (Cores & Esquinas), a exposição trará todo o lado ácido e romântico de uma artista anárquico-romântico. A começar pelo título da exposição, “Gosto do Estranho”, a poesia de Jurandir Barbosa se perde pela linguagem conservadora e vai de encontro aos muros pixados, apontando dedos que vão diretos as feridas e incomodando quase sempre. Um passeio que nos lembra em muitos os momentos, o grito da poesia marginal.
A poesia nítida de Jurandir Barbosa totalmente avessa as ordens da escrita e acadêmica, busca deixar claro o seu descompromisso com grupos, interesses e, sem querer se fazer herói mas sem se distanciar da ternura e da sua veia romântica.
Num de seus poemas; “tem gente que trato como bixo. trato bixo como gente”, dedicado a Mirna Mendes, ele claramente solta sua insatisfação diante o seu olhar político, cultural, ecológico, social e humano.
Algo peculiar do poeta são as dedicatórias de seus poemas, todos sempre endereçados a algum amigo, a algum amor ou a algum de seus heróis. Assim como também os dedica a desafetos. Como costuma dizer o poeta, “a função menor da poesia é falar de amor. A poesia tem sim que cutucar. Tem que ter o impacto de um tapa na cara”.

Outras leituras do poeta podem ser encontradas no seu blog;





Exposição “Gosto do Estranho”
31/05 a 29/06 no Painel Juca Silva Neto
Biblioteca Marcolina Teixeira
Centro Cultural Hermes de Paula
08:00 as 22:00 hs

3 comentários:

  1. O que me deixou surpreso e expectativo ou curioso, foi o fato de você querer teu nome todo escritos em letras minusculas na capa de tua nova obra "Cores e Esquinas". Eu o parabenizo muito.

    Atensiosamente
    Allan Maykson

    ResponderExcluir
  2. allan, desde os meus 14 anos escrevo apenas em letras minúsculoas, exceto documentos.
    não encontro justificativas que me convença que é justo letras maiúsculas. grita esteticamente e não altera o valor da escrita ou seu conteúdo.

    abreijo

    ResponderExcluir
  3. Excelente a poesia de Jurandir barbosa, outro nome de poeta de Minas Geras que vale a pena comentar é o poeta de Capião Enéas Joel Almeida... gostei dos poemas em seu blog e acredito que vale a pena da uma olhada...

    http://www.psiupoetico.blogspot.com/

    abraço
    Anderson Paiva

    ResponderExcluir

Seu comentário será bem vindo!