NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

quarta-feira, 5 de maio de 2010

ANIVERSARIANTE DO DIA: Meu mano "MARCOS CÂMARA"

UMA BELA HOMENAGEM FAÇO, 
NESTE DIA DE ANIVERSÁRIO 
DO MÚSICO CEARAMIRINENSE


"MARCOS CÂMARA"

DECLARANDO O AMOR E ADMIRAÇÃO 
QUE TENHO POR ESTE 
TALENTOSO MANO
MARCOS CÂMARA
 músico, cantor e compositor

Nasceu em 05 de Maio de 1963, na cidade de Ceará-Mirim, Rio Grande do Norte/BRASIL. É o quinto filho - entre os nove - do casal Raimundo Rocha e Marli Câmara.

Marcos com os 5 irmãos

Tornou-se conhecido e admirado em sua cidade pelo talento hereditário e  precoce.


Marcos (do lado direito da foto)
 com seu Grupo de Samba a tocar violão
e minha mana Mocinha a cantar. 
Estavam participando de um show
no Ginásio de Esportes
Aderson Eloy em Ceará-Mirim.

Começou sua trajetória artística participando de shows nas escolas públicas e privadas de nossa cidade. Aos 10 anos de idade estudava o primário na Escola Estadual Barão de Ceará-Mirim, quando fundou seu 1º grupo de samba, com 9 membros, onde tocava violão. Ele tocava violão, nossa mana Mocinha cantava e os demais componentes tocavam instrumentos de percussão. 


Nossos pais também tocavam e cantavam divinamente bem, pois também eram filhos de músicos. O talento da família se estendeu, mas o que destacou-se mais foi o meu mano "Marcos Câmara", pois ele aprimorou sua herança musical e foi mais além.

 
Alexandre Lacerda e Marcos Câmara
na Igreja Matriz de Ceará-Mirim

Ao cursar o 1º Grau na Escola Estadual de Ceará-Mirim, com o apoio da diretora Iolete Lacerda, fundou o Grupo Musical Skylab, composto apenas com alunos da escola, que com o sucesso obteve destaque entre os demais grupos musicais da cidade naquela época.
Após várias experiências neste grupo musical, Marcos avança para uma outra participação mais ousada no grupo "Bicho de Sete Cabeças", no qual gravou um compacto duplo juntamente com outros compositores potiguares como: Alexandre Lacerda, Ivam Pinheiro, Edvaldo, Cabelo e os pernambucanos: Adeildo Neto e Maurício Aquino.
O sucesso maior de sua carreira artística em Ceará-Mirim, foi a partir da formação do grupo musical "Beija-Flor", composto por nossos irmãos: Magnus Câmara (bateria), Mocinha Câmara (vocal), pelos primos: Rause Câmara (contra-baixo) e Ivanaldo (percussão) e também o grande amigo: Cristovão Pinheiro - in memorian - (guitarra solo), além de tantos outros músicos que passaram, como por exemplo: Davi Faustino - in memorian - (esposo de Conceição Barros).

Os manos: Marcos, Ceicinha e Mocinha,
no Carnaval da Saudade/2007.
Centro Esportivo e Cultural de Ceará-Mirim.

Seguindo carreira solo, partiu rumo à Natal, capital do Rio Grande do Norte. Durante três anos, fez apresentações nos restaurantes: Carinhoso e Asfarn. Também fez diversas apresentações em bares e restaurantes da capital, como: Violão de Ouro; Executivo; Quintal 2; Chaplin; Aspetro; entre outros.

Com sua maravilhosa voz, em 1988, meu mano inicia sua temporada no Hotel Vila do Mar, permanecendo até os dias atuais, fazendo parte das programações culturais deste hotel. E umas das principais programações que ele participou foi: "O Feitiço do Vila" em conjunto com a cantora "Glorinha Oliveira" e o pianista "Nogueira", o qual foi transmitido ao vivo, pela Rádio Poti de Natal, durante três anos.

1992, Marcos viajou para o Rio de Janeiro e lá apresentou-se  em diversos lugares, como: AABB Rio; AABB de Itaguaí; Sheraton Hotel; Churrascaria Marius; Clube Campestre (Bairro Leblon); Charles Pub (Leblon); Cochicho (Itaguaí); em Volta Redonda num evento da CUT; na abertura do show de Zezé Mota, para um público de 5 mil pessoas.

No Nordeste, fez vários shows em Recife, Fortaleza e João Pessoa.

Este incansável mano, com muito esforço e com o apoio cultural do Hotel Vila do Mar, conseguiu produzir e lançar seu primeiro CD, com 12 músicas inéditas de sua autoria e em parceria com amigos. Nesta produção independente, a música principal deu o título do CD: "Tapete Mágico". Primeira gravação foram em cassetes e em disco vinil, com o processo de evolução industrial, vieram os CD's.


Está é a imagem da capa do CD. 
Meu mano sobrevoando à cima do Hotel Vila do Mar em um 
"TAPETE MÁGICO",
tendo ao fundo a vista da Praia de Ponta Negra, 
com o famoso "Morro do Careca.
   
Em 2001, Marcos viaja para a Europa, onde passa uma temporada de três meses apresentando-se pelas cidades italianas: Palermo, Messina, Catania, Taormina, ambas na Sicília, sul de Itália, onde apresentou-se no Congresso de Medicina e também foi entrevistado na Rádio Etna Expresso.

Atualmente continua fazendo shows no Hotel Vila do Mar e no Ocean Palace, na Via Costeira, Natal - Rio Grande do Norte.



AQUI TERMINO 
DEDICANDO ESTE PEQUENO POEMA
AO MEU MANO QUE TANTO AMO!


MARCOS CÂMARA

Nasceu no interior
Da cidade dos "Verdes Canaviais"
Onde tornou-se legitimador
Alegrando seus ancestrais.

Jovem esforçado
Criativo e admirável.
Conquistou a todos com cuidado
Por ser muito afável.

com sua inteligência multifocal
No violão aprendeu a dedilhar
Mesmo sem conhecer uma nota musical
Muito novo ao público, começou a apresentar.


Ceicinha Câmara(*)

    


PARABÉNS, MANO!


TU SABES QUE 


AMO-TE MUITO!

4 comentários:

  1. Amiga Ceiça, falar de Marcos é facíl. Não saimos da mesma placenta, mas saimos do mesmo berço. Berço que nos uniu na infância mágica da antiga rua são João, com o largo são Vicente de Paula na nossa querida e amada Ceará-Mirim. Ainda crianças, erámos membros da Jufra (Juventude Franciscana), corriamos atráz da mesma bola nas velhas "peladas" de fronte ao cemitério Santa Águeda, curtimos as mesmas festas, onde ele com sua irreverente banda "beija flôr" cantarolava para dançar-mos. Hoje, estamos crescidos, mas nem por isso nos separamos, continuamos unidos através da corrente fraterna que nos uniu e construiu no seio de nossos corações uma amizade que só Deus um dia poderá por fim. Amigo Marcos, feliz aniversário.

    ResponderExcluir
  2. Que linda homenagem! Parabéns Marcos, que você continue sendo esta pessoa maravilhosa. Abraços

    ResponderExcluir
  3. Parabens pelo seu talento musical. Te vimos e ouvimos no Hotel Vila do Mar - Natal -Rm, em 04-05/06/2010. Paz e bem. Ari e Rosi, Paulinia - SP.

    ResponderExcluir
  4. Um grande talento, meu amigos Marcos Camara.
    Meu abraço.
    Armando Peão.

    ResponderExcluir

Seu comentário será bem vindo!