NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

quarta-feira, 30 de março de 2011

UMA OBRA DE ARTE ABANDONADA... SUA HISTÓRIA NÃO IMPÔS! QUE TRISTEZA!

EM JANEIRO DE 2011, ESTIVE DE FÉRIAS EM MINHA CIDADE - CEARÁ-MIRIM/RN - E FIZ ESTÁ DESCOBERTA LASTIMÁVEL! NUM GALPÃO, AO LADO DA CASA QUE FOI DOS MEUS PAIS, NO LARGO SÃO VICENTE DE PAULA E ATUALMENTE PERTENCE AO MEU IRMÃO "MARIGILDO CÂMARA", ENCONTREI ABANDONADO ESTA GRANDE OBRA DE ARTE, QUE ESTEVE POR MUITOS ANOS EXPOSTA NO TETO DA IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO.  

Não tenho bem a certeza, mas penso que neste painel esta a figura de Santa Águeda. Se alguém puder tirar esta minha dúvida, agradeço!

Vista do galpão, onde o painel esta encostado na parede, abandonado...

Lixo acumulado ao lado do painel.

Este painel foi pintado pelos artistas plásticos cearamirinenses: Justo Gonçalves e José Lemos (Pai e filho). José Lemos vive atualmente em João Pessoa/Paraíba.

REALMENTE FICO TRISTE AO VER UMA OBRA COMO ESTA, DE TÃO GRANDE SENTIDO HISTÓRICO PARA CEARÁ-MIRIM, A DEGRADAR-SE DESTA FORMA, SEM QUE SEJA SOCORRIDA! PORQUE HÁ SOLUÇÃO! SERIA BOM SE TODAS AS PESSOAS SOUBESSEM O QUANTO É  IMPORTANTE PRESERVARMOS E VALORIZARMOS ESTAS OBRAS ÚNICAS, GARANTINDO ASSIM, QUE AS GERAÇÕES FUTURAS POSSAM CONTINUAR A FLUI-LOS.

APELO AOS ARTISTAS 

AQUI FAÇO UM APELO AOS ARTISTAS PLÁSTICOS DE CEARÁ-MIRIM, INCLUSIVE AO PRÓPRIO AUTOR DA OBRA "JOSÉ LEMOS". VAMOS FAZER UM MUTIRÃO! VAMOS UNIR NOSSAS FORÇAS! VAMOS NOS JUNTAR À BOA VONTADE DO GIBSON MACHADO, GRANDE INCENTIVADOR CULTURAL, QUE TEM SE ESFORÇADO EM MANTER VIVA A HISTÓRIA ANTIGA DE NOSSA CIDADE. PORQUE É POSSÍVEL TENTAR PROLONGAR A VIDA DESTA PINTURA, FAZENDO COM QUE ELA SOBREVIVA AO TEMPO. VAMOS ESQUECER O PROFISSIONALISMO E FAZER UM TRABALHO VOLUNTÁRIO. AVANTE!  

***********************
E PARA REFORÇAR ESTA MATÉRIA, TRANSCREVO ALGUMAS PALAVRAS DO AMIGO "GIBSON MACHADO", ONDE ELE MOSTRA MAIS IMAGENS DO DESCASO E ABANDONO DESTAS OBRAS HISTÓRICAS...

Gibson Machado, DIZ...

É difícil contar a história de nossa cidade se o que temos para mostrar como testemunhos, são ruínas, sujeira, abandono, descaso, falta de estruturas, em fim, nada agradável aos olhos de quem nos visita.
Há prova mais concreta do abandono de nossa memória é o painel pintado por José Lemos que se encontra encostado à parede da antiga estação há um ano, exposto a todas as intempéries do tempo e, também, ao vandalismo.
Sei que é muito difícil recursos para esse “fim”, mas, o mínimo que poderíamos fazer, era acondicioná-lo num lugar protegido, na esperança de restaurá-lo no futuro, senão, terminará como o primeiro painel pintado pelo espanhol em 1904, que está “dobrado” e “jogado” ao ar livre, no dique onde lava os carros da igreja. Esse painel tinha sido coberto de jornais e guardado dentro da matriz!!! Esse painel teria 106 anos se tivesse sido conservado.
Meu amigo Waldec, diretor da Fundação Nilo Pereira, é um “exímio” restaurador de importantes obras em igrejas de todo o Nordeste, principalmente, na cidade de Salvador. Sua experiência e profissionalismo nessa área, o autoriza a iniciar uma mobilização para buscarmos meios para as restaurações dos três painéis do teto da igreja.

Painel do Coração de Jesus, que se encontra da Estação.

Sei que a matriz passa por muitas dificuldades e o novo vigário não tem condições de manter todos os serviços de que o templo necessita (com muita urgência). Então, a sugestão é de que juntemos todos os artistas (que são muitos) e arregacemos as mangas para iniciarmos o processo de restauração daqueles painéis, inclusive, podemos contar, ainda, com o autor das obras, meu velho amigo, José Lemos.

Primeiro painel pintado pelo espanhol em 1904

Nosso grande problema é reclamar do que achamos que está errado, no entanto, ninguém se coloca à disposição para dar o primeiro passo em busca da salvação desses patrimônios culturais, ou sugerir soluções “viáveis” e “possíveis” para resolver a questão. Taí o mote: Quem dá o primeiro passo??? Eu dou: se cada um de nós levarmos o pincel e a tinta, acho que é possível fazer um grande “estrago”... Melhor que deixá-los abandonados no iminente estado de deterioração como estão atualmente.

O que sobrou do painel de Nossa Senhora da Conceição depois da queda...

Felizmente a tela de Nossa Senhora da Conceição não sofreu muitos danos.. Na foto o Mestre Camilo e o artista plástico Julio Siqueira (esse promete). Será que é possível restaurarmos a tela original??

É importante pensarmos em 2014, ano da Copa do Mundo. Ceará-Mirim é a cidade mais importante da Grande Natal. A única que tem todos os equipamentos turísticos para recepcionar aqueles que visitarão Natal: Litoral belíssimo e atraente pelos seus recursos naturais como olheiros, lagoas, praias, dunas, florestas. Turismo Cultural... somos a única cidade do Estado do RN que têm os quatro mais importantes autos populares: Boi de Reis, Pastoril, Cabocolinhos e Congada, todos fazendo referências à miscigenação pluriculturais de nossas raízes, ora fazendo louvações ao menino Deus (pastoril), ora fazendo bailados, danças e dramatizações referentes as tradições indígenas e encenações de lutas medievais entre mouros e cristãos através da congada do Congo de guerra, dança folclóricas de raízes europeias e africanas, principalmente, africana, quando fazem encenações de guerra entre a rainha jinga (soberana) africana contra seu irmão Henrique Cariongo e, finalmente o turismo histórico através dos casarios e engenhos.

Quando os paineis foram substituídos em 1956 Milton Varella - dono do engenho Igarapé - se ofereceu para trazer e patrocinar (como sempre fazia nas obras da matriz) um amigo do Rio de Janeiro para pintar os novos painéis. O vigário da época,Celso Cicco, valorizando o artista da terra, recusou a oferta e mandou Julio Lemos e seu filho Jose Lemos fazerem o serviço. O amigo de Milton Varella era artista Cândido Portinari!!! Eu pergunto: Se os painés fossem obra de Portinari será que estariam abandonados??? Bom pra refletir.


GIBSON MACHADO

Professor
Incentivador e Ativista Cultural
Mediador do Blogue:
CEARÁ-MIRIM CULTURA & ARTE

5 comentários:

  1. Ceicinha:excelente cobertura!Temos de lutar pela Memoriual Cultural...Se cada um fizer sua parte, haverá uma melhor preservação.
    Bj:
    Clevane Pessoa

    ResponderExcluir
  2. Oii, Ceicinha, Rodolfo e combativo povo de Ceará-Mirim: Solidarizo-me com vocês a respeito de mais esse descaso - aliás, pior do que isso, um crime - contra a cultura e a arte.
    É totalmente inaceitável, indesculpável, incoerente e tudo o mais que couber nesse descalabro perpetrado contra o povo local.
    Algo precisa ser feito, prevenindo outros crimes semelhantes.
    Fraternal e solidário abraço do Amigo de sempre!

    ResponderExcluir
  3. Ceicinha minha linda, é assim que tratam a nossa história? Se a minha sogra ainda fosse viva e chegasse a ver esta lamentável cena, te garanto que não sobrava padre sobre padre. Abraços de um católico não praticante, mas que respeita a cultura e os credos de um modo geral. Beijão.

    ResponderExcluir
  4. Ceiça, não é de hoje que a historia do nosso vale é maltratada, nasci em pé de engenho e sofri vendo o descaso daqueles que esperava-mos pela condição financeira que tem, cuidar da nossa historia, o exemplo maior foi o que fizeram com ILHA-BELA, passaram o trator em todas as casas e casarões o mesmo acontencendo com os povoados de Santa Tereza, Boa Esperança, Timbó, Guanabara, União, Guaramiranda, Santa Izabel,e outros, já pensou hoje a locomotiva que transportava cana de açucar para a usina percorrendo os antigos engenhos com turistas? agora eu pergunto, quem fez isso tem compromisso com a historia de C. Mirim?[FERNANDO]

    ResponderExcluir
  5. é uma pena essas coisas estarem acontecendo com patrimonios antigo que serve para provar nossas histórias,, alguem tem que tomar uma decisao seria com estes acontecimentos....

    ResponderExcluir

Seu comentário será bem vindo!