NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

sábado, 5 de março de 2011

UMA BELA CRÔNICA DE ELIANA PEREIRA, FILHA DO CEARAMIRINENSE "NILO PEREIRA". BOA LEITURA!

AS VEZES ME OCORRE MOMENTOS, EM QUE MINHA TIMIDEZ APARECE COMO SE OS MEUS DESACERTOS ESTIVESSEM SENDO VERIFICADOS EM PÚBLICO... A TIMIDEZ É UMA DAS VIRTUDES INIMIGAS DA MINHA PERSONALIDADE, POIS A FALTA DE CONFIANÇA NASCE EM MIM, TIRANDO AS MINHAS FORÇAS E IMPEDINDO-ME DE REALIZAR MEUS PENSAMENTOS. ENTRETANTO, QUALQUER ACONTECIMENTO, POR MAIS BANAL QUE SEJA, REPERCUTE DOLOROSAMENTE EM MEU SER! MAS, TAMBÉM TENHO A MINHA CORAGEM, QUE FAZ COM QUE EU TENHA AUTO-CONFIANÇA E O EMBARAÇO QUE ME AFLIGE VAI DESAPARECENDO AOS POUCOS E QUANDO DESAPARECE, MEU DEUS, NINGUÉM ME SEGURA! FALO PELOS COTOVELOS! ADQUIRO UMA NATURALIDADE TÃO INCRÍVEL, QUE AS VEZES SURPREENDO-ME, POIS TENHO UMA OUTRA GRANDE VIRTUDE, QUE É A AUDÁCIA! UFA! ACHO QUE JÁ FALEI DEMAIS! RISOS... LEIA ESTA LINDA CRÔNICA DA MINHA AMIGA "ELIANA PEREIRA", POIS PENSO QUE VAIS ME ENTENDER! E NÃO SE ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO, POR FAVOR!


DIFÍCIL CALAR!



Tento sempre entender o que dizem as pessoas em suas palavras. Nem sempre é possível. Existem aquelas manifestas e as que vêm nas entrelinhas. Existem as verdadeiras e as que são sobrecarregadas de enfeites, alguns falsos e outros extravagantes.
Quem me conhece, sabe muito bem o quanto gosto de falar. Difícil calar, mas há sempre um momento para tanto. Aí , não sei se o meu silêncio fala mais alto e se todos conseguem compreender o meu mutismo. Acredito que não é fácil, talvez conflituoso. E isso nem sempre faz bem.
Adepta de Clarice Lispector, concordo com os seus pensamentos e sou como ela: 
Ouve-me. Ouve o meu silêncio.
O que falo nunca é o que falo
e, sim, outra coisa.
Capta "outra coisa"
Porque eu mesma não posso.


Mas, os dias vêm passando numa velocidade galopante. Mil planos para me tranquilizar e a roda gigante da vida me levando para aqui e para acolá.
Por mais que tentemos não nos estressarmos, sempre aparecem os maquiavélicos e os pobres de espírito, que se imbuem de orgulho trazendo as mil e uma noites de insônia. Valha-me Deus! Ainda bem que existem os bons...
Vivo, por vezes, uma certa solidão. Não é fácil se livrar dela, mas posso dominá-la sem muita preocupação, aproveitando algum bem que ela traz. E por que não?

Vejam o que diz Clarice Lispector:

E ninguém é eu.
E ninguém é você.
Esta é a SOLIDÃO!


Acrescentando:
"Minha alma tem o imaterial peso da solidão no meio dos outros."

Que posso mais dizer, a não ser louvar essa grande escritora?

ELIANA PEREIRA
Psicóloga.
Filha do escritor cearamirinense:
Nilo Pereira.
Mora em Recife.

Um comentário:

  1. Ceicinha:

    A crônica que você postou de Eliana Pereira está nota dez.
    A abertura feita por você me tocou forte, também!!!!

    abços,

    Milton Cunha/PE

    ResponderExcluir

Seu comentário será bem vindo!