NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

quarta-feira, 16 de março de 2011

Fundação Luso-Brasileira promove primeira exposição individual de Paula Rego, na Pinacoteca do Estado de São Paulo, a 19 de Março.


A língua portuguesa é uma ponte que liga diversos países e territórios em todo o mundo. Várias culturas, diferentes povos, inúmeras experiências. A Fundação Luso-Brasileira, presidida por Miguel Horta e Costa, orgulha-se do importante papel de estimular o encontro destas realidades, afastadas geograficamente, mas aproximadas pela História e pela língua portuguesa.

Os pilares estratégicos da Fundação Luso-Brasileira são: promover as relações destes países, organizando e apoiando iniciativas de caráter cultural, educativo, científico, assistencial e empresarial. Criada há 19 anos e responsável pela parceira de grandes empresas portuguesas com o Brasil, a Fundação Luso-Brasileira tem um foco muito dirigido na cultura.

Fruto desse trabalho é a vinda da exposição individual de Paula Rego, pela primeira vez no Brasil. A artista, considerada entre as dez mais importantes artistas contemporâneas do mundo e uma das quatro melhores pintoras vivas, terá uma retrospectiva da sua obra na Pinacoteca do Estado de São Paulo a partir do dia 19 de março até o dia 5 de junho.

A mostra na Pinacoteca, apresentada em ordem cronológica, reúne cerca de 110 obras, entre pinturas, gravuras, desenhos e colagens, realizadas entre 1953 e 2009. Essa exposição já passou pelo Museo de Arte Contemporânea de Monterrey (México) e tem a curadoria de Marco Livingstone, historiador de arte e autor de monografia da artista. Esta exposição conta como patrocinadores o Espiríto Santo Investment Bank e a EDP.

Mais informações: Gabriela Galvêz
atendimento@temaassessoria.com.br
Tema Assessoria de Comunicação
Tel. 11 3079.1677 Cel.11 7207.2527
Nextel. 11 7735.2005 ID: 93*31669

FONTE DESTA NOTÍCIA:

*******************************

SAIBA MAIS SOBRE A

PAULA REGO

NESTA BREVE BIOGRAFIA:



Paula Rego nasceu a 26 de Janeiro de 1935, em Lisboa. Oriunda de uma família republicana e liberal, com ligações às culturas inglesa e francesa, entra na St. Julians School, em Carcavelos, residindo durante a infância e adolescência no Estoril. Incentivada pelo pai a prosseguir o seu desenvolvimento artístico fora do Portugal salazarista dos anos 50, Paula Rego ingressa na prestigiada Slade School of Fine Art, em Londres, com apenas 17 anos. Será aí que conhecerá vários artistas, entre os quais o seu futuro marido, Victor Willing, com quem vem a casar em 1959 e de quem vem a ter três filhos (Carolina, Victoria e Nicholas).
Pintor e crítico de arte, Victor Willing (1928, Alexandria-1988, Londres) tornou-se um dos mais essenciais críticos da obra de Paula Rego, produzindo várias vezes leituras fundamentais do seu trabalho. De facto, muitas das obras da artista contam com referências explícitas ou implícitas a "Vic", salientando-se os trabalhos de meados dos anos 80, durante a fase terminal da esclerose múltipla que acabou por vitimá-lo.
Dividindo o seu tempo entre Portugal e Londres ao longo dos anos 60, Paula Rego instala-se definitivamente nesta cidade a partir de 1976, não obstante visitas e regressos a Portugal e, sobretudo, à sua casa de família na Ericeira. Esta irá inclusivamente figurar em muita da sua produção artística, como diversas memórias e traços de um imaginário evocativo de uma certa "cultura portuguesa", associada à sua infância, e que encontra alguma correspondência em Lila Nunes, de origem portuguesa e antiga enfermeira de Vic, modelo privilegiado de Paula Rego desde 1988.
O reconhecimento de Paula Rego acontece desde bastante cedo, mas será sobretudo a partir dos anos 90, aos 50 anos de idade, que se tornará um nome incontornável, não só no panorama artístico português ou inglês, mas também no plano internacional. A artista foi inúmeras vezes convidada a produzir obras para galerias e exposições específicas, não raramente em diálogo com as suas colecções, tornando-se, em 1990, Primeira Artista Associada da National Gallery, em Londres. Com um imaginário prodigioso e num percurso que explora técnicas e linguagens diversas, apresentando, ainda assim, uma coerência surpreendente, Paula Rego conta com inúmeras exposições individuais e retrospectivas em museus e galerias de renome, e com inúmeros prémios e distinções. Actualmente, trabalha e reside em Londres, sendo representada pela Marlborough Fine Arts.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!