NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

sexta-feira, 25 de março de 2011

SARAU LÍTERO-MUSICAL NO COLÉGIO DE SANTA ÁGUEDA, EM CEARÁ-MIRIM/RN.

OCORRERÁ HOJE (25-03) NO COLÉGIO DE SANTA ÁGUEDA, EM CEARÁ-MIRIM/RN, A 11ª VIAJEM LITERÁRIA FEMININA ATRAVÉS DA POESIA, UM "SARAU LÍTERO MUSICAL", ONDE SERÃO HOMENAGEADAS ALGUMAS MULHERES QUE PRESTARAM SERVIÇOS NAS MAIS DIFERENTES ÁREAS DO MUNICÍPIO. NO MOMENTO, SERÃO RECITADOS POEMAS DE: FLOR BELA ESPANCA, AUTA DE SOUZA, MARIA EUGÊNIA MACEIRA MONTENEGRO, LOURIVAL AÇUCENA, HENRIQUE CASTRICIANO, DENTRE OUTROS.
ESTE EVENTO JÁ OCORRE A 11 ANOS E FOI IDEALIZADO PELO HISTORIADOR CEARAMIRINENSE "GERINALDO MOURA", JUNTAMENTE COM A DIREÇÃO DO COLÉGIO DE SANTA ÁGUEDA, QUE FOI A 1ª ESCOLA EM TODO O RIO GRANDE DO NORTE A IMPLANTAR A DISCIPLINA DE CULTURA NORTE-RIOGRANDENSE, NA PRESENÇA DO PROFESSOR E FOLCLORISTA DÉIFILO GURGEL, QUE FEZ A AULA INAUGURAL.   

Professor e Historiador Gerinaldo Moura.

Professora Francisca Vilma, Irmã Fátima (ex-diretora do Colégio de Santa Águeda) e a Poetisa das Flores Lúcia Helena Pereira (nega da baronesa de Ceará-Mirim, Madalena Antunes Pereira), foram as homenageadas do ano de 2010.


CONHEÇA ESTE COLÉGIO

Pioneiro no ensino religioso na cidade de Ceará-Mirim, o Colégio de Santa Águeda continua buscando a tradição e um novo conceito de ensino.
Com a fundação deste colégio, foi concretizado uma velha aspiração do povo da cidade, em 1937, graças aos esforços do prefeito municipal, Mirabeau da Cunha Melo e do vigário Cônego Celso Cicco. O Convite para a vinda das Irmãs foi do Bispo de Natal, Dom Marcolino Esmeralda de Souza Dantas.
Imagem do antigo Colégio

Foi um acontecimento de tanto fulgor nos fatos da história de Ceará-Mirim que atraiu o mundo oficial religioso. Um dia festivo e de profundo entusiasmo porque a população via realizar-se uma aspiração de longos anos.
A pequena semente lançada na terra fecunda estava para crescer. É tanto que 16(dezesseis) anos depois, o Ginásio Santa Águeda teve a alegria de preparar para o Rio Grande do Norte e outros Estados, esperançosas turmas de inteligentes alunos que concluíam o curso normal, doméstico ginasial. Logo, o prédio ficou pequeno para atender os diversos cursos em funcionamento e foi construído outro maior, o atual.
Vista da entrada do Colégio de Santa Águeda

Anos mais tarde o Colégio entrou em decadência, chegando mesmo a fechar um dos cursos em funcionamento até que voltasse a uma situação melhor. Pertencente e Dirigido pelas Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Bom Conselho, o Colégio vem sucessivamente com Diretorias renovadas de 3(três) em 3(três) anos, criando assim, rotativamente das irmãs, que com esmero realizam os Trabalhos administrativos, Pedagógicos e de pastoral educacional.
TAMBÉM FAÇO A MINHA VIAJEM LITERÁRIA ATRAVÉS DESTA HOMENAGEM EM ACRÓSTICO AO MEU INESQUECÍVEL COLÉGIO, ONDE ESTUDEI O 5º, 6º E 7º ANO.
Nesta imagem, estou com a atual Diretora do CSA, 
Irmã Gilda, que recebeu-me com simpatia e serenidade, quando estivemos a tratar de assuntos com relação ao meu filho que também já estudou neste renomado estabelecimento. Janeiro de 2011.


FONTE DE CULTURA

Congregação de Irmãs Franciscanas
Orgulho do nosso Vale Verde
Legado da sua própria história
Épico nas suas evangelizações
Ganhando credibilidade
Idealizando o sonho de Frei Caetano
Oferecendo serviços às crianças e jovens.

Semente que lançou em todo o Estado
Alunos inteligentes e intelectuais
Na prática dos desportos também
Tentando reforçar com tino
Atraindo vivências religiosas.

Ávido e ágil nos seus objetivos
Glorificando ao Senhor Deus
Ultrapassando obstáculos
Em espírito de união
Dando também, carinho e atenção
Assim, tornando-se numa fonte de cultura.

Ceicinha Câmara
-De Ceará-Mirim/Rio Grande do Norte/Nordeste Brasileiro.
-Radicada atualmente em Vila do Bispo/Algarve/Portugal.
-Membro da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do Rio Grande do Norte-Brasil.
-Membro da Associação Internacional Poetas del Mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!