NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

quarta-feira, 9 de março de 2011

UMA BELA CRÔNICA DE ELIANA PEREIRA, FILHA DO CEARAMIRINENSE "NILO PEREIRA". BOA LEITURA!

[eliana1.jpg]

ELIANA DIZ...

"A quarta feira chegou muito cedo aqui em casa. Fiz uma crônica que escrevi em dez minutos. Acho que já estava  mentalizada. Leiam, se puderem. Comentem, se acharem oportuno..."
 

 www.blogdepereira.blogspot.com 
 
Bom Dia, Eliana.


**************************************


NEM SEI POR ONDE COMEÇAR...


Nem sei por onde começar. A quarta feira "ingrata" ou, até, grata traz um sentimento de nostalgia, tenhamos nós brincado ou não o carnaval.
O tempo amanhece parado e embota o nosso pensamento num conflito e numa dificuldade para caminhar nos outros dias que por aí estão por vir.
Acho, particularmente, um tempo prolongado para o carnaval. Outros fatos sociais estão aí esperando a sua vez, sem tantas oportunidades.
Não brinco o período momesco. Mas, até finjo que brinco. Hilário não é?
Um adereço aqui, outro ali, a blusa da Beija Flor e eu curtindo, apenas, o carnaval que, para mim, é constituído de Restaurantes e , principalmente, de maravilhosos banhos de mar.
Para muitos jovens há uma exacerbação nas suas participações. Por vezes e muitas vezes, bebem em demasia, namoram sem controle, se drogam sem freios, sobem e descem as ladeiras de Olinda e lá se vão , vivendo um tempo onde liberam emoções de consequencias inimagináveis.
Nem sei por onde começar....imagino , apenas ou não só apenas, como estarão tantos ao acordarem nessa quarta feira"ingrata" ou grata, pois se mais fosse esse tempo, o que seriam desses foliões?
Acho que se, para mim , que não brinco, sinto uma nostalgia no ar, imagine para aqueles. Deve ser uma ressaca danada, um arrependimento, uma glória iludida ou uma alegria que chega para poucos. Difícil continuar na emoção que durou tres a quatro dias. Vejo mais perdas do que lucros...
Para que então esse exagero de folias? penso que sofreram muitos. Os solitários mais solitários ficaram. Ocorreram os acidentes. As drogas deram vez aos multiplicadores de drogados. O sexo desenfreado fez crescer as doenças sexualmente transmissíveis! coitados de muitos coitados.
Não sou contra o carnaval, deixo bem claro. Tenho receio das violências que ainda não foram combatidas. Não seria este combate severo o ponto de partida?
E aí viriam os tempos de palhaços e de colombinas, dos confetes e das serpentinas, o carnaval do povo já civilizado. E aí viria um tempo de emoções necessárias ao bem de todos nós. Afinal, é bom fugir da rotina que , também, estressa o indivíduo,quando só rotina. Avante! que a paz e o bom senso sejam norteadores das folias!
Aí o carnaval só nos traria uma quarta feira saudosa, muito saudosa!

ELIANA PEREIRA
Recife - Pernambuco.
Psicóloga.
Filha do escritor cearamirinense:
Nilo Pereira.

*****************************

DEIXE SEU COMENTÁRIO, POR FAVOR!
ELIANA E EU AGRADECEMOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!