NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

quinta-feira, 28 de abril de 2011

UMA BELA CRÔNICA DE ELIANA PEREIRA, FILHA DO CEARAMIRINENSE "NILO PEREIRA". BOA LEITURA!

Esta foto ao lado, tirei debaixo de um pé de jaca que há no sítio (granja) do meu pai, no Distrito de Matas, município de Ceará-Mirim/RN. Coincidentemente, a minha amiga ELIANA PEREIRA faz esta bela crônica que fez-me ir à procura desta imagem nos meus arquivos. Eu e a Eliana, não somo gurus. Nem ao menos nos conhecemos pessoalmente, mas esta nossa amizade cresce a cada dia, numa empatia tão forte... É como se já nos conhecêssemos a muito tempo! Incrível como os nossos pensamentos são tão parecidos! E olhe que ela é psicóloga e eu...? Sou apenas, uma autodidata da vida! A nossa solidão nos faz pensar. Vamos vivendo as nossas horas, os nossos dias... e vamos construindo nossas vidas. Diferentes! Mas, é o que representamos! Leia esta crônica da Eliana, por favor! (Ceicinha Câmara)   



"É BAGO DE JACA...."


Perdi o sono em alta madrugada. Roguei por todos os Santos, mas não teve jeito que desse jeito. Instalou-se um estado de pré angústia e a ansiedade, como tal, me fez morada.
Como aprendi com uma tia, bem mais velha, contei carneirinhos, fiz as minhas orações e o meu estado, quase , melancólico permaneceu ativo.
Havia algo em mim que não me deixava entregar a um bom sono, o sono, quase, dos justos.
Penso que a Semana, como se denomina ainda, Santa não me foi de toda satisfatória. Acostumada ao bem querer, me senti só. Aquela solidão que dói na alma e no corpo. Estava incorporada a mim esse estado e , em alta madrugada, resolveu eclodir trazendo-me todos os problemas , que eu julgava esquecidos.
Lembrei de muitos, dos que dormiam e dos que permaneciam acordados. Dos afastados da realidade, dos que esqueceram da vitória e dos ingratos e que ingratos!!!!
Foram quatro dias de espera daquele amor que já não existe. Da solidariedade e das filigranas que recebi, regadas a muito carinho e trazidas por mensagens telefônicas. Tudo muito pouco, desculpem meus leitores, para quem se doa incondicionalmente.Para quem precisa de ouvir uma voz ou de um contato pele a pele...
Amei e agradeço a todos que de mim se lembraram. Mas, meus leitores, a solidão doeu e doeu muito. É quando a gente vê que a vida superou a morte, mas os amigos do momento foram tão enigmáticos, que hoje soltam farvas e desprezam sem sentirem. Refiro-me a poucos, talvez aos mais e mais desejados, excetuando-se quem me quer.
Protegida pelo pensamento de que tudo passa, a madrugada também passou e passou mesmo, deixando que a roda da vida girasse e trouxesse outros sentimentos e outras madrugadas, dessa feita, com muito sono.
Mas, não há como parar o que está determinado.
Minha grande amiga Ceicinha Câmara, lá de Portugal: como disse Fernando Pessoa: "A Realidade não precisa de mim." Você que bem o diga no se blogue, hoje: NOTÍCIAS DA LUSOFONIA.
E o resto,como dizia papai(Nilo Pereira): "É bago de jaca." 
Um dia , entendo melhor essa frase dita por papai. E, então , explico com certeza....

ELIANA PEREIRA
Psicóloga
De Recife/Pernambuco
Filha do escritor cearamirinense:
Nilo Pereira
VISITE O BLOGUE DA ELIANA AQUI!

Um comentário:

  1. Grande Ceicinha,

    A crônica e a sua introdução estão maravilhosas.

    Essa escritora é nota dez.

    Jairo Matos/RGN

    ResponderExcluir

Seu comentário será bem vindo!