NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

terça-feira, 19 de abril de 2011

Partir do Folar no Pinhal da Samouqueira – Vila do Bispo.

Vila do Bispo cumpre tradição do “Partir do Folar” na segunda-feira a seguir à Páscoa, dia 25 de Abril. Para o efeito convida a população a participar nesta festa de convívio, no Pinhal da Samouqueira, onde serão degustados os tradicionais Folares da Páscoa oferecidos pela Câmara Municipal.


Neste convívio, com o início marcado para as 14 horas irão realizar-se vários jogos tradicionais que prometem muita diversão a todos os participantes, onde a animação musical está a cargo do grupo Ana & Edgar.
Refira-se que esta iniciativa é uma tradição popular, que se prende com o costume de depois da Quaresma, na segunda-feira de Páscoa, e para acabar com o período da austeridade imposto pela tradição cristã, as famílias deslocarem-se logo pela manhã ao Pinhal da Samouqueira, para a Festa dos Folares. Consigo levavam uma merenda composta entre outras iguarias, por mexilhões que eram assados na chapa e, como não podia deixar de ser, o tradicional Folar da Páscoa para comer e trocar com outras famílias. Este piquenique, fortemente relacionado com os valores da partilha e da confraternização, que tem várias décadas de existência era animado pelo acordeão, cantigas e jogos tradicionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!