NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Jornalista Português cria a Bíblia do Flamengo.



Autor de mais de quinze livros sobre futebol, entre eles as Bíblias do Real Madrid, Benfica, FC Porto e Seleção Brasileira, Luís Miguel Pereira é um premiado jornalista desportivo em Portugal. Actualmente, chefe de reportagem da SportTV e diretor da SportTV3, o autor conta que sempre acompanhou com fascínio a seleção brasileira e o Flamengo.

“Eu tenho uma paixão pelo Flamengo desde os tempos do Zico.Portugal não estava presente com grande frequência em copas do mundo, por isso a seleção dos portugueses era o Brasil. Tratava-se de um tempo em que não havia internet nem a velocidade vertiginosa que corre hoje a informação. O máximo que tínhamos era alguns jornais e revistas internacionais que nos chegavam com algumas semanas de atraso. Recordo-me de uma revista francesa – ‘Onze’ - que tinha ótimas fotografias de todas as seleções e clube do mundo. Eu recortava as fotos e forrava os meus cadernos e livros escolares com esse material. Assim fui descobrindo o Flamengo... quase sempre ‘pela mão’ do Zico.

A “Bíblia do Flamengo” conta a história do clube de uma forma diferente e estimulante como nunca feito antes. O livro surpreende a cada texto, a cada página e proporciona ao leitor uma descoberta constante de fatos novos.

Zico e Luis Miguel no lançamento da Bíblia do Flamengo

No prefácio,  Zico frisa que o livro o ajudou a entender a própria carreira e que inúmeros trechos aguçaram sua memória – “Na leitura fácil das fichas e curiosidades sobre ex-companheiros, notei o quanto será saboroso compartilhar as histórias vividas com meus netos. E, ao folhear passando mais velozmente as páginas, meu dedo parou por acidente no texto que lembrava a artilharia da Libertadores de 1981. Curioso porque aquela competição foi especial. Marquei 11 golos, dois deles no jogo contra Cobreloa, na final. Golos comemorados como se eu vingasse nosso time, que jogava bola diante de uma equipa que baseava sua estratégia na violência” - diz o craque.

Zico também conta que ao receber o convite do jornalista português para prefaciar a obra, ficou receoso com o facto dela trazer como referência o livro sagrado dos cristãos, mas que após folhear atentamente a obra percebeu que o autor, em nenhum momento, tentou se valer de algum aspecto desrespeitoso – “A citação ao livro sagrado proposta por Luís Miguel Pereira – já usada para o Sporting, Benfica e Seleção Brasileira – é adequada exatamente pela variedade de informações que ele conseguiu reunir num só almanaque.”

Sobre o autor

Luis Miguel Pereira tem 42 anos e vive em Lisboa, em Portugal. É jornalista desportivo há 20 anos, chefe de reportagem da SportTv e diretor da SporTV3.
Leia no 45graus

MATÉRIA TRANSCRITA DO BLOGUE DA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!