NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Lançamentos, Palestras, Poesia, Música e Literatura na Casa do FAUNO - Ed. Zéfiro. 16 Abr e 17 Abr - 17:00 e 15:00 - Sintra.



ESTE FIM-DE-SEMANA NA CASA DO FAUNO, EM SINTRA:
Lançamento: AS MÁSCARAS DA GRANDE DEUSA

Palestra: INTRODUÇÃO À MITOLOGIA E VISÃO COSMOGÓNICA DA TRADIÇÃO NÓRDICA

por Cristina Aguiar

UM ESTUDO ESOTÉRICO SOBRE
AS DEUSAS NÓRDICAS E GERMÂNICAS
O Princípio Feminino contém o mistério de todas as forças criadoras da Terra.

As Divindades femininas estão presentes em todos os fenómenos naturais que embelezam as paisagens, gerando intuições poéticas no imaginário do povo primitivo acerca do seu aspecto e atributos físicos.

Neste livro, pioneiro e iniciador, a autora propõe uma viagem metafísica pela essência sobrenatural das Deusas do panteão da Tradição Nórdica e o desvendar da força magnética da Mulher Pagã da Escandinávia e da Germânia.

Os segredos da feminilidade desdobram-se em sucessivos capítulos e em novos rostos, que convergem num ponto único: o despertar da Essência Mágica, outrora apanágio das mulheres nas funções de feiticeiras, mães, amantes e guardiãs.

Aqui reencontra-se o Paraíso Perdido, no qual as mulheres não tinham por que digladiar pela identidade num espaço mágico-religioso, social e económico.


Cristina Aguiar é um nome comum e recorrente no âmbito jornalístico. Neste universo, a autora percorreu 24 anos de experiências, algumas revigorantes, sobretudo no contexto de oportunidades para as mulheres. Não se trata de uma feminista, tal como é caracterizado pela sociedade moderna, mas de uma feminista qual Lillith, que afrontou Adão no direito de evocar o nome impronunciável de Yová. A Tradição Nórdica veio ao seu encontro num ilusório acaso pelo contacto com as Runas – Sistema Divinatório dos antigos povos germânicos, popularizado nas expedições Vikings. Aos 35 anos, encetou a grande viagem de retorno às linhagens arcaicas do sentimento religioso e mágico de um dos mais antigos alfabetos hieráticos da Europa (reconhecido pela UNESCO). Sob o pseudónimo Valquíria Valhalladur publicou As Moradas Secretas de Odin, nome com o qual se deu a conhecer nas três edições do Mandrágora – O Almanaque Pagão e em pequenos ensaios no Projecto Karnayna. Natural do Porto – cidade do dragão, a mesma força telúrica inspiradora dos guerreiros Vikings –, experimentou mergulhar no submundo do Xamanismo nos workshops ministrados por Paul Uccusic, director da Shamanic Studies Foundation. Em 2010, cedeu os seus conhecimentos em posturas rúnicas (Runen Yoga) ao trabalho de coreografia de Joana von Mayer no solo de dança Maria Veleda, integrado nas comemorações do centenário da República.
16 Abril, 17h (Sábado)
- Entrada Livre -

***************

TARDE CULTURAL MIRANDESA



Música, Palestras, Poesia e Literatura em Mirandês


17 Abril, 15h-18h (Domingo) - Entrada Livre


Música tradicional mirandesa com gaita-de-foles (José Galvão), caixa (Armando Cangueiro) e bombo (Amadeu Ferreira).


Apresentação pública da colecção An Mirandés, com a presença de vários autores já publicados - como Alcina Pires, Bina Cangueiro, Conceição Gonçalves, Faustino Antão e Fonso Roixo - e anúncio de perspectivas futuras da colecção.
Poesia e literatura mirandesas, lidas pelos seus autores.

Palestra: "LITERATURA MIRANDESA: PASSADO, PRESENTE E FUTURO" por Amadeu Ferreira


Palestra: "O ENSINO DA LÍNGUA MIRANDESA" por Francisco Domingues

PRÓXIMAS ACTIVIDADES NA CASA DO FAUNO, EM SINTRA:


30 Abril, 14h30-19h (Sáb) – Inscrições Limitadas


Curso: GEOMÂNCIA OCIDENTAL


Manuel J. Gandra

30 Abril, 21h30 (Sáb) – Lotação Limitada


Concerto: TERESA GABRIEL

Localização: Casa do Fauno, Quinta dos Lobos, Caminho dos Frades, Sintra (a 500 m da Quinta da Regaleira)


Como chegar à Casa do Fauno? www.casadofauno.wordpress.com/localizacao

Para mais informações: www.zefiro.pt
FONTE:








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!